Currículo
Métodos de Investigação Qualitativos L5207
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Identificar e explicar os limites e as potencialidades da pesquisa qualitativa. OA2. Distinguir e comparar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de análise de dados qualitativos. OA3. Planear e executar uma entrevista individual. OA4. Desenvolver uma análise temática. OA5. Identificar e aplicar princípios éticos na investigação qualitativa em psicologia. OA6. Avaliar criticamente a qualidade de estudos qualitativos.
Programa
CP1. AS METODOLOGIAS QUALITATIVAS NA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA O debate entre metodologias qualitativas e quantitativas. A especificidade e utilidade das metodologias qualitativas no domínio da Psicologia. CP2. MÉTODOS DE RECOLHA DE DADOS QUALITATIVOS 2.1. A observação participante 2.2. A entrevista individual e de grupo 2.3. Outras estratégias de recolha de dados qualitativos CP3. MÉTODOS DE ANÁLISE DE DADOS QUALITATIVOS 3.1. A análise de conteúdo 3.2. A análise temática 3.3. Outras abordagens qualitativas CP4. A QUALIDADE NOS ESTUDOS QUALITATIVOS 4.1. Ética e investigação qualitativa 4.2. Avaliação da qualidade dos estudos qualitativos. 4.3. Apresentação de resultados e publicação de estudos qualitativos.
Método de Avaliação
Esta unidade curricular prevê duas modalidades de avaliação: (1) avaliação ao longo do semestre ou (2) avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui 3 componentes obrigatórios: trabalho de grupo com relatório escrito (35%) e apresentação em aula (15%); teste individual (50%). É necessária uma nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação. Ficam aprovados/as os/as estudantes que obtenham uma média ponderada igual ou superior a 9,5. Os/as estudantes que não tenham aprovação no âmbito da avaliação ao longo do semestre ou o escolham fazem exame (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 110.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Flick, U. (2005). Métodos qualitativos na investigação científica. Monitor. Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldana, J. (2014). Qualitative data analysis. Sage. Willig, C., & Rogers, W. S. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of qualitative research in psychology. Thousand Oaks: Sage. Braun, V & Clarke, V. (2022). Thematic Analysis: A practical guide. SAGE Braun, V. & Clarke, V. (2014). Successful qualitative research. SAGE:
Secundária
- Lopes, D., & Pinto, I. R. (2016). Conhecer os métodos quantitativos e qualitativos e suas aplicações em ciências sociais e humanas. In M. V. Garrido & M. Prada (Coord.), Manual de competências académicas (pp. 281-341). Edições Sílabo. Jorgensen, D. (1989). Participant observation: A methodology for human studies. Sage. Krueger, R. A., & Casey, M. A. (2015). Focus groups: A practical guide for applied research. Sage Publications. Kvale, S. (1996). Interviews: An introduction to qualitative research interviewing. Sage. Morgan, D. L., Krueger, R. A. & King, J. A. (1997). Focus Group Kit. Sage Publications. Robinson, O. C. (2014). Sampling in interview-based qualitative research: A theoretical and practical guide. Qualitative Research in Psychology, 11(1), 25-41. Robson, C. (2016). Real world research: A resource guide for social scientists and practitioner-researchers. Blackwell. Rubin, H. J., & Rubin, I. S. (2005/2011). Qualitative interviewing: The art of hearing data. Sage. Yin, R. K. (1994/2009/2018). Case study research, design and methods. Sage. Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70. Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. Brooks, J., McCluskey, S., Turley, E., & King, N. (2015). The utility of template analysis in qualitative psychology research. Qualitative Research in Psychology, 12(2), 202-222. Fernandes, E. M. & Maia, A. (2001). Grounded theory. In E. M. Fernandes & L. S. Almeida (Eds.), Métodos e técnicas de avaliação: Contributos para a prática e investigação psicológica. Centro de Estudos em Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Henwood, K. & Pidgeon, N. (2004). Grounded theory in psychology research. In P. M. Camic, J. E., Rhodes, J. E. & Yardley, L. (Eds)., Qualitative research in psychology. Expanding perspectives in methodology and design. APA. Joffe, H., & Yardley, L. (2004). Content and thematic analysis. Research Methods for Clinical and Health Psychology, 56, 68. Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: An introduction to its methodology. Sage. [Ou versão espanhola] Strauss, A. & Corbin, J. (1990/2015). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory. Sage. Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Afrontamento. Levitt, H. M., Motulsky, S. L., Wertz, F. J., Morrow, S. L., & Ponterotto, J. G. (2017). Recommendations for designing and reviewing qualitative research in psychology: Promoting methodological integrity. Qualitative Psychology, 4(1), 2-22. http://dx.doi.org/10.1037/qup0000082 Levitt, H. M., Bamberg, M., Creswell, J. W., Frost, D. M., Josselson, R., & Suárez-Orozco, C. (2018). Journal article reporting standards for qualitative primary, qualitative meta-analytic, and mixed methods research in psychology: The APA Publications and Communications Board task force report. American Psychologist, 73(1), 26-46. http://dx.doi.org/10.1037/amp0000151 Lincoln, Y. S. & Guba, E. G. (1985). Naturalistic Inquiry. Sage. Meyrick, J. (2006). What is good qualitative research? A first step towards a comprehensive approach to judging rigour/quality. Journal of Health Psychology, 11(5), 799-808. Williams, E. N., & Morrow, S. L. (2009). Achieving trustworthiness in qualitative research: A pan-paradigmatic perspective. Psychotherapy Research, 19(4-5), 576-582.: