Currículo
Métodos e Técnicas de Estudo 00673
Contextos
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionadas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. No final da UC, cada estudante deverá reconhecer a relevância dos métodos e técnicas de estudo para o percurso académico e profissional. OA2. Adquirir as competências necessárias para reconhecer os hábitos, desafios e estilos/perfis de aprendizagem; OA3. Analisar as barreiras ao estudo e aplicar diferentes estratégias para as mitigar; OA4. Refletir sobre a importância do trabalho em equipa e implementar estratégias que potenciem a comunicação, a gestão de conflitos e a eficácia do estudo colaborativo. OA5. Planear e organizar o tempo de estudo; OA6. Testar diferentes estratégias de estudo individuais e em equipa; OA7. Identificar e aplicar diferentes estratégias para lidar com tarefas académicas e para otimizar a preparação de avaliações.
Programa
CP1 – Métodos e técnicas de estudo: sua relevância no percurso académico e profissional. CP2 - Autoconhecimento na aprendizagem: hábitos, estilos e perfis de aprendizagem (autorregulação, perfis motivacionais). CP3 – Barreiras ao estudo (procrastinação, falta de motivação, ansiedade): causas, impactos e estratégias de superação (Pomodoro; objetivos SMART). CP4 – Metodologias colaborativas (Scrum; TBL; DT) e competências de trabalho em equipa (comunicação eficaz, escuta ativa, papéis e regras, mediação de conflitos). CP5 - Gestão e organização do tempo: análise do uso real do tempo, planeamento a longo, médio e curto prazo; organização de tarefas através de ferramentas digitais e/ou analógicas. CP6 – Perfis e técnicas de estudo individuais e em equipa. CP7 - Plano individual de estudo e preparação para as avaliações.
Método de Avaliação
I - Avaliação ao longo do semestre A participação nas aulas (60%) será avaliada ao longo do semestre, através da realização e submissão dos seguintes exercícios realizados individualmente e em equipa: 1. Atividades individuais (20%) 1.1 Realização dos exercícios de autodiagnóstico (perfil de aluno; estilos de aprendizagem; estratégias de estudo; barreiras ao estudo). – 10% 1.2 Elaboração e implementação de um plano semanal de estudo. – 5% 1.3 Elaboração de um plano individual de melhoria. - 5% 2. Atividades em equipa (40%), constituídas de forma aleatória, com um número máximo de 5 elementos, que incluem: 2.2. Discussão de casos reais, participação em role play, no World Cafe e nos momentos de reflexão coletiva. – 10% 2.3. Preparação, dinamização e participação nas oficinas de estratégias de estudo individuais e em equipa. – 30% 4. Portefólio reflexivo individual final - 40% (a ideia aqui será que os/as estudantes construam esta ferramenta ao longo das aulas, a partir de todos os exercícios realizados, refletindo sobre as aprendizagens concretizadas). (deixamos ficar o texto da FCU anterior?) - Para finalizar com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. Os estudantes devem, ainda, cumprir com uma assiduidade mínima a 70% das aulas e concluir o curso online da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Araújo, J. C. (2013). Como saber estudar. Plátano Editora. Brown, P. C., Roediger III, H. L., & McDaniel, M. A. (2014). Make it stick: The science of successful learning. Belknap Press Carrilho, F. (2013). Como Estudar Melhor: Um guia para o teu sucesso. Editorial Presença Carrilho, F. (2005). Métodos e técnicas de estudo. Editorial Presença. Credé, M., & Phillips, L. A. (2011). A meta-analytic review of the Motivated Strategies for Learning Questionnaire. Learning and Individual Differences, 21(4), 337–346. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2011.03.002 Downing, S. (2017). On Course: Strategies for Creating Success in College and in Life. Cengage Learning. Estanqueiro, A. (2019). Saber Lidar com as Pessoas. Princípios da Comunicação Interpessoal. 25ª edição. Editorial Presença. Estanqueiro. A. (2009). Aprender a estudar. Edições Sílabo. Uelaine, L. A. (2009). Study Skills Strategies: Get The Most From Every Minute Of Learning. Axzo Press.:
Secundária
- Cottrell, S. (2013). The Study Skills Handbook. Palgrave Macmillan. Fleming, N. and Baume, D. (2006) Learning Styles Again VARKing up the RIGHT Tree! Educational Developments, 7, 4-7. https://www.scirp.org/reference/ReferencesPapers.aspx?ReferenceID=1223937 Kennedy, J. (2004). Study Skills. Maximise Your Time to Pass Exams. Studymates. McIlroy, D. (2005). Exam Success. SAGE. Oliver, P. (2012). Succeeding with Your Literature Review. Open University Press. Pritchard, A. (2008). Studying and Learning at University Vital Skills for Success in Your Degree. SAGE. Pintrich, P. R. (2000). The role of goal orientation in self-regulated learning. In M. Boekaerts, P. R. Pintrich, & M. Zeidner (Eds.), Handbook of self-regulation (pp. 451–502). Academic Press. Steel, P. (2007). The nature of procrastination: A meta-analytic and theoretical review of quintessential self-regulatory failure. Psychological Bulletin, 133(1), 65–94. https://doi.org/10.1037/0033-2909.133.1.65 Tuckman, B. W. (2005). Relations of Academic Procrastination, Rationalizations, and Performance in a Web Course with Deadlines. Psychological Reports, 96(3_suppl), 1015-1021. https://doi.org/10.2466/pr0.96.3c.1015-1021 (Original work published 2005). Weinstein, Y., Madan, C. R., & Sumeracki, S. (2018). Teaching the science of learning. Cognitive Research: Principles and Implications, 3(1), 1–17. https://doi.org/10.1186/s41235-017-0087-y Wilson, E. & Bedford, D. (2009). Study skills for part-time students. Pearson Education Limited. Yockey, R. D. (2016). Validation of the Short Form of the Academic Procrastination Scale. Psychological Reports, 118(1).: