Currículo

Competências Académicas II L5245

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do semestre, os/as alunos/as deverão ter adquirido e desenvolvido conhecimentos, aptidões e competências de natureza conceptual, técnica, metodológica e deontológica relativa à concepção, realização e divulgação de investigação em Psicologia. O/a aluno/a que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Conceptualizar e enquadrar teoricamente um problema de investigação. OA2. Desenvolver planos de pesquisa adequados ao problema em estudo. OA3. Seleccionar ou adaptar instrumentos e paradigmas de investigação adequados à pesquisa. OA4. Seleccionar e gerir correctamente os participantes da pesquisa. OA5. Analisar e interpretar dados empíricos face ao problema em estudo. OA6. Conhecer e utilizar adequadamente os principais formatos de divulgação da pesquisa. OA7. Conhecer os principais princípios éticos e deontológicos aplicáveis à investigação em psicologia.

Programa

CP1. Definição e conceptualização de um problema de investigação: CP1.1. Identificação e definição de problema de pesquisa. CP1.2. Pesquisa teórica sobre principais constructos. CP1.3. Identificação e definição de hipóteses de trabalho. CP2. Ética na investigação: tratamentos adequados em sujeitos humanos. CP3. Definição de plano de estudo e operacionalização de variáveis: CP3.1. Seleção de planos de estudo e avaliação da qualidade da investigação. CP3.2. Questões de tradução, adaptação de instrumentos e concepção de novos materiais CP4. Preparação logística da pesquisa: CP4.1. Gestão de participantes. CP4.2. Organização logística. CP4.3. Acompanhamento e realização de recolha de dados. CP5. Análise de dados quantitativos e/ou qualitativos. CP6. Divulgação dos resultados da pesquisa: CP6.1. Apresentação de resultados. CP6.2. Escrita de artigo científico.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre ou exame final. I. A avaliação ao longo do semestre consiste na realização de um estudo de investigação. Há dois regimes de avaliação ao longo do semestre Opção A): Trabalho de grupo 1. Elaboração dum artigo escrito, em grupo, sobre a investigação desenvolvida e apresentação nas PLs (50%) 2. Frequência: dois minitestes individuais durante o semestre nas aulas TPs (40%) 3.Práticas laboratoriais - recolha de dados individual com participantes (5%) 4. Participação individual em SPI ou equivalente (5%) Opção B): Trabalho individual 1.Análise duma base de dados (fornecida pelas docentes) e escrita de artigo científico de forma individual e autónoma (60%) 2. Frequência: dois minitestes individuais durante o semestre nas aulas TPs (40%) Aprovação: Mínimo 9.5 valores no ponto 1 (trabalho escrito) e no ponto 2 (frequência). II. Avaliação por exame final (individual) O exame final inclui questões de escolha múltipla e questões abertas sobre os temas lecionados na aula (100%). Aprovação: Mínimo 9.5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cooley, H. (2024). Research methods and statistic in psychology (8th ed). Routledge. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 Abril, 17931- 17936. Pallant, J. (2020). SPSS survival manual: A step by step guide to data analysis using IBM SPSS. Routledge. Prada, M., Camilo, C., Garrido, M. V., & Rodrigues, D. L. (2021). O diabo está nos pormenores: Introdução às normas para escrita científica da American Psychological Association (7ª edição). Psicologia, 1, 95-146. Ray, W. J. (2021). Research Methods for Psychological Science. SAGE Publications. Sternberg, R. J. (Ed.). (2019). Guide to publishing in psychology journals (2nd ed.). Cambridge University Press.:

Secundária

  • Ampudia de Haro, F., Serafim, J., Cobra, J., Faria, L., Roque, M. I., Ramos, M., ... & Costa, R. (2016). Investigação em Ciências Sociais–Guia Prático. Pactor. Behling, O., & Law, K. S. (2000). Translating questionnaires and other research instruments: Problems and solutions. Sage. Cooley, H. (2018). Research methods in psychology. Taylor & Francis. Field, A. (2022). An adventure in statistics: The reality enigma. SAGE. Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (6th ed.). SAGE. Hart., C. (2010). Doing a literature review: releasing the social science research imagination. SAGE Jhangiani, R., Chiang, I.-C. A., Cuttler, C., & Leighton, D. C. (2019). Research Methods in Psychology (4th ed.). Surrey, BC: Kwantlen Polytechnic University. Retrieved from https://kpu.pressbooks.pub/psychmethods4e/ Leedy, P.D., & Ormrod, J.E. (2021). Practical Research: Planning and design (8ªed.). Pearson Educational International. Moreira, J.M. (2009). Questionários: Teoria e prática. Almedina. Reis, H. T, & Judd, C.M. (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology. Cambridge University Press.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre