Currículo
Pesquisa Bibliográfica e Análise da Informação 00678
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Compreender o que é e para que serve a pesquisa bibliográfica. OA2 Conhecer as diferentes fontes de materiais bibliográficos e respetivos meios de acesso. OA3 Recolher e selecionar material bibliográfico relevante. OA4 Aplicar métodos de leitura ativa e de organização da informação recolhida. OA5 Organizar e integrar materiais bibliográficos. OA6 Pesquisar, aceder e referenciar fontes bibliográficas e de informação. OA7 Aplicar corretamente as regras de citação e de referenciação bibliográfica
Programa
1. Conceitos básicos em pesquisa bibliográfica e análise de informação: O que é a pesquisa bibliográfica? Para que serve a pesquisa bibliográfica? Fontes bibliográficas. Relevância das fontes bibliográficas. 2 A Biblioteca e as bases de dados. Prática da pesquisa bibliográfica e de recolha de fontes documentais. Pesquisas em bases de dados. 3. Métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação. Conhecer a estrutura de um artigo científico. Técnicas de organização da informação: notas, resumos, fichas de leitura. 4. Detetar a informação relevante no material escrito. Leitura rápida. Identificar e analisar documento técnicos e científicos, como relatórios e artigos científicos.
Método de Avaliação
O processo de avaliação é continuo e centrar-se-á na realização de exercícios práticos. 1. Ao longo das aulas, serão objecto de avaliação: a.Participação nas aulas (incluindo possíveis visitas à biblioteca do Iscte) e realização de tarefas práticas (que funcionam como contributos para o desenvolvimento do trabalho final) (10%) 2. Trabalho individual: a.Trabalho de recolha e análise de materiais bibliográficos (90%) Avaliação por exame-trabalho individual-100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 1. Fink, A. (2010) Conducting Research Literature Reviews: From Internet to Papper. (3ª Ed.) London: SAGE PS. 112 Fin Con, 1 2. Ridley, D. (2008) The Literature Review: A Step- by- Step Guide for Students. California: SAGE S. 113 Rid Lit 3. Hart, C. (1998) Doing a Literature Review: Releasing the Social Science Research Imagination. London: SAGE PS. 112 Har Doi 4. Carrilho, F. (2004) Métodos e Técnicas de Estudo. Lisboa: Editorial Presença 5.AZEVEDO, M. (2006), Teses, Relatórios e Trabalhos Escolares. Sugestões para Estruturação da Escrita, 5ª Edição, Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. 6. BELL, J. (1997), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa: Gradiva. 7. ECO, U. (2008), Como se Faz Uma Tese Em Ciências Humanas, 14ª Edição Portuguesa, Lisboa: Editorial Presença. * Poderão ser recomendadas outras fontes bibliográficas, que se julguem pertinentes para os objetivos da unidade curricular.:
Secundária
- ---: