Currículo
Percepção, Atenção e Memória L5209
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A psicologia cognitiva diz respeito ao estudo do modo pelo qual conhecemos o mundo à nossa volta. Esta UC pretende introduzir os pressupostos e conceitos centrais da psicologia cognitiva e a metodologia de investigação adoptada no estudo da cognição humana. Pretende-se ainda fornecer um quadro teórico e empírico que permitam compreender e discutir as estruturas e os processos que têm lugar na mente humana, em particular, estruturas e processos da atenção, percepção e memória. Um terceiro objectivo é o de reflectir sobre como questões do mundo real podem ser compreendidas com base nas teorias e modelos da psicologia cognitiva e experimentalmente investigadas em condições laboratoriais controladas.
Programa
CP1. Pressupostos e Métodos da Psicologia Cognitiva - Marcos históricos - Processamento e representação de informação - Metodologia de investigação CP2. Atenção - Diferentes formas de atenção - Capacidade e recursos atencionais - Atenção selectiva e dividida: Modelos teóricos, paradigmas de investigação e evidências empíricas - Automaticidade: processos automáticos e controlados, aprendizagem e interferência - Falhas atencionais PC3. Percepção - Fundamentos: Percepção verídica ou representação, processos ascendentes e descendentes - Teorias clássicas: percepção directa e teorias construtivistas - Influências descentes - Processamento preditivo - Organização perceptiva, integração multissensorial e ilusões perceptivas CP4. Memória - Etapas fundamentais do armazenamento de informação - Os diferentes sistemas de memória - Codificação, armazenamento e recuperação da informação - Esquecimento e interferência na memória - Erros e enviesamentos de memória
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de aplicação prática, em grupo (50%): Preparação em aula PL (25%); apresentação e discussão em aula PL (25%); a presença em ambas as aulas é obrigatória e a não comparência implica avaliação por exame. Realização individual de duas tarefas de aprendizagem activa, em aula T e/ou TP (20%): Será proposto um conjunto de tarefas de aprendizagem activa, de entre as quais a/o/es estudantes seleccionam uma em que querem participar (10%) e a segunda é atribuída pela docente (10%). Teste (30%): resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla. Aprovação requer nota mínima de 9.5 valores em cada elemento. Avaliação final por Exame, nas condições vigentes no RGACC. Incidirá sobre todos os conteúdos programáticos, e sobre componente prática (aulas TP e PL). A nota pondera a 100%: resposta presencial a perguntas de escolha múltipla (50%) e a duas perguntas abertas de desenvolvimento (25% cada pergunta). Aprovação requer nota igual ou superior a 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020, Cap. 1-8). Cognitive psychology: A student's handbook. Psychology press. Balota,D.A. & March,E.J. (Eds., 2004, Part 1-8), Cognitive psychology: Key readings. New York: Psychology Press Herrmann, D. J., Yoder, C. Y., Gruneberg, M., & Payne, D. G. (2023, Part 1-2). Applied cognitive psychology: A textbook. Psychology Press:
Secundária
- Durso,F.T. (Ed., 2007). Handbook of applied cognition. West Sussex: Wiley. Dawson, M. R. (2013, cap. 1-4). Mind, body, world: foundations of cognitive science. Athabasca University Press. Harnish, R. M. (2002). Minds, brains, computers: An historical introduction to the foundations of cognitive science. Blackwell Publishing. Posner, M. I. (Ed., 1993). Foundations of cognitive science. Cambridge: MIT Press. Styles,E.A. (2006). The psychology of attention. Hove: Psychology Press Wickens, C. D., McCarley, J. S., & Gutzwiller, R. S. (2022). Applied attention theory. CRC press. Goldstein, E. B. (Ed.). (2008, Cap. 6, 9, 23). Blackwell handbook of sensation and perception. John Wiley & Sons. Yantis,S. (Ed., 2001), Visual perception: Essential readings. Philadelphia: Psychology Press Kahana, M. J., Edmund, J., & Wagner, A. D. (Eds.). (2024). The Oxford Handbook of Human Memory, Two Volume Pack: Foundations and Applications. Oxford University Press. Schacter, D. L. (2006). The seven sins of memory: How the mind forgets and remember. New York: Houghton Mifflin. Tulving, E., & Craik, F. I. (Eds.). (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford University Press.: