Currículo

Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social 00448

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Identificar conceitos e princípios básicos de diagnóstico organizacional, planeamento e avaliação promotores de eficácia e eficiência em Serviço Social; - Analisar as potencialidades, capacidades e disposições nas organizações sociais para introduzir inovação social; - Treinar fluxos de comunicação enquanto ferramenta pró ativa do Serviço Social; - Estudar processos de avaliação em organizações sociais no âmbito do Serviço Social.

Programa

I) Diagnóstico organizacional - Conceito. - Fases, problemas críticos do processo, critérios e abordagem de sistemas abertos. - Especificidades e significado para o Serviço Social; II) Planeamento em Serviço Social - Abordagens integradas no Serviço Social; - Planeamento estratégico. III) Liderança e participação para a inovação e a mudança -Liderança - Estilos e níveis de liderança (organizacional, colaborativa, transformacional, etc.) e os seus pressupostos teórico-metodológicos (mudança, as suas características e necessidades, teoria da mudança, complexidade e criatividade, etc.) - Princípios de colaboração. A colaboração como um conceito. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; - Etapas de um processo colaborativo. IV) Avaliação - Tipos e critérios de Avaliação; - Indicadores de avaliação - Perspetivas de avaliação de qualidade.

Método de Avaliação

Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE I.i Instrumentos I.i.i 1 Teste individual (50%) I.i.ii 1Trabalho de grupo (50%) I.ii. Assiduidade mínima Esta avaliação tem uma assiduidade mínima do 60%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades associadas ao instrumento. Das 12 sessões/24 aulas (36 horas), cada estudante deverá estar presente em: 2 sessões para o tema do Diagnóstico 2 Sessões para o tema de Planeamento 2 sessões para o tema de avaliação 1 sessão de apresentação final do trabalho de grupo As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre. I.iii Ponderações I.iii.i Teste individual (50% da nota final) – pode incluir todos os conteúdos lecionados, sendo a sua avaliação aferida com base no momento de aplicação deste instrumento. I.iii.ii Trabalho de grupo (50% da nota final) – inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: Sessões práticas sobre Diagnóstico (12,5%); Sessões práticas sobre Planeamento (12,5%); Sessões práticas sobre Avaliação (12,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) I.iv Idiomas Os estudantes podem completar os dois elementos da avaliação ao longo do semestre em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • T1 Hughes, M., & Wearing, M. (2017). Organisations and management in social work: Everyday action for change (3ª ed.). Sage. Harrison, M. (2009). Organizational Diagnosis. In L. Bickman & D. Rog (Eds.), The SAGE Handbook of Applied Social Research Methods. SAGE Publications, Inc. T2 Allison, M., & Kaye, J. (2015). Strategic Planning for Nonprofit Organizations: A Practical Guide for Dynamic Times. Wiley. Casquilho-Martins & J. Fialho (2023), Planeamento da Intervenção Social: conceção, ação e avaliação. Edições Sílabo. T3 Arnold, M. (2022). Social Work Leadership and Management: Current Approaches and Concepts for Social and Human Service Organisations. Springer. McKitterick, B. (2015). Self-Leadership in Social Work: Reflections from Practice. Policy Press. T4 Alemán Bracho, C., & Trinidad Riquena, A. (2012). Evaluación de Servicios Sociales. CIVITAS Thompson Reuters. Stufflebeam, D. L., & Coryn, C. L. S. (2014). Evaluation Theory, Models, and Applications. Jossey-Bass.:

Secundária

  • McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Belhim, J. A. F. (1996). Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. (7.ª ed.). ISCPS. Carvalho, L. C. (2022). Gestão estratégica nas organizações sociais. In A. Rolo & L. C. Carvalho (Eds.), Gestão das Organizações Sociais (pp.45-62). Edições Sílabo. Chiavenato, I. (2019). Introducción a la teoría general de la administración: Una visión integral de la moderna administración de las organizaciones. (10.ª ed.). McGraw-Hill. Coghlan, D., & Shani, A. B. (2014). Creating Action Research Quality in Organization Development: Rigorous, Reflective and Relevant. Systemic Practice and Action Research, 27(6), 523–536. Coghlan, D. (2012). Organization development and action research: then and now. In D. Boje, B. Burnes, J. Hassard J (eds) The Routledge companion to Organizational change. (pp.46-58). Routledge. Cohen, E., & Franco, R. (1999). Avaliação de Projetos Sociais. Ed. Vozes. Cohen, E., & Franco, R. (2007). Gestão social: como obter eficiência e impacto nas políticas sociais. ENAP. Daft, R. L. (2010). Organization Theory and Design. (10.ª Ed). South-Western Cengage Learning. Esgaio, A., & Carmo. H. (2011). Intervenção Local e Gestão de Parcerias. Ed. Autor. http://hdl.handle.net/10400.2/1838 Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social - Teoria, metodologia e casos práticos. (2.ª Ed). Edições Sílabo. Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção - o Planeamento em Ciências Sociais. Principia. Herrero, G., & Navarro, J. (1996). Diseño y evaluación de proyetos sociales. Libros Certeza. Hitt, M. A., Black S. & Porter L. W. (2012). Management (3rd ed.). Pearson Prentice Hall. Löffler, E. (2001). Defining Quality in Public Administration. Paper communication for NISPAcee Conference, May 10-13, Riga, Latvia. McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. ; Nanus, B., & Dobbs, S. (1999). Leaders Who Make a Difference. Jossey-Bass. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Observatorio del Tercer Sector de Bizkaia (OTSB). (2007). Gestión de la calidad en las organizaciones no lucrativas de intervención social. Berekintza, Bizkaia. Pfiffner J. P. (2004). Traditional Public Administration versus The New Public Management: Accountability versus Efficiency. In A. Benz, H. Siedentopf, & K. P. Sommermann, (eds.) Institutionenbildung in Regierung und Verwaltung: Festschrift fur Klaus Konig (pp. 443-454). Duncker & Humbolt. Rego, A., & Cunha, M. P. (2007). A essência da liderança: mudança x resultados x integridade (3.ª ed.). Editora RH. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Editorial Minerva Robertis, C. (2011). Metodologias da intervenção em Trabalho Social. Porto Editora. Robinson, M. (2015). From Old Public Administration to the New Public Service: Implications for Public Sector Reform in Developing Countries. UNDP Global Center for Public Service Excellence Schiefer, U, Bal-Döbel, L., Batista, A. Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2006). MAPA - Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Princípia. Thompson, N. (2009). Understanding Social Work (3.ª Ed). Palgrave Macmilan. Vázquez Aguado., O. (2005) Los instrumentos de evaluación. In T. Fernández García, (coord.). Trabajo social con casos (pp. 221-250). Alianza Editorial. Wallis J. & Dollery, B. (2003). Leadership and Economic Theories of Nonprofit Organizations. Working Paper Series in Economics. University of New England School of Economics Zastrow, C. H. (2010). The Practice of Social Work. (9.ª Ed). Brooks/Cole Cengage Learning.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre