Currículo
Sociologia das Profissões L5140
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
.
Programa
1. A definição do campo ou a procura de um modelo O profissionalismo e as profissões como modelo; o interaccionismo e as profissões como processo; conceito de profissionalização; profissões de desenvolvimento económico. 2. Crítica e reabilitação das profissões A inadequação do modelo profissional; a ideologia do profissionalismo; a a-historicidade do modelo. 3. O poder das profissões O paradigma do poder: Johnson, Freidson e Larson; profissionalização e domínio das profissões; desprofissionalização e proletarização; teses de tendência. 4. Abordagem sistémica e comparativa Abbott e a abordagem sistémica das profissões; a emergência de abordagens comparativas; saber e poder: a centralidade do conhecimento científico; o papel do Estado. Aulas teórico-práticas: os profissionais no Censos 2001; Estudos de caso: os Engenheiros; os Advogados; os Médicos.
Método de Avaliação
A avaliação (a) visa aferir em que medida o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objectivos e (b) e constará de um trabalho individual referente a uma profissão, constituído por um dossiê de documentação sobre a profissão escolhida (25%) de um ensaio, com o máximo de 10 páginas, de análise e comentário da informação nele contida (50%) e da avaliação da participação nas aulas práticas (25%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 124.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Rodrigues, Maria de Lurdes, Sociologia das Profissões, Oeiras, celta, 2ª edição, 2001. MacDonald, Keith M., The Sociology of Professions, Londres, Sage, 1995. Freidson, Eliot, Professionalism. The Third Logic, Cambridge, Polity Press, 2001. Dubar, Claude, e Pierre Tripier, Sociolgie des Professions, Paris, Armand Colin, 1998. Burrage, Michael e Rolf Torstendahl (orgs.), Professions in heory and History. Rethinking the Study of the Professions, Londres, Sage, 1990. :