Currículo
Psicologia Clínica 05057
Contextos
Groupo: Psicologia - 2026 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Caracterizar sofrimento psicológico e a prática da psicologia clínica, identificando os seus contextos e áreas de aplicação. OA2: Caracterizar e saber tomar decisões sobre dilemas éticos comuns em psicologia clínica. OA3: Discutir a importância da relação clínica nos processos de ajuda e mudança em psicologia clínica. OA4: Caracterizar os principais modelos teóricos de intervenção em psicologia clínica. OA5: Desenvolver competências de escuta ativa e de exploração transversais a diversos modelos em psicologia clínica. OA6: Discutir a prática baseada na evidência em psicologia clínica.
Programa
CP1. Introdução à Psicologia Clínica 1.1 Psicologia Clínica: âmbito, objetivos, prática e contextos 1.2 Princípios éticos e deontológicos na prática clínica CP2. Relação terapêutica e escuta ativa 2.1 A relação clínica 2.2 Aliança terapêutica como preditor da mudança clínica 2.3 Competências técnicas de entrevista clínica, de escuta ativa, e de exploração do problema CP3. Modelos teóricos em Psicologia Clínica 3.1 Abordagens psicodinâmicas 3.2 Abordagens existenciais e humanistas 3.3 Abordagens cognitivo-comportamentais 3.4 Abordagens sistémicas e ecológicas 3.5 Abordagens ecléticas e integrativas CP4. Investigação em Psicologia Clínica 4.1. Boas práticas: prática baseada na evidência
Método de Avaliação
1.Avaliação ao longo do semestre inclui: -Trabalho de grupo escrito sobre intervenção clínica numa psicopatologia e aplicação a um caso fornecido pela docente (20%) -Apresentação oral em grupo (20%) -Teste (60%). Ficam aprovados os alunos que, tendo todas as avaliações superiores a 9,5 obtenham uma média final igual ou superior a 9,5. 2. Exame Final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- "Corey, G. (2017). Theory and Practice of Counselling and Psychotherapy (10th ed). Wadsworth Brooks/Cole. Messer, S., & Kaslow, N. (2019). Essential psychotherapies: Theory and practice (4th ed). Guilford Press.) Hill, C. (2014). Helping Skills: Facilitating exploration, insight, and action (4th ed). American Psychological Association. Ivey, A. E., Packard, N. G., & Ivey, M. B. (2018). Basic attending skills: Foundations of empathic relationships and problem solving (6th ed). Microtraining Associates. Leal, I. (Coord) (2018). Psicoterapias. Pactor. Nathan, P. E. & Gorman, J. M. (Eds.) (2015). A Guide to Treatments That Work (4th ed). Oxford University Press. Neto, D. & Biscaia, C. (2019). A Prática Profissional da Psicoterapia. Ordem dos Psicólogos Portugueses. Roth, A., & Fonagy, P. (Eds.) (2006). What works for whom? A critical review of psychotherapy research (2nd ed). Guilford. ": . .