Currículo
História da Psicologia L5214
Contextos
Groupo: PSIC - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Reconhecer e enquadrar historicamente o nascimento dos principais paradigmas e quadros teóricos iniciais da Psicologia e as suas premissas ontológicas e epistemológicas centrais. OA2. Compreender e identificar as principais interrogações de investigação que subjazem ao desenvolvimento dos diferentes quadros teóricos fundadores das áreas iniciais da Psicologia e como estas interrogações se enquadram no contexto da época. OA3. Descrever e contrastar as principais abordagens iniciais da Psicologia e reconhecer os pontos fortes e fracos de cada uma delas e as suas tensões e divergencias. OA4. Reconhecer na psicologia actual algumas das consequências destas primeiras propostas históricas e os desenvolvimentos que elas possibilitaram.
Programa
CP1. Introdução. 1.1. Origem das questões psicológicas: Mundo Clássico, Idade Média e Renascimento. A Revolução Científica. 1.2. O surgimento e institucionalização das ciências sociais. A psicologia neste contexto. CP2.O nascimento da psicologia 2.1. A Nova Psicologia no espaço alemão. W. Wundt - o Laboratório e a introspecção; o método comparativo. Os laboratórios de psicologia na América. 2.2. O Funcionalismo e os seus antecedentes. O legado W. James. 2.3. A tradição clínica francesa. Visita de Estudo. 2.4. A Psicanálise - principais vertentes do sistema teórico de Freud. Inovação terapêutica em Freud. CP3. A afirmação da psicologia. 3.1. O Comportamentalismo. Antecedentes: Pavlov e Throndike; O programa de J.Watson para a psicologia. As propostas de B.F. Skinner. 3.2. A Psicologia da Forma. Princípios da organização perceptiva. O questionamento do comportamentalismo. 3.3. Abordagens de transição. 3.4. Surgimento e fundamentos da Abordagem Cognitiva.
Método de Avaliação
Os alunos podem frequentar esta UC com avaliação ao longo do ano ou avaliação por exame. Para a primeira realizam: - Um trabalho de grupo (35%) - um teste (65%). Ficam aprovados alunos que, tendo em todas as avaliações notas superiores a 8.5 valores, obtenham média final igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos não inscritos ou reprovados na avaliação ao longo do semestre realizarão avaliação por exame. Neste caso não serão consideradas as notas dos trabalhos de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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