Currículo

Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente L5199

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, o estudante deve ser capaz de: OA1. Caracterizar a especificidade da psicologia do desenvolvimento, no âmbito da psicologia, em termos de objetivos e métodos de investigação. OA2. Descrever e explicar questões e conceitos centrais do desenvolvimento, e as grandes teorias do desenvolvimento da criança/adolescente. OA3. Identificar e explicar tarefas e marcos importantes do desenvolvimento socio-emocional ao cognitivo, da infância à adolescência, compreendendo as suas interligações. OA4. Aplicar o conhecimento construído à análise e discussão de temas e problemáticas atuais da vida de crianças e adolescentes.

Programa

CP 1. Fundamentos da psicologia do desenvolvimento. Origens da psicologia do desenvolvimento. Introdução aos principais conceitos e grandes teorias do desenvolvimento. Métodos de investigação no desenvolvimento, especificidades e desafios. Contextos de desenvolvimento, a sua diversidade. CP 2. Desenvolvimento socio-emocional Capacidades precoces do bebé. Repertórios do bebé e da mãe. Relações de vinculação. Self Regulação emocional. Estilos e práticas parentais. CP 3. Desenvolvimento Cognitivo Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Perspetivas socioculturais do desenvolvimento cognitivo. CP 4. Desenvolvimento socio-emocional no contexto de pares Relações de pares e amizades. Competência social. Comportamentos agressivos e retraimento social. Aspetos da moralidade.

Método de Avaliação

Os estudantes podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre é composta por um teste individual escrito (70%) e um trabalho de grupo (30%). Existe nota mínima de 8.5 em cada componente de avaliação. Os estudantes ficam aprovados se obtiverem uma classificação final igual ou superior a 9.5 valores (nota mínima em cada componente de avaliação de 8.5). O estudante que inicie o processo de avaliação ao longo do semestre (entrega do trabalho de grupo, com classificação igual ou superior a 8.5) terá de se manter no mesmo até ao final. A avaliação por exame é constituída por um exame individual escrito (100%), sendo a nota mínima de aprovação de 9.5 valores. Não existem presenças obrigatórias mínimas para a realização desta UC, contudo a presença nas aulas é recomendada.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 110.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bukowski, W., Laursen, B., & Rubin, K. H. (2018). Handbook of peer interactions, relationships, and groups (2nd ed.). Guilford Press. Dehart, G B., Sroufe, A., & Cooper, R.G. (2004). Child Development: Its Nature and Course (5th ed.). McGraw-Hill. Lightfoot, C., Cole, M., & Cole, S. (2018). The Development of Children (8th ed.). Worth Publishers. Lourenço, O. (2005). Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo. Teorias, dados e Implicações (2nd ed.). Almedina. Soares, I. (2007). Relações de vinculação ao longo do desenvolvimento (2nd ed.). Psiquilíbrios.:

Secundária

  • Brofenbrenner, U., & Morris, P. (2006). The bioecological model of human development. In W. Damon & R. M. Lerner (Eds.), Handbook of child psychology. Vol. 1: Theoretical models of human development (6th ed., pp. 793-828). New York: John Wiley. Chen, X. & Rubin, K.H. (Eds.). (2011). Socioemotional Development in Cultural Context. Guilford. Erickson, E. H. (1976). Identidade, juventude e crise. Zahar. Klien, M. & Coplan, R. (Eds.) (2011). Social Development in Childhood and Adolescence: A Contemporary Reader. Lourenço, O. (2002). Psicologia do Desenvolvimento Moral: Teoria, dados e implicações. Almedina. Malti, T. & Rubin, K.H. (Eds.). (2018). Handbook of Child and Adolescent Aggression. Guilford. Piaget, J., & Inhelder, B. (1993). A Psicologia da Criança. ASA. Rubin, K.H. & Coplan, R.J. (Eds.). (2010). The Development of Shyness and Social Withdrawal. Guilford. Sroufe, L. A., Egeland, B., Carlson, E. A., & Collins, W. A. (2005). The development of the person: The Minnesota Study of Risk and Adaptation from birth to adulthood. Guilford Press.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre