Currículo

Sociologia da Ciência, Tecnologia e Inovação 01058

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Problemas Sociais

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão ser capazes de: a. Conhecer os debates contemporâneos mais relevantes da sociologia da ciência, da tecnologia e da inovação b. Conhecer e debater diferentes perspetivas teórico-metodológicas nestes domínios; c. Descrever e problematizar a relação entre ciência, tecnologia, inovação e sociedade; d. Identificar e problematizar diferentes contextos, atores e modos de produção de conhecimento, bem como diferentes tipos de inovação; e. Descrever e problematizar exemplos de políticas de promoção da inovação tecnológica; f. Descrever e problematizar exemplos de aplicações/implicações da C&T em termos sociais, económicos e cívicos; g. Conhecer e debater exemplos de iniciativas de promoção de cultura científica; h. Conhecer e utilizar indicadores estatísticos utilizados neste domínio; i. Pesquisar de modo autónomo, expor e debater ideias (oralmente e por escrito), e trabalhar em grupo.

Programa

1. Da ciência moderna à atualidade: contextos, agentes, indicadores e tendências 2. Primeiros olhares sociológicos sobre a ciência: ethos científico e ciência enquanto instituição; processos e evolução do conhecimento científico 3. Novas perspetivas sobre a (tecno)ciência: estudos de laboratório e sociologia do conhecimento científico; campo científico, lugares e modos de produção de conhecimento 4. Tecnologia e inovação como objeto sociológico: construção social da tecnologia; atores e políticas de inovação 5. Usos socio-económicos da C&T, ética, cultura: controvérsias e desafios 6. Comunicação de ciência e tecnologia e envolvimento público

Método de Avaliação

A avaliação da UC tem como base a avaliação ao longo do semestre, segundo os seguintes elementos: - Assiduidade (2/3 das aulas) e participação (20%); - Apresentação oral (30%) - Trabalho final escrito sobre um tema do programa (50%) Existe a opção de exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Barnes, Barry e David Edge (1982), Science in Context, MIT Press. Bijker, Wiebe E., Thomas P. Hughes e Trevor Pinch (orgs.) (1989), The Social Construction of Technological Systems, MIT Press. Bourdieu, Pierre (2004), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70. Bucchi, Massimiano (2004), Science in Society. An Introduction to Social Studies of Science, Londres, Routledge. Mackenzie, Donald e Judy Wajcman (eds) (1999), The Social Shaping of Technology, Buckingham, Philadelphia, Open University Press. Merton, Robert K. (1973), The Sociology of Science, Chicago University Press. Merton, R. K., & Marcovich, A. (2013). Ensaios de sociologia da ciência. São Paulo: Editora 34.:

Secundária

  • AAVV (2003), Science meets society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Bijker, Wiebe, (2010), "How is technology Made? That is the question", Cambridge Journal of Economics, 34 (1), pp. 63-76. Brossard, Dominique, «Media, scientific journals and science communication: examining the construction of scientific controversies», Public Understanding of Science, Vol. 18, no 3, 2009, p. 258?274. Callon, Michel (1986), "The sociology of an actor-network: the case of the electric vehicle" em Michel Callon, John Law e Arie Rip (eds.) Mapping the Dynamics of Science and Technology, London, Macmillan Press, pp.19-34. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Entradas, Marta (2023). "Women in science: Rising numbers but an eternal glass ceiling." Cultures of Science 6.1, pp. 23-33. Gibbons, Michael; et al (1994), The New Production of Knowledge. The Dynamics of Science and Research in Contemporary Societies, London, Sage Publications. Gilfillan, S. C. (1963,1935), The Sociology of Invention, Cambridge, Massachusetts and London, Copyright. Godin, Benoit (2006), ?The Linear Model of Innovation?, Science, Technology and Human Values, Vol. 31, Nº 6. 639-667. Gonçalves, Maria Eduarda (Coord.) (2000), "Cultura Científica e Participação Pública”, Lisboa, Celta Editora. Hagstrom, Warren (1975), The Scientific Community, New York, Basic Books. Jasanoff, Sheila, Gerald E. Markle, James C. Petersen e Trevor Pinch (orgs.), Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Jesuíno, Jorge Correia e outros (1995), A Comunidade Científica Portuguesa nos Finais do Século XX: Comportamentos, Atitudes e Expectativas, Oeiras, Celta Editora. Martins, Herminio; José Luís Garcia (2009) "O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia", Scientiæ Studia, 7 (1), pp. 83-104. Mcgrayne, Sharon Bertsch (2001). Nobel prize women in science: Their lives, struggles and momentous discoveries, Washington, DC, National Academy of Sciences, Joseph Henry Press. Nowotny, Helga; Peter Scott; Michael Gibbons (2003), "'Mode 2' Revisited: The New Production of Knowledge", Minerva (41), pp 179-194. Oliveira, Luísa (2000) "Desafios à universidade. Comercialização da ciência e recomposição dos saberes académicos", Sociologia Problemas e Práticas (34), pp. 93-116. Shinn, Terry (2002), "The triple helix and the new production of knowledge: prepackaged thinking on science and technology", Social Studies of Science (32), pp. 599-614. Sismondo, Sergio (2004), An Introduction to Science and Technology Studies, Oxford, Blackwell Publishing. Ziman, John (1984), An Introduction to Science Studies, Cambridge, Cambridge University Press.:

Disciplinas de Execução