Currículo

Raciocínio e Linguagem L5241

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas em Psicologia > 2.º Ano - 1.º Semestre > Bloco A

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo fundamental desta UC consiste introduzir aos estudantes as bases conceptuais e teóricas necessárias para compreender os processos de pensamento humano (incluindo os processos de resolução de problemas, raciocínio e de tomada de decisão), bem como os processos de compreensão e produção da linguagem. Pretende-se ainda dotar os estudantes da capacidade de reflexão crítica acerca da relação entre pensamento e linguagem.

Programa

CP1. Relação entre linguagem e pensamento - A natureza da linguagem e do pensamento - Perspectivas teóricas acerca da relação entre linguagem e pensamento CP2. Resolução de Problemas - Tipos de problemas e diferentes abordagens teóricas - Representação do problema e processos de resolução de problemas - Factores que influenciam a resolução de problemas CP3. Raciocínio - Raciocínio Dedutivo e Indutivo - Falácias e enviesamentos versus racionalidade no raciocínio CP4. Julgamento e Tomada de Decisão - Modelos normativos - Modelos descritivos: Heurísticas e enviesamentos cognitivos CP5. Linguagem - A especificidade da psicolinguística cognitiva - Representação cognitiva da linguagem - Percepção e produção da palavra falada - Efeitos de contexto na percepção da palavra - Compreensão de texto

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Recensão crítica, em grupo sobre a relação entre pensamento e linguagem: relatório (20%); apresentação oral (20%). Feedback a outro grupo (10%). Resposta individual, em casa, a duas questões, no final do CP4 e do CP5 (20%). Teste: Resposta individual, presencial, a perguntas de escolha múltipla (25%). Participação em investigação ou elaboração de relatório a ser proposto (5%). Requer >= 8,5 valores em cada elemento (>= 9,5 média final ponderada). Exame: os estudantes terão acesso a exame final (1ª e/ou 2ª época), nas condições vigentes no REACC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook. London: Psychology Press. Gleitman, H., Gross, J., & Reisberg, D. (2010). Psychology, Eight Edition. New York: W W Norton & Co Inc. Manktelow, K. (2012). Thinking and reasoning: An introduction to the psychology of reason, judgment and decision making. New York: Psychology Press. Sternberg, R., & Sternberg, K. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth Publishing. Harley, T. (2001). The psychology of language: From data to theory. East Sussex, UK: Psychology Press. Spinelli, E., & Ferrand, L. (2005). Psychologie du langage: L'écrit et le parlé, du signal à la signification. Paris: Armand Colin. Spivey, M., McRae, K., & Joanisse, M. (Eds., 2012). The Cambridge handbook of psycholinguistics (Caps. 1, 4, 5, 12). New York: Cambridge University Press. Warren, P. (2012). Introducing psycholinguistics. New York: Cambridge University Press.:

Secundária

  • Pensamento Whitman, D. (2010). Cognition (Cap. 13). Wiley Newell, A., Shaw, J. C., & Simon, H. A. (1958). Elements of a theory of human problem solving. Psychological Review, 65, 151-166 Hastie, R. & Dawes, R. M. (2001) Rational Choice in an Uncertain World: The Psychology of Judgment and Decision Making (Caps. 1-6, 8, 12-13). London: Sage Publications. Hardman, D. (2009). Judgment and decision making: Psychological Perspectives (Caps. 3, 4, 7, 8). Wiley Levitin, D. J. (Ed.) (2002). Foundations of cognitive psychology: Core readings (Caps. 22, 25, 26). Massachusetts, USA: MIT Press. Gilovich, T., Vallone, R., & Tversky, A. (1985). The hot hand in basketball: On the misperception of random sequences. Cognitive Psychology, 17, 295-314. Nickerson, R.S. (1998). Confirmation bias: A ubiquitous phenomena in many guises. Review of General Psychology, 2(2), 175-220. Linguagem: Carroll, D. (1999). The Psychology of Language (3rd ed.). Pacific Grove, Ca: Brooks-Cole. Faust, M. (Ed., 2012) The handbook of neuropsychology of language (Cap. 37). Wiley-Blackwell Denes, G. (2011). Talking heads: The neuroscience of language (Cap.6). East Sussex: Psychology Press Levelt, W. J. M. (1999). Models of word production. Trends in Cognitive Sciences, 3, 223- 231. Segui, J., & Ferrand, L. (2000). Leçons de parole (Caps. 8 e 9). Paris: Éditions Odile Jacob. Chomsky, N. (2006) Language and mind. New York: Cambridge University Press. Morais, J. (1997) A arte de ler: Psicologia cognitiva da linguagem. Lisboa: Edições Cosmos.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre