Currículo

Teoria e História do Serviço Social 00438

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar a génese e a emergência do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais; 2. Analisar os principais referenciais teóricos e a sua evolução no Serviço Social; 3. Problematizar o Serviço Social como área de conhecimento científico e área profissional; 4. Compreender a distinção entre teoria, modelo e método no Serviço Social e a sua relevância para a análise histórica e conceptual.

Programa

I. Emergência e institucionalização do Serviço Social no quadro das Ciências Sociais e Humanas I.i. Emergência e institucionalização do Serviço Social como profissão: uma perspetiva internacional I.ii. A perspetiva nacional sobre o percurso de institucionalização e desenvolvimento da profissão I.iii. Os movimentos e processos de reconceptualização e os seus impactos na construção do Serviço Social como área do conhecimento. II. Referenciais teóricos, modelos e métodos no Serviço Social II.i. Distinção entre teoria, modelo e método: conceitos fundamentais para a análise histórica e epistemológica II.i.i. O Serviço Social como profissão e disciplina científica no quadro das Ciências Sociais e Humanas II.i.i.i. Correntes de pensamento e referenciais teóricos em Serviço Social: análise e reflexão sobre a produção do conhecimento

Método de Avaliação

Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE I.i Instrumentos I.i.i 1 Teste individual I.i.ii 1Trabalho de grupo I.ii. Assiduidade mínima Esta avaliação tem uma assiduidade mínima do 50%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades associadas ao instrumento. Das 12 sessões/24 aulas (36 horas), cada estudante deverá estar presente em: 5 sessões para o desenvolvimento do trabalho 1 sessões para a apresentação final do trabalho As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre. I.iii Ponderações I.iii.i Teste individual (50% da nota final) – pode incluir todos os conteúdos lecionados, sendo a sua avaliação aferida com base no momento de aplicação deste instrumento. I.iii.ii Trabalho de grupo (50% da nota final) – inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: 1º sessão de desenvolvimento (7,5%); 2º sessão de desenvolvimento (7,5%); 3º sessão de desenvolvimento (7,5%); 4º sessão de desenvolvimento (7,5%); 5º sessão de desenvolvimento (7,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) I.iv Idiomas Os estudantes podem completar os dois elementos da avaliação ao longo do semestre em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Tema I Álvarez-Pérez, P. & Pena, M. (2022). Trabajo social en Europa: el caso de Portugal. In Francisco Javier Garcia-Castilla (Ed.), Orígenes y desarrollo del trabajo social: trayectoria de una profesión. Justino, E., & Casquilho-Martins, I. (2025). Uma breve reflexão sócio-histórica da profissão. In J. Fialho & I. Casquilho-Martins (Orgs.) [ver bib. complementar] Martins, Alcina (1999). Génese, Emergência e Institucionalização do Serviço Social Português. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbenkian. Payne, M. (2020). The origins of social work: Continuity and change. Bloomsbury Publishing. Tema II Howe, David (1999). Dando sentido a la práctica. Una introducción a la teoria del Trabajo Social. Granada: Ed. Maristán. Payne, Malcolm (2020). How to use social work theory in practice. Bristol: Policy Press. Pena, M.J. (2025). Teoria, método e modelo de intervenção em Serviço Social. Contributos para uma clarificação conceptual. In J. Fialho & I. Casquilho-Martins (Orgs.) [ver bib. comp]:

Secundária

  • - De Robertis, C. (2006). Metodologia de la intervención en trabajo social. - Dunk-West, P. (2018). How to be a social worker. Dublin: Bloomsbury Publishing. - Fialho & I. Casquilho-Martins (2025). Serviço social: Fundamentos, metodologia e contextos de intervenção. Edições Sílabo. - García, F. T., & Bracho, A. C. (Coords.). (2006). Introducción al trabajo social (3ª ed.). Madrid: Alianza Ciencias Sociales. - García, F. T. (Coord.). (2008). Trabajo social con casos. Madrid: Alianza Editorial. - García, F. T., & Peláez, A. L. (2006). Trabajo social con grupos. Madrid: Alianza Editorial. - García, F. T., & Peláez, A. L. (2008). Trabajo social comunitario. Madrid: Alianza Editorial. - Howe, D. (1996). An introduction to social work theory. Vermont: Ashgate. - Moix, M. (2006). Teoría del trabajo social. Madrid: Ed. Síntesis. - Mouro, H., & Simões, D. (2001). 100 anos de Serviço Social. Coimbra: Quarteto Editora. - Musson, Phil (2017). Making sense of Theory. London: Critical Publishing. - Pierson, J. (2011). Understanding social work: History and context. Maidenhead: Open University Press. - Rogers, M., et al. (2017). Developing skills for social work practice. London: Sage Publications. - Santos, C. C. (2008). Retratos de uma profissão: A identidade do Serviço Social. Coimbra: Editora Quarteto. - Santos, M. I. R. (2009). O discurso histórico sobre o Serviço Social em Portugal. Lisboa: Universidade Católica Portuguesa. - Silva, P. G. (2018). Social workers in the revolution: Social work’s political agency and intervention in the Portuguese democratic transition (1974–1976). International Social Work, 61(3), 425–436. https://doi.org/10.1177/0020872816651706 -Shaw, Ian (2016). Social work science. Columbia University Press. - Trevithick, P. (2008). Revisiting the knowledge base of social work: A framework for practice. The British Journal of Social Work, 38, 1212–1237. https://doi.org/10.1093/bjsw/bcm026 - Trevithick, P. (2012). Social work skills and knowledge: A practice handbook (3rd ed.). New York: McGraw-Hill/Open University Press. - Viscarret, J. (2007). Modelos y métodos de intervención en trabajo social. Madrid: Alianza Editorial.:

Disciplinas de Execução