Currículo

Sociologia da Ciência, Tecnologia e Inovação 01058

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Problemas Sociais

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de: a. Conhecer os debates contemporâneos mais relevantes da sociologia da ciência, da tecnologia e da inovação b. Conhecer e debater diferentes perspetivas teórico-metodológicas nestes domínios; c. Descrever e problematizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade; d. Identificar e problematizar diferentes contextos, atores e modos de produção de conhecimento, bem como diferentes tipos de inovação; e. Descrever e problematizar exemplos de políticas de promoção da inovação tecnológica; f. Descrever e problematizar exemplos de aplicações/implicações da C&T em termos sociais, económicos e cívicos; g. Conhecer e debater exemplos de iniciativas de promoção de cultura científica; h. Conhecer e utilizar indicadores estatísticos utilizados neste domínio; i. Pesquisar de modo autónomo, expor e debater ideias (oralmente e por escrito), e trabalhar em grupo.

Programa

1. Da ciência moderna à atualidade: contextos, agentes, indicadores e tendências 2. Primeiros olhares sociológicos sobre a ciência: ethos científico e ciência enquanto instituição; processos e evolução do conhecimento científico 3. Novas perspetivas sobre a (tecno)ciência: estudos de laboratório e sociologia do conhecimento científico; campo científico, lugares e modos de produção de conhecimento 4. Tecnologia e inovação como objeto sociológico: construção social da tecnologia; atores e políticas de inovação 5. Usos socio-economicos da C&T, ética, cultura e comunicação da ciência: controvérsias e desafios

Método de Avaliação

A avaliação da UC tem como base a avaliação continua segundo os seguintes elementos: - Assiduidade (2/3 das aulas) e participação (20%); - Apresentação oral (30%) - Trabalho final escrito sobre um tema do programa (50%) Existe ainda a opção de exame final em vez de avaliação continua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wagner, Caroline (2018). The Collaborative Era in Science, Palgrave Advances. Novotny, Helga (2006) Cultures of Technology and the Quest for Innovation. Berghan Books. Merton, Robert K. (1973). The Sociology of Science, Chicago University Press. Mackenzie, Donald e Judy Wajcman (eds) (1999), The Social Shaping of Technology, Buckingham, Philadelphia, Open University Press. Hagstrom, Warren (1975), The Scientific Community, New York, Basic Books. Bucchi, Massimiano (2004), Science in Society. An Introduction to Social Studies of Science, Londres, Routledge. Bourdieu, Pierre (2004), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70. Bloor, David (1991), Knowledge and Social Imagery, Chicago University Press. Bijker, Wiebe E., Thomas P. Hughes e Trevor Pinch (orgs.) (1989), The Social Construction of Technological Systems, MIT Press. Barnes, Barry e David Edge (1982), Science in Context, MIT Press.:

