Currículo

Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias 00446

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Analisar e relacionar os conceitos principais: Criança, Jovem e Família, com o Serviço Social; - Identificar as teorias e modelos de intervenção em Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias; - Problematizar as práticas do Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias

Programa

I Dimensões conceptuais de Criança, Jovem e Família na contemporaneidade: 1.Criança, Jovem e Família; 2.Crianças em risco e abusadas; 3.Jovens infractores; 4.Famílias na contemporaneidade. II Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias: 1.Intervenção em contexto individual e familiar; 2.Intervenção em contexto institucional e comunitário. III Teorias e modelos em Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias: 1.Teorias psico-sociais, centradas no sujeito, fenomenológica e sistémica; 2.Teorias e modelos de intervenção com famílias em Serviço Social. IV Novos campos de intervenção do Serviço Social com Crianças, Jovens e Famílias, na sociedade contemporânea. 1.Metodologias da intergeracionalidade.

Método de Avaliação

1.Avaliação ao longo do semestre: - 1 Teste (60%) . O estudante tem acesso a um conjunto de questões 5 dias antes da entrega do teste, com indicação das respostas obrigatórias. A resposta a cada questão deve evidenciar estudo, pesquisa e argumentação técnico-profissional. O estudante terá de ter a nota mínima de 7 valores - 1 Trabalho de grupo apresentado em sala de aula (40%) sobre um tema relacionado com o programa da uc 2. Avaliação por exame (100%) . O exame incluirá todos os conteúdos do programa da uc

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ferreira, Jorge M. L. (2021) Children?s life in superdiversity contexts: Impacts on the construction of a children?s citizenship ? the Portuguese case. Current Sociology 1?17 Yu, Nancy Xiaonan; Liu, Iris Kam-fung; Bu, He (2020) Enhancing resilience in cross-boundary families: A parent?child parallel group intervention. Journal of Social Work 0(0) 1?25 Johnson, Afrooz Kaviani; Nielsen, Julia Sloth (2020) Safeguarding Children in the Developing World?Beyond Intra-Organisational Policy and Self-Regulation. MDPI Social Sciences. Davies, Martin (ed) (2012): Social Work with Children and Families, London, Palgrave macmillan Taylor, J. and THOBURN, J (2016): Collaborative Practice with vulnerable children and their families, Taylor& Francis Group Ferreira, J.;Ruiz-Calderón, M (coordinadores).(2018) Protection of minors and Social Work. A comparative analysis between Spain and Portugal. Coleção temas de Derecho Comparado. Editora, Dykinson Sl. Madrid/Espanha Ferreira, jorge, Oxford Handbook of Child Protection Systems, 2023, oxford library of international social policy Editors-in-Chief Douglas Besharov and Neil Gilbert In collaboration with the International Network for Social Policy Teaching and Research., :

Secundária

  • Calheiros, Maria Manuela et al (orgs) (2019) Crianças em Risco e Perigo, vol 5, Lisboa, Ed. Sílabo Carvalho,Maria Irene e Pinto, Carla (Coords) (2014) Serviço Social Teorias e Prácticas. Lisboa, Lidel, Pactor Edições. Carvalho, Irene (coord.) (2015) Serviço Social com Famílias, Lisboa, Ed. Pactor Carvalho, Maria joão Leote de e Salgueiro, Anabela (2018) Pensar o acolhimento residencial de Crianças e Jovens, Lisboa, FCG Deacon, Lesley & Macdonald, Stephen (2017) Social Work Theory & Practice, California, Sage Publ. Ferreira, Jorge M. L. (2011). Serviço Social e Modelos de Bem-Estar para a Infância. Modus Operandi do Assistente Social na Promoção da Protecção à Criança e à Familia. LisboaEd Quid Juris. Ferreira, Jorge M. L. (2012). Serviço Social com Crianças e Jovens em Portugal/ Trabajo Social, Servicios Sociales y Jóvenes, en Portugal. Diciembre. Madrid. ED.(INJUVE). (Espanhol). Gómez, Francisco (Director) (2008). Intervención social com famílias. Madrid. Ed.McGRAW-HILL/interamericana de Espana, S.A.U. Lishman, Joyce et all (eds) (2018) Social Work, London, Sage. Publ. Soler, E; Ferreira, J.;Guerreiro, MD; Chacon, F.;(2020) Identidades familiares y cambio social:perspectivas comparadas europeas.Social Work Series Aranzadi. Editoa Thomson Reuters ARANZADI. Madrid/Espanha Wall, Karin and all (cords) (2015) Impactos da Crise nas Crianças Portuguesas, Lisboa, ICS Williams, Fiona (2010). Repensar as Famílias. ESRC CAVA Research Group. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian /Principia.:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre