Currículo

Diagnóstico e Intervenção em Grupos L5243

Contextos

Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Avaliar criticamente os fundamentos teóricos e metodológicos dos processos grupais e funcionamento dos grupos 2. Observar e treinar a dinâmica da interacção intragrupal 3. Identificar padrões de participação individual e de eficácia de desempenho nos grupos. 4. Diagnosticar obstáculos ao progresso do trabalho em grupo. 5. Aplicar técnicas de resolução de problemas e de criatividade nos grupos 6. Analisar os impactos tecnológicos na formação e funcionamento de grupos virtuais 7. Identificar métodos associados à melhoria do funcionamento dos grupos de trabalho.

Programa

1. Grupos e equipas de trabalho 1.1 Compreender os grupos e equipas 1.2 Perspectivas teóricas e metodológicas no estudo dos grupos 1.3 Desempenho e produtividade em grupo 2. Estrutura e funcionamento dos grupos 2.1 Formação e desenvolvimento de grupos 2.2 Tipologias e diversidade de grupos 2.3 Processos do funcionamento dos grupos -Cooperação e competição -Gestão de conflitos -Comunicação -Resolução de problemas e criatividade 3. Contexto organizacional dos grupos 3.1 Melhoria do funcionamento de grupos (team building) 3.2 Grupos virtuais

Método de Avaliação

2 componentes obrigatórios: Trabalho de grupo (50%);Teste escrito individual, incidindo sobre toda a matéria dada (50%). A aprovação é obtida com a média ponderada das 2 componentes igual ou superior a 9,5 valores e igual ou superior a 8 valores em cada uma das componentes da avaliação. Nos exames (2ª época e época especial) existirá apenas um instrumento de avaliação e será mantido o critério mínimo de 9.5 valores para aproveitamento.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre