Currículo

Gestão de Stress 03562

Contextos

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: Serviço Social PL - 2015 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionadas

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Distinguir os diferentes tipos de stress e o impacto que tem no indivíduo. OA2.Distinguir Stress, Ansiedade e Depressão reconhecer os diferentes sinais e sintomas de stress. OA3. Identificar as principais fontes de stress em diferentes contextos e reconhecer o impacto a nível individual) CP3 OA4. Reconhecer estratégias de gestão de stress ?unhealthy ? e ajustar de forma eficaz para prevenir uma situação disfuncional. OA5. Reconhecer a necessidade de ajustar o estilo de vida e incorporar alguns hábitos de forma a gerir de forma mais eficaz as situações de stress. OA6. Realizar exercícios de respiração e mindfulness, como uma das estratégias de gestão de stress.

Programa

CP1 Definição de Stress O que é o stress. Diferentes tipos de stress. CP2 Distinguir Stress, Ansiedade e Depressão Identificar sinais e sintomas de stress. CP3 Fontes de stress Identificar principais fontes de stress. Identificar reações de stress. Identificar consequências psicológicas, físicas, sociais e no desempenho. CP4 Prevenir e gerir o stress (I) Compreender a importância de prevenir e gerir o stress nos diferentes contextos (sociofamiliar, académico, trabalho) Reconhecer estratégias ?unhealthy ? de gestão de stress e consequências individuais CP5 Prevenir e gerir o stress (II) Estratégias saudáveis de gestão de stress Resiliência Mindset Estilos de vida saudáveis (Alimentação/ receitas económicas saudáveis, sono, exercício físico, convívio social) Técnicas de relaxamento (reconhecer as diferentes técnicas de relaxamento) CP6 Pare, respire, reflita, escolha Exercícios práticos de respiração e Mindfulness

Método de Avaliação

- Exposição; - Exercícios em sala de aula; - Discussões em sala de aula; - Leituras; - Discussões de casos (em pequenos grupos); - Dinâmicas de grupo; - Questionários de auto-diagnóstico. - Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem NOTA: Todas as atividades propostas, são adaptadas à modalidade de ensino que estiver em vigor (ensino presencial, on-line ou híbrido). | O processo de avaliação é contínua realizado ao longo do período de aulas e por uma avaliação final. Ao longo das aulas, serão objeto de avaliação: Assiduidade (5%): este ponto pressupõe a frequência (e pontualidade) igual ou superior a 9 horas. Participação nos exercícios das aulas (15%) Trabalhos individuais (20%) Trabalho final individual (60%): Análise de caso prático com passagem obrigatória por pontos-chave a indicar.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

  • Ramli, H., Hamizah, N., Masoumeh, A., Seyed, M., Abolghasem, & Ahmadi, A. (2018). Academic stress and self-regulation among university students in Malaysia: mediator role of mindfulness. Behavioral Sciences, 8(1), 1-9. Quick, J. C., Adkins, J. A., & Wright, T. A. (2013). Preventive stress management in organizations. (J. C. Quick, Ed.). Washington: American Psychological Association. Manimaran, S., Jayakumar, S., & Lakshmi, K. B. (2016). An education management information system with simultaneous monitoring of stress stimulators for students Mental Health management. Technology & Health Care, 24(6), 889-897. Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping. New York: Springer Publishing Company. Kröll, C., Doebler, P., & Nüesch, S. (2017). Meta-analytic evidence of the effectiveness of stress management at work. European Journal of Work and Organizational Psychology, 26(5), 677-693. Grawitch, M. J.; Ballard, D. W.; Erb, K. R. (2015). To be or not to be (stressed): the critical role of a psychologically healthy workplace in effective stress management. Journal of the International Society for the Investigation of Stress, 31(4), 264. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre