Currículo
Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas L5413
Contextos
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(1) Contribuir para a assimilação de um conjunto de elementos teóricos (conceitos, modelos, teorias) susceptíveis de dinamizar o raciocínio pessoal nas situações de investigação, redacção e discussão crítica. (2) Contribuir para a elevação do nível de capacidade de (2.1.) orientação na literatura sociológica e afim; (2.2.) leitura metódica de textos científicos, aplicada a textos originais de autores clássicos; (2.3.) aproveitamento de textos redigidos noutras línguas, em particular o inglês; (2.4.) raciocínio sobre / pelo meio de conceitos; (2.5.) redacção de textos científicos. (3) Todos estes objectivos estão ligados a um objectivo didáctico central: levar os estudantes a efectivamente ler e utilizar textos científicos. (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )
Programa
Introdução: Autores, escolas, teorias, conceitos 2. Os "clássicos" nas teorias contemporâneas I. O estrutural-funcionalismo 1. A "grande teoria" (Talcott Parsons) 2. As "teorias de alcance intermédio" (Robert K. Merton) II: As teorias do conflito 1. Funções do conflito (Lewis Coser) 2. Superar o funcionalismo? (Ralf Dahrendorf) III. O interaccionismo simbólico - Erving Goffman 1. Da identidade reflexiva à sociedade (George H. Mead, Herbert Blumer) 2. Da dramaturgia da vida quotidiana à teoria da interacção (Erving Goffman) IV. As teorias críticas 1. A crítica da racionalidade técnica e científica (Max Horkheimer, Herbert Marcuse) 2. A teoria da actividade comunicacional (Jürgen Habermas) (Ver também http://cadeiras.iscte-iul.pt/TS3/ )
Método de Avaliação
Avaliação dos estudantes das licenciaturas em Sociologia e Sociologia Pós-laboral. Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui dois testes escritos, com consulta dos cadernos da UC . (50% cada) Estudantes interessados podem entregar um 3º trabalho: um breve ensaio incidindo sobre uma recente conferência ou publicação. Este trabalho merecerá uma nota que será tida em conta em modo de melhoria da nota final (cada um dos testes passará a valer 33%). Avaliação por exame: O estudante pode optar por realizar uma prova de exame final, sem consulta. (100%). Avaliação dos estudantes da licenciatura em Serviço Social - Ver campo Observações da FUC
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Blumer, H. (1981), "G. H. Mead", in: Rhea (ed.), The Future of Sociological Classics. Coser, L. A. (1956), The Functions of Social Conflict. Dahrendorf, R. (1958) "Out of Utopia", AJS. Goffman, E. (1959 / 1993), A apresentação do eu (...). -(1983), «The Interaction Order», ASR, 48. Habermas, J. (1981, 1987), "Tendências da juridicização", SPP 2: 185-204. Habermas, J. (1985 / 1990), "O conteúdo normativo da modernidade", in: O Discurso Filosófico da Modernidade. Horkheimer, M. (1937 / 2003), "Teoría tradicional y teoría crítica" in: Id., Teoría crítica. Marcuse, H. (1941), «Some Social Implications of Modern Technology», StPhSS. Mead, G. H. (1930), "Cooley's Contribution (...)", AJS. Merton, R. K. (1948), "Discussion", ASR. - (1968), Social Theory and Social Structure. Parsons, T. (1948), "The Position of Sociological Theory", ASR. - (1961), "An Outline of the Social System", in Parsons et al. (eds.), Theories of Society.:
Secundária
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