Currículo

Laboratório de Ética e Profissão em Serviço Social 00440

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1- Identificar e descrever os princípios deontológicos e códigos de ética relevantes para a profissão de Serviço Social. OA2- Analisar dilemas éticos e formular soluções baseadas em princípios éticos. OA3- Demonstrar compreensão dos impactos das decisões éticas na prática profissional e na vida dos sujeitos de intervenção. OA4- Aplicar o conhecimento ético em situações práticas através de observações, estudos de caso e simulações.

Programa

CPI - Questões éticas em Serviço Social: - Introdução à ética, corrente clássicas. - Princípios fundamentais da ética e deontologia profissional. CP2 - Ética em Serviço Social - Introdução à ética e aos códigos de ética em Serviço Social. - Princípios fundamentais da ética profissional. - Ética na tomada de decisão profissional. - Direitos humanos e justiça social no contexto ético. - Responsabilidade profissional e regulamentação. - Observação, Estudos de caso e simulações práticas. CP3- Problemas éticos da prática profissional: - Análise de dilemas éticos no Serviço Social. - Desenvolvimento do pensamento reflexivo: estudos de casos profissionais. - A tomada de decisões éticas.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre A avaliação da UC visa aferir a aquisição de competências dos/as estudantes em aspetos essenciais da ética no Serviço Social. A Avaliação ao Longo do Semestre contempla atividades que abrangem diferentes aspetos, incluindo atividades de trabalho em grupo e individual (50%): - Presenças em 70% das aulas e participação (10%) esta componente visa aferir os contributos específicos de cada estudante nas atividades realizadas ao longo do semestre. Avaliação: Intervenções em sala de aula; pertinência dos contributos específicos do estudante nos debates; relação colaborativa com os colegas. Para fazer a avaliação ao longo do semestre, os estudantes devem estar presentes em 70% das aulas. Havendo dúvidas sobre a participação nas atividades realizadas, o docente pode solicitar uma discussão oral. - Atividades em grupo (40%) [os estudantes são organizados em grupos no máximo 4 elementos). - Discussões em grupo sobre estudos de caso (20%): Descrição: cada grupo recebe um estudo de caso para analisar, devendo identificar o tipo de problema(s) e propor uma tomada de decisão ética. Os resultados do trabalho realizado são apresentados em sala aos colegas (Tempo/grupo: apresentação- 3 minutos; debate- 5 minutos). - Exercicio de Observação (10%) os estudantes devem observar um local à escolha no início e fim da UC e fazer a comparação à luz dos conteúdos apreendidos. - Exercicios em aula (leitura de textos e/ou simulações (10%), nas simulações os grupos elegem um tema e criam uma situação fictícia - Teste final - 50% Os/as estudantes tem que ter um minino de 7 valores (em 20) em cada momento de avaliação para se manter no regime de avaliação ao longo do semestre, caso contrario devem fazer a sua avaliação por exame final. Avaliação por exame final: Teste escrito presencial (100%) Sempre que existirem dúvidas sobre plágio e/ou outras questões relativas aos instrumentos de avaliação o estudante pode ter que fazer prova oral. As línguas admitidas nos trabalhos de avaliação são: português, espanhol, inglês.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - APSS (2018). Código deontológico dos assistentes sociais em Portugal. Lisboa: APSS. - Becket, Chris, Maynard, Andrew, & Jordan, Peter (2017). Values and ethics in social work (3ª ed.). Londres: Sage. - Serafim, Maria do Rosário (2004), ?O reconhecimento da Condição Ética dos Cidadãos - um imperativo ético para o Serviço Social?, Intervenção Social , 29, pp. 25-52. - Barry, Eimear (2009), ?An Examination of Ethics in Social Work?, Critical Social Thinking: Policy and Practice, 1, pp. 110-124. -Banks, Sarah (1997), Ética y valores en el trabajo social, Barcelona, Paidós. -Banks, Sarah (2004), ?Ethical Challenges for Social Work?, Intervenção Social, 29, pp, 11-24. - Banks, Sarah e Kirsten Norh (coords) (2008), Ética Prática Para as Profissões do Trabalho Social, Porto, Porto Editora. - Rocha, H. Ética e Serviço Social: tendências filosóficas e políticas, Intervenção social, ISSN 0874-1611, Nº. 37 (1ER SEMESTRE), 2011, págs. 25-40:

Secundária

  • - Meacham, Michael (2007), ?Ethics and Decision Making for Social Workers?, Journal of Social Work Values and Ethics, (Online), 4 (3). - IFSW - International Federation of Social Workers (2004), The Ethics of Social Work, Principles and Standards (Online). :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre