Currículo
Empreendedorismo I - Introdução ao Empreendedorismo e Oportunidades de Negócio 01549
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno deve ser capaz de: - Identificar e sistematizar as fases do processo empreendedor, com especial ênfase para o reconhecimento da oportunidade de negócio; - Identificar estratégias para a criação e desenvolvimento de oportunidades de negócio.
Programa
1. As fases do processo empreendedor; 2. O processo de reconhecimento de oportunidades de negócio; 3. O espaço da oportunidade de negócio; 4. Tipos de oportunidades de negócio; 5. Competências de reconhecimento de oportunidade de negócio, como o estado de alerta, conhecimento prévio e "juntar os pontos" 6. A validade da oportunidade de negócio; 7. O espírito empreendedor e a atitude empreendedora: motivação empreendedora; competências psicológicas; competências sociais e competências de gestão
Método de Avaliação
Trabalho individual final: 50% Trabalho de grupo: 40% Participação: 10% Ao aluno em avaliação contínua é exigido uma assiduidade minima de, pelo menos 2/3 das aulas. Conclusão do curso online - Obrigatório
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 40.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Mitos e Verdades do Empreendedor de Sucesso (3ª Edição). Rio de Janeiro: LTC. Dornelas, J. (2015). Empreendedorismo na Prática Leonardo, A. (2015). Faz acontecer. Lisboa: Esfera dos Livros. Vários autores (2011). Portugal Primeiro - Empreendedores precisam-se! Lisboa: Edições Sílabo. Sarkar, Soumodip (2014). Empreendedorismo e Inovação - 3ª edição. Lisboa: Escolar Editora. :
Secundária
- Shane, S. (2000). Prior Knowledge and the Discovery of Entrepreneurial Opportunities. Organizational Science, 11, 448 -469. Shane, S. & Venkataraman, S. (2000). The Promise of Entrepreneurship as a Field of Research. Academy of Management Review, 25, 217-226. Baron, R., & Ensley, M. (2006). Opportunity Recognition as the Detection Meaningful Patterns: Evidence from Comparisons of Novice and Experienced Entrepreneurs. Management Science, 52, 1331 ? 1344. Baron, R. (2006). Opportunity Recognition as Pattern Recognition: How Entrepreneurs ?Connect the Dots? to Identify New Business Opportunities. Academy of Management Perspectives, February, 104 ? 119. Baron, R. & Shane, S. (2005). Entrepreneurship? A process perspective. Cincinnati, Ohio: Thomson. Rae, D. (2007). Entrepreneurship from opportunity to action. Basingstoke: Palgrave MacMillan. Correia Santos, S., Curral, L., & Caetano, A. (2010). Cognitive maps in early entrepreneurship stages: From motivation to implementation. International Journal of Entrepreneurship and Innovation, 11 (1). :