Secundária

  • Zuckerman, Harriet (1989), The sociology of science, em Neil J. Smelser (ed), Handbook of Sociology, Londres, Sage. Ziman, John (1984), An Introduction to Science Studies, Cambridge, Cambridge University Press. Stokes, Donal E. (2005 [1996]), O Quadrante de Pasteur. A ciência básica e a inovação tecnológica, Campinas, Editora Unicamp. Sismondo, Sergio (2004), An Introduction to Science and Technology Studies, Oxford, Blackwell Publishing. Shinn, Terry (2002), "The triple helix and the new production of knowledge: prepackaged thinking on science and technology", Social Studies of Science (32), pp. 599-614. Serres, M. (dir.) (1996), Elementos para uma história da ciências, III. De Pasteur ao Computador, Lisboa, Terramar. Resnick, David (1998), The Ethics of Science. Routledge. Oliveira, Luísa e Helena Carvalho, (2002) "A segmentação do espaço de inovação na indústria portuguesa",Sociologia Problemas e Práticas (39), pp. 39-56. Oliveira, Luísa (2000) "Desafios à universidade. Comercialização da ciência e recomposição dos saberes académicos", Sociologia Problemas e Práticas (34), pp. 93-116. Nowotny, Helga; Peter Scott; Michael Gibbons (2003), "'Mode 2' Revisited: The New Production of Knowledge", Minerva (41), pp 179-194. Mcgrayne, Sharon Bertsch (2001). Nobel prize women in science: Their lives, struggles and momentous discoveries, Washington, DC, National Academy of Sciences, Joseph Henry Press. Martins, Herminio; José Luís Garcia (2009) "O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia", Scientiæ Studia, 7 (1), pp. 83-104. Martins, Herminio (2012) "Empresas, mercados, tecnologia. Uma perspectiva biográfica", Revista NADA (16), pp. 14-37. (Disponível em http://www.nada.com.pt/?p=artigos&a=va&ida=45&l=pt) Martinez, Margarida Senna, António Firmino da Costa e Patrícia Ávila (1994), "A tensão superficial: ciência e organização num centro de investigação científica", Sociologia, Problemas e Práticas (16), pp. 75-109. Mackenzie, Donald e Judy Wajcman (eds) (1999), The Social Shaping of Technology, Buckingham/Philadelphia, Open University Press. Levy-Leblond, J. A. (2008), À quoi sert la science?, Paris, Ed. Bayard. Law, John (1986) "On the methods of long distance control: vessels, navigation and the Portuguese rout to India", in J.Law (ed),"Power, Action and Belief, a new sociology of Knowledge?, Routledge, pp. 234-263. Jesuíno, Jorge Correia e outros (1995), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora. Jasanoff, Sheila, Gerald E. Markle, James C. Petersen e Trevor Pinch (orgs.), Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Gonçalves, Maria Eduarda, "Ciência e política em Portugal: o caso da 'Doença das vacas loucas', em Maria Eduarda Gonçalves (coord.) (1996), Ciência e Democracia, Lisboa, Bertrand Editora, pp. 121-140. Godin, Benoit (2006), ?The Linear Model of Innovation?, Science, Technology and Human Values, Vol. 31, Nº 6. 639-667. Gilfillan, S. C. (1963,1935), The Sociology of Invention, Cambridge, Massachusetts and London, Copyright . Gil, Fernando (coord.) (1999), A Ciência tal qual se faz, Lisboa, João Sá da Costa. Gibbons, Michael; et al (1994), The New Production of Knowledge. The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies, London, Sage Publications. Garcia, José Luís (2009), "Tecnologia, mercado e bem-estar humano: para um questionamento do discurso da inovação" em Manuel da Silva e Costa e José Pinheiro Neves (orgs.) Tecnologia e configurações do humano na era digital. Contribuições para uma nova sociologia da técnica, Ermesinde, Edições Ecopy. Fleck, Ludwik(1979), Genesis and Development of a Scientific Fact, Chicago, University Chicago Press. Fiolhais, Carlos (2013), História da Ciência em Portugal, Lisboa, Arranha-céus. Duarte-Ramos, Hermínio (1998), Os Robôs Também Nascem. História da Génese Robótica, Edições da Universidade Nova, Lisboa. Delicado, Ana (2013) "At the (semi)periphery: science and technology studies in Portugal", Tecnoscienza 4(2), pp. 125-148. Delicado, Ana; Raquel Rego, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira e Luís Junqueira (2013), Ciência, Profissão e Sociedade. Associações científicas em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, Pedro Abrantes e Maria do Carmo Gomes (2005) Cultura Científica e Movimento Social: Contributos para a Análise do Programa Ciência Viva, Oeiras, Celta. Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Ana Rita Coelho e Ângela Dias (2009), Trajectórias de Jovens Cientistas: O Prémio Estímulo à Investigação, 1994-2006, Lisboa, FCG e Gradiva. Conceição, C. P. (2003) "Protagonistas e contextos da produção tecnológica em Portugal: o caso da invenção independente", Sociologia, Problemas e Práticas, 41: 119-138 Caraça, João (1999), Science et Communication, Paris, Puf. Caraça, João (1993), Do Saber ao Fazer: porquê organizar a ciência, Lisboa, Gradiva. Callon, Michel e Bruno Latour (1991), La Science Telle Qu'elle Se Fait, Paris, La Découverte. Callon, Michel (1992), "The life and death of an aircraft: a network analysis of technical change", em Wiebe E. Bijker e John Law, Shaping technology/Building Society, studies in Sociotechnical Change, MIT Press. Callon, Michel (1986), "The sociology of an actor-network: the case of the electric vehicle" em Michel Callon, John Law e Arie Rip (eds.) Mapping the Dynamics of Science and Technology, London, Macmillan Press, pp.19-34. Brossard, Dominique, «Media, scientific journals and science communication: examining the construction of scientific controversies», Public Understanding of Science, Vol. 18, no 3, 2009, p. 258?274. Brewer, Paul and Barbara L. Ley, «Contested evidence: Exposure to competing scientific claims and public support for banning bisphenol A», Public Understanding of Science, vol.23, 2014, p. 395-410. Bowker, Geof (1992), "What's a Patent?", em Bijker, Wiebe E. e John Law (eds.), Shaping Technology, Building Society: studies in sociotechnical change, Cambridge/London, MIT Press, pp. 53-94. Bourdieu, Pierre (1975), "The specificity of the scientific field and the social conditions of the progress of reason", Social Science Information, 14 (6), pp. 19-47. Bijker, Wiebe, (2010), "How is technology Made? That is the question", Cambridge Journal of Economics, 34 (1), pp. 63-76. Bauer, M. (2004) "The vicissitudes of 'public understanding of science': from 'literacy' to 'science in society'", em Fundação Calouste Gulbenkian (org), Science Meets Society, Lisboa, FCG: 39-65. AAVV (2003), Science meets society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.:

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 1º Semestre