Currículo
Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social 00448
Contextos
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar conceitos e princípios básicos de diagnóstico organizacional, planeamento e avaliação promotores de eficácia, eficiência e qualidade em Serviço Social; - Analisar as potencialidades, capacidades e disposições nas organizações sociais para introduzir inovação social; - Treinar fluxos de comunicação enquanto ferramenta pró ativa do Serviço Social; - Estudar processos de avaliação em organizações sociais no âmbito do Serviço Social.
Programa
I) Diagnóstico organizacional - Conceito. - Fases, problemas críticos do processo, critérios e abordagem de sistemas abertos. - Especificidades e significado para o Serviço Social; II) Planeamento em Serviço Social - Planeamento estratégico. - Conceção e desenho de programas, projetos, ações e atividades - Abordagens integradas no Serviço Social; III) Liderança e participação para a inovação e a mudança - Estilos e níveis de liderança e os seus pressupostos teórico-metodológicos - Abordagens colaborativas: a colaboração como um conceito, princípios de colaboração - Tomada de decisão colaborativa e etapas de um processo colaborativo. IV) Avaliação - Definição, tipos e critérios de Avaliação; - Indicadores de avaliação - Perspetivas de avaliação de qualidade.
Método de Avaliação
Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1. Instrumentos de avaliação: Um Teste individual (ponderação de 50% da nota final) - realizado numa data pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes. Um Trabalho de grupo (ponderação de 50% da nota final) - inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: Sessões práticas sobre Diagnóstico (12,5%); Sessões práticas sobre Planeamento (12,5%); Sessões práticas sobre Avaliação (12,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) 2. Assiduidade mínima e participação Esta modalidade de avaliação tem uma assiduidade mínima do 60%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades autonomamente e em contexto de aula. As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre, sendo necessário que cada estudante deverá esteja presente em: 2 sessões (4 aulas) para o tema do Diagnóstico; 2 Sessões (4 aulas) para o tema de Planeamento 2 sessões (4 aulas) para o tema de avaliação; e 1 sessão de apresentação final do trabalho de grupo. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- T1 Hughes, M., & Wearing, M. (2017). Organisations and management in social work: Everyday action for change (3ª ed.). Sage. Harrison, M. (2009). Organizational Diagnosis. In L. Bickman & D. Rog (Eds.), The SAGE Handbook of Applied Social Research Methods. SAGE Publications, Inc. T2 Allison, M., & Kaye, J. (2015). Strategic Planning for Nonprofit Organizations: A Practical Guide for Dynamic Times. Wiley. Casquilho-Martins & J. Fialho (2023), Planeamento da Intervenção Social: conceção, ação e avaliação. Edições Sílabo. T3 Arnold, M. (2022). Social Work Leadership and Management: Current Approaches and Concepts for Social and Human Service Organisations. Springer. McKitterick, B. (2015). Self-Leadership in Social Work: Reflections from Practice. Policy Press. T4 Alemán Bracho, C., & Trinidad Riquena, A. (2012). Evaluación de Servicios Sociales. CIVITAS Thompson Reuters. Stufflebeam, D. L., & Coryn, C. L. S. (2014). Evaluation Theory, Models, and Applications. Jossey-Bass.:
Secundária
- McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Belhim, J. A. F. (1996). Teoria Organizacional: Estruturas e Pessoas. (7.ª ed.). ISCPS. Carvalho, L. C. (2022). Gestão estratégica nas organizações sociais. In A. Rolo & L. C. Carvalho (Eds.), Gestão das Organizações Sociais (pp.45-62). Edições Sílabo. Chiavenato, I. (2019). Introducción a la teoría general de la administración: Una visión integral de la moderna administración de las organizaciones. (10.ª ed.). McGraw-Hill. Coghlan, D., & Shani, A. B. (2014). Creating Action Research Quality in Organization Development: Rigorous, Reflective and Relevant. Systemic Practice and Action Research, 27(6), 523–536. Coghlan, D. (2012). Organization development and action research: then and now. In D. Boje, B. Burnes, J. Hassard J (eds) The Routledge companion to Organizational change. (pp.46-58). Routledge. Cohen, E., & Franco, R. (1999). Avaliação de Projetos Sociais. Ed. Vozes. Cohen, E., & Franco, R. (2007). Gestão social: como obter eficiência e impacto nas políticas sociais. ENAP. Daft, R. L. (2010). Organization Theory and Design. (10.ª Ed). South-Western Cengage Learning. Esgaio, A., & Carmo. H. (2011). Intervenção Local e Gestão de Parcerias. Ed. Autor. http://hdl.handle.net/10400.2/1838 Fialho, J. & Casquilho-Martins, I. (Orgs) (2025). Serviço Social – Fundamentos, metodologia e contextos de intervenção. Edições Sílabo. Fialho, J., Silva, C., & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social - Teoria, metodologia e casos práticos. (2.ª Ed). Edições Sílabo. Guerra, I. C. (2000). Fundamentos e Processos de Uma Sociologia de Acção - o Planeamento em Ciências Sociais. Principia. Herrero, G., & Navarro, J. (1996). Diseño y evaluación de proyetos sociales. Libros Certeza. Hitt, M. A., Black S. & Porter L. W. (2012). Management (3rd ed.). Pearson Prentice Hall. Löffler, E. (2001). Defining Quality in Public Administration. Paper communication for NISPAcee Conference, May 10-13, Riga, Latvia. McFillen, J., O’Neil, D., Balzer, W., & Glenn, V. (2012). Organizational Diagnosis: An Evidence-based Approach. Journal of Change Management. 13. 1-24. https://doi.org/10.1080/14697017.2012.679290. ; Nanus, B., & Dobbs, S. (1999). Leaders Who Make a Difference. Jossey-Bass. Northouse, P. G. (2016). Leadership: Theory and Practice. (7.ª edi). Sage Publications. Observatorio del Tercer Sector de Bizkaia (OTSB). (2007). Gestión de la calidad en las organizaciones no lucrativas de intervención social. Berekintza, Bizkaia. Pfiffner J. P. (2004). Traditional Public Administration versus The New Public Management: Accountability versus Efficiency. In A. Benz, H. Siedentopf, & K. P. Sommermann, (eds.) Institutionenbildung in Regierung und Verwaltung: Festschrift fur Klaus Konig (pp. 443-454). Duncker & Humbolt. Rego, A., & Cunha, M. P. (2007). A essência da liderança: mudança x resultados x integridade (3.ª ed.). Editora RH. Reto, L., & Lopes, A. (1991). Liderança e Carisma - O exercício do poder nas organizações. Editorial Minerva Robertis, C. (2011). Metodologias da intervenção em Trabalho Social. Porto Editora. Robinson, M. (2015). From Old Public Administration to the New Public Service: Implications for Public Sector Reform in Developing Countries. UNDP Global Center for Public Service Excellence Schiefer, U, Bal-Döbel, L., Batista, A. Döbel, R., Nogueira, J., & Teixeira, P. (2006). MAPA - Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Princípia. Thompson, N. (2009). Understanding Social Work (3.ª Ed). Palgrave Macmilan. Vázquez Aguado., O. (2005) Los instrumentos de evaluación. In T. Fernández García, (coord.). Trabajo social con casos (pp. 221-250). Alianza Editorial. Wallis J. & Dollery, B. (2003). Leadership and Economic Theories of Nonprofit Organizations. Working Paper Series in Economics. University of New England School of Economics Zastrow, C. H. (2010). The Practice of Social Work. (9.ª Ed). Brooks/Cole Cengage Learning.: