Currículo
Percepção, Atenção e Memória L5209
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A psicologia cognitiva diz respeito ao estudo do modo pelo qual conhecemos o mundo à nossa volta. Esta UC pretende introduzir os pressupostos e conceitos centrais da psicologia cognitiva e a metodologia de investigação adoptada no estudo da cognição humana. Pretende-se ainda fornecer um quadro teórico e empírico que permitam compreender e discutir as estruturas e os processos que têm lugar na mente humana, em particular, estruturas e processos da atenção, percepção e memória. Um terceiro objectivo é o de reflectir sobre como questões do mundo real podem ser compreendidas com base nas teorias e modelos da psicologia cognitiva e experimentalmente investigadas em condições laboratoriais controladas.
Programa
CP1. Pressupostos e Métodos da Psicologia Cognitiva - Fundamentos da Psicologia Cognitiva - A perspectiva do processamento de informação e a noção de representação - Metodologia de investigação dos processos cognitivos CP2. Atenção - As diferentes formas de atenção - Limitações de processamento e selecção de informação - Teorias e modelos da atenção - Automaticidade PC3. Percepção - Registos sensoriais e percepção - Teorias gerais da percepção - Percepção visual: Reconhecimento de padrões e de objectos - Enviesamentos perceptivos - Integração multisensorial CP4. Memória - Etapas fundamentais do armazenamento de informação - Os diferentes sistemas de memória - Codificação, armazenamento e recuperação da informação - Esquecimento e enviesamentos de memória
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de aplicação prática, em grupo (50%): Preparação em aula PL (25%); apresentação e discussão em aula PL (25%). Resposta a pergunta aberta (25%): Resposta individual, em casa, a uma pergunta aberta, uma semana antes da data do teste. Teste (25%): resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla. Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final por Exame, nas condições vigentes no RGAC. Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos, e sobre componente prática (aulas TP e PL). A nota pondera a 100%: resposta em casa a duas perguntas abertas (50%) e resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (50%). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020). Cognitive psychology: A student's handbook. Psychology press. Whitman,D. (2011). Cognition. West Sussex: John Wiley & Sons. Durso,F.T. (Ed., 2007). Handbook of applied cognition. West Sussex: Wiley. Styles,E.A. (2006). The psychology of attention. Hove: Psychology Press Roth,I. & Bruce,V. (1995). Perception and representation: Current issues. Buckingham: Open University Press. Baddeley,A. (1998). Human memory: Theory and practice. Howe: Psychology Press. Balota,D.A. & March,E.J. (Eds., 2004), Cognitive psychology: Key readings. New York: Psychology Press Yantis,S. (Ed., 2001), Visual perception: Essential readings. Philadelphia: Psychology Press Morris,P.E. & Conway,M.A. (Eds., 1993). The psychology of memory. New York: University Press Reference.:
Secundária
- Barsalou, L.W. (1992). Cognitive psychology: An overview for cognitive scientists. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates Posner, M. I. (Ed., 1991). Foundations of cognitive science. Cambridge: MIT Press. Pashler, H. (Ed., 1998). Attention. Hove: Psychology Press. Bruce, V. & Green, P. R. (1992). Visual perception: Physiology, psychology and ecology. Hove: Lawrence Erlbaum Baddeley, A. D., Kopelman, M. D. & Wilson, B. A. (Eds, 2002). The handbook of memory disorders. West Sussex: John Wiley & Sons Schacter, D. L. (2006). The seven sins of memory: How the mind forgets and remember. New York: Houghton Mifflin. Styles, E. A. (2005). Attention, perception, and memory: An integration introduction. New York: Psychology Press.: