Currículo
Estatística e Análise de Dados I L5208
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Ter adquirido conhecimentos e competências na análise de dados usando técnicas básicas de estatística descritiva (univariada e bivariada). 2. Saber utilizar o software SPSS-Statistics para a análise de dados: os estudantes deverão ser capazes de obter e interpretar os resultados do tratamento de informação a problemas concretos, nomeadamente no âmbito da Psicologia. 3. Saber descrever de forma simples diversos tipos de amostragem e compreender a diferença entre parâmetro, estimador e estimativa.
Programa
1. Dados e Tipos de medida: Dados primários, dados secundários; Dados qualitativos vs dados quantitativos; Escalas de medida 2. Estatística descritiva univariada 2.1. Tabelas de frequências para dados qualitativos; Frequência absoluta, percentagens totais, percentagens válidas, percentagem acumulada 2.2. Tabelas de frequências para dados quantitativos. Categorização de dados quantitativos. 2.3. Medidas de Localização, Dispersão e Forma 3. Estatística descritiva bivariada 3.1. Cruzamentos de variáveis qualitativas e medidas de associação 3.2. Relacionamento entre uma variável quantitativa e uma nominal 3.3. Relacionamento entre duas variáveis quantitativas: r de Pearson, Diagrama de dispersão. 3.4. Regressão linear simples; Regressão com uma variável quantitativa e uma dummy 4. Conceitos de amostragem 4.1. Amostras aleatórias e não aleatórias; Tipos de amostragem 4.2. Estimadores, estimativas e parâmetros. 4.3. Breve ideia da distribuição da média amostral e da distribuição Normal
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de aplicação, em grupo, com apresentação final em poster e entrega de relatório técnico, passível de discussão oral individual, com nota mínima de 8.5 valores (30%). - Ficha prática em laboratório, em SPSS (20%), com nota mínima 8.5 - Frequência, com nota mínima de 8.5 valores (50%). Avaliação por exame Dois instrumentos: teste teórico-interpretativo (80%) e teste prático em laboratório de informática (20%). Alunos em exame que tenham feito a ficha SPSS (com nota superior ou igual a 8.5) podem ser dispensados do teste prático, sendo a nota deste substituída pela da ficha. Em qualquer das formas de avaliação, a média final ponderada, arredondada às unidades, terá de ser pelo menos 10.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Folhas de apoio às aulas elaboradas pelos docentes (lectures' notes) LAUREANO, Raul M. S., BOTELHO, Maria do Carmo (2017), SPSS: o meu manual de consulta rápida, 3ª edição, Edições Sílabo MAROCO, J. e BISPO, R. (2005), Estatística Aplicada às Ciências Sociais e Humanas, 2ª edição, Lisboa, Climepsi Editores:
Secundária
- BARROSO, M., RAMOS, M., SAMPAIO, E. (2010), Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais, 2ª edição, Lisboa, Edições Sílabo. BRYMAN, A. e CRAMER, D. (2003), Análise de Dados em Ciências Sociais, 3ª edição, Lisboa, Celta MAROCO, J. (2018), Análise Estatística com o SPSS Statistics. 7ª edição, Lisboa, ReportNumber REIS, Elizabeth, 2008, Estatística Descritiva, 7ª edição, Lisboa, Sílabo: