Currículo
Psicologia da Saúde e Clínica L5244
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Diferenciar os conceitos e a prática da psicologia da saúde e clínica, identificando os seus contextos e áreas de aplicação. OA2: Discutir a importância da relação clínica nos processos de ajuda em Psicologia. OA3: Caracterizar os principais modelos teóricos de intervenção em psicologia clínica e psicoterapia. OA4: Identificar e diferenciar os principais modelos teóricos utilizados na promoção da saúde e adaptação à doença. OA5: Descrever fatores psicológicos e psicossociais associados ao surgimento de doenças. OA6: Discutir a importância dos processos de comunicação na relação médico-paciente. OA7: Identificar áreas e estratégias de intervenção em Psicologia da Saúde.
Programa
Módulo 1- Introdução à Psicologia Clínica (PC) 1.1 Psicologia Clínica: âmbito, objetivos, prática e contextos 1.2 Princípios éticos e deontológicos na prática clínica Módulo 2 - Modelos teóricos em PC 2.1 Abordagem dinâmica 2.2 Abordagem humanista 2.3 Abordagem cognitivo-comportamental 2.4 Outras ab.: sistémica e integrativa 2.5. Boas práticas: prática baseada na evidência Módulo 3 - Introdução à Psicologia da Saúde (PS) 3.1 A Psicologia no campo da Saúde: do modelo biomédico ao biopsicossocial 3.2. A Psicologia da Saúde: objetivos, aplicação e níveis de análise e intervenção Módulo 4 - Modelos teóricos e estratégias de intervenção em PS 4.1. Promoção e manutenção de comportamentos de saúde 4.2. Fatores psicossociais preditores de doença 4.3. Processos de adaptação à doença 4.4. A relação médico-paciente 4.5. Contextos, áreas e estratégias de intervenção
Método de Avaliação
1.Avaliação ao longo do semestre inclui: -Trabalho de grupo sobre intervenção clínica numa psicopatologia (20%) -Apresentação oral em grupo ilustrando área de intervenção em Psic. da Saúde (nas PL, 20%) -Teste (60%). -Entrega de exercício de auto-obervação nnuma TP (em data a definir). 2. Exame Final (100%) Ficam aprovados os alunos que, tendo todas as avaliações superiores a 9,5 obtenham uma média final igual ou superior a 9,5.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Corey, G. (2001). Theory and Practice of Counselling and Psychotherapy (6ª Ed.). Belmont, CA: Wadsworth Brooks/Cole. Gurman, A., & Messer, S. (2005). Essential psychotherapies: Theory and practice. Portland, OR: Guilford Publications. Hill, C. (2004). Helping Skills: Facilitating exploration, insight, and action (2ª Ed.). Washington, DC: American Psychological Association. Leal, I., & Pais-Ribeiro, J. (2021, Coods.). Manual de Psicologia da Saúde. Lisboa: Pactor. Morrison, V., & Bennett, P. (2022). An introduction to health psychology (5ª ed.). Harlow, United Kingdom: Pearson Education Limited. Ogden, J. (2019). Health Psychology: A textbook (6ª ed.). Maidenhead, England: Open University Press. Sarafino, E., & Smith, T. (2017). Health Psychology: Biopsychosocial interactions (9ª ed.). New York, NY: Wiley Taylor, S., & Stanton, A. (2021). Health Psychology (11th Edition). San Francisco: McGraw Hill.: