Currículo
Seminário de Grupos e Intervenção Comunitária 02039
Contextos
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Apreender e incorporar o Serviço Social com grupos como uma prática científica que tem como propósito principal capacitar as pessoas e os grupos para enfrentar os problemas, desafios e oportunidades do quotidiano. - Dominar conceitos e modelos do Serviço Social com comunidades e posicioná-lo no contexto mais amplo do quadro do desenvolvimento social; - Identificar e aprofundar o conhecimento sobre instrumentos conceptuais, técnicos e metodológicos com grupos e comunidades; - Desenhar intervenções de trabalho em parceria, avaliação e programação e respetivos requisitos teóricos, metodológicos e técnicos para que possibilitem seleção de métodos adequados, desde a elaboração de diagnósticos permanente e participados, avaliações e envolvimento de todos os atores e saber responder a diferentes problemáticas numa perspetiva integrada e multidisciplinar.
Programa
MÓDULO 1. SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO COLETIVO 1.1. O conceito de desenvolvimento e de desenvolvimento social 1.2. O desenvolvimento comunitário 1.3. O indivíduo, o grupo e a comunidade 1.4. A intervenção comunitária e a intervenção com grupos MÓDULO 2. SERVIÇO SOCIAL COM GRUPOS 2.1. Conceito e objetivos 2.2. Modelos de intervenção com grupos 2.3. Processo metodológico com grupos 2.4. Instrumentos de apoio à intervenção MÓDULO 3. SERVIÇO SOCIAL COM COMUNIDADES 3.1. Conceito e objetivos 3.2. Modelos de intervenção comunitária 3.3. Processo metodológico com comunidades 3.4. Instrumentos de apoio à intervenção 3.5. As parcerias no contexto da intervenção com comunidades
Método de Avaliação
Avaliação desta UC é ao longo do semestre - Presença obrigatória de 75% das aulas - 10% - Trabalho de grupo (50%); - Teste final (40%). Ao longo do semestre será dado o feedback sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final por exame (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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