Currículo
Psicologia do Desenvolvimento do Adulto L5240
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 3.º Ano - 1.º Semestre > Bloco B
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Caracterizar a perspetiva de desenvolvimento life-span. OA2. Descrever e analisar tarefas desenvolvimentais, e processos que ocorrem na emergência da adultícia, no jovem adulto, na meia-Idade e idade tardia. São considerados diversos domínios do desenvolvimento, com particular enfoque no socio-emocional, e a interação entre os mesmos. OA3. Aplicar conceitos/teorias e metodologias de análise a situações e problemáticas atuais da vida dos adultos. OA4. Ter um pensamento crítico sobre os fenómenos em estudo.
Programa
CP1. Desenvolvimento ao longo do ciclo vital - o adulto 1.1. Life-span developmental psychology 1.2. Considerações metodológicas sobre a investigação na idade adulta CP2. Teorias relativas ao desenvolvimento do adulto CP3. Emergência da Adultícia e o Jovem Adulto 3.1 Emergência da Adultícia Características distintivas Relações com a família, amigos e relações românticas Educação e Trabalho 3.2. Jovem Adulto Desenvolvimento socio-emocional: relações românticas e de casal, parentalidade, amizades Trabalho e relações trabalho-família Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico CP4. Adulto de Meia-Idade Mudanças e desafios nos diversos domínios: socio-emocional Trabalho Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico CP5. Idoso Mudanças e desafios nos diversos domínios: socio-emocional Trabalho/reforma Integração de aspetos do desenvolvimento cognitivo e físico Envelhecimento saudável
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou de avaliação por exame. Na avaliação ao longo do semestre os alunos realizam um teste individual escrito (70%) e um trabalho de grupo escrito (30%). Apenas os alunos com notas iguais ou superiores a 8.5 em cada componente de avaliação (teste e trabalho), e com uma média final igual ou superior a 9.5 ficam aprovados. Os alunos que iniciem o processo de avaliação ao longo do semestre (entrega do trabalho e obtenção de nota = ou > 8.5), mantêm-se no mesmo até ao final da avaliação. Na avaliação por exame, o exame individual escrito corresponde a 100% da nota final (nota mínima de aprovação 9.5). Não existem presenças mínimas obrigatórias nas aulas para a realização desta UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Arnett, J. J. & Jensen L. A. (2023). Adolescence & Emerging Adulthood (7th Ed.). London: Pearson. Baltes, P.B. (1987). Theoretical Propositions of Life-Span Developmental Psychology: On the Dynamics Between Growth and Decline. Developmental Psychology, 23(5), 611-626. Bjorklund, B.R. & Earles, J. (2019). The Journey of adulthood (9th Ed.). London: Pearson. Cavanaugh, J. C. & Blanchard-Fields, F. (2018). Adult development and aging (8ºEd.). Cengage. Furlong, A. (Ed.) (2016). Handbook of Youth and Young Adulthood (2nd Ed.). New York: Routledge:
Secundária
- Erikson, E. (1980). Identity and the life cycle. W.W. Norton Company. Golombok, S. (2015). Modern families: parents and children in new family forms. Cambridge: Cambidge university Press. Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto Editora. McGoldrick, M., Preto, N. A. G., Betty A., & Carter, A. B. (2016). The Expanding Family Life Cycle: Individual, Family, and Social Perspectives (5th Edition). London: Pearson. Olson, D. H., DeFrain, H., & Skogrand, L. (2014). Marriages and Families: Intimacy, Diversity, and Strengths (8th ed.). New York: McGraw-Hill Education. Schoon, I. & Silbereisen, R.K. (Eds) (2015). Transitions from School to Work: Globalization, Individualization, and Patterns of Diversity. UK: Cambridge University Press.: