Currículo

Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais 01191

Contextos

Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos de aprendizagem (OA) a atingir pelos alunos: OA1 identificar os métodos e as técnicas de investigação utilizadas em ciências sociais; selecionar adequadamente os métodos e técnicas de recolha de informação em função dos objetivos da pesquisa; OA2 utilizar e refletir criticamente sobre estudos publicados e dados estatísticos provenientes de fontes secundárias, avaliando instrumentos e procedimentos e discutindo a pertinência dos resultados obtidos; OA3 construir indicadores a partir da operacionalização de conceitos; OA4 desenhar um projeto de investigação social, em que são definidos: i. objetivos e objeto de pesquisa, ii. conceção do modelo de análise e operacionalização dos conceitos; iii métodos e técnicas de investigação; iv. delimitação fundamentada do campo de observação/escolha de participantes/corpus de análise; v. construção de instrumentos de recolha de informação; vi. tratamento, análise, e interpretação dos dados e conclusões.

Programa

I Parte - A investigação social: considerações epistemológicas e metodológicas 1.1. Paradigmas, metodologias e métodos de investigação 1.2. Metodologias quantitativas, qualitativas e mistas 1.3. O processo de investigação: da formulação do problema à construção de hipóteses 1.4. Revisão de literatura, delimitação da problemática teórica e modelo de análise II Parte - Planos de investigação e procedimentos associados de construção do corpus empírico 2.1. Planos de investigação nos estudos extensivos e intensivos 2.2. Definição de variáveis e construção de indicadores 2.3. Universos e construção de Amostras 2.4. Recolha a análise de dados: procedimentos, instrumentos e validação III Parte - Fontes de informação e técnicas de recolha de informação 3.1. Utilização de fontes estatísticas e documentais 3.2. Inquérito por questionário e entrevista 3.3. Técnicas de observação 3.4. Estudos de caso e orientações de triangulação operatória

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre requer a participação em 70% das aulas. A avaliação contemplas três componentes: 1. Participação e apresentação de trabalhos em aula e exercícios práticos (10%) 2. Elaboração de um projeto de investigação (40%) 3. Prova escrita individual (50%) Condições: Nota mínima de 7 valores em todas as componentes de avaliação. Avaliação por exame final. Os alunos que não se encontrem em regime de avaliação ao longo do semestre, poderão optar por exame final, que corresponderá a 100% da nota final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Albarello, Luc (org.) (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva. Bryman, Alan (1996 [1988]), Quantitaty and Qualitaty in Social Research, London, Routledge. Bryman, Alan (1996 [1988]), Quantitaty and Qualitaty in Social Research, London, Routledge. Creswell, John (2013), Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Thousand Oaks: Sage. Lee, Raymond M. (2003), Métodos não Interferentes em Pesquisa Social, Lisboa: Gradiva. Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta. Oliveira, Maria Marly (2007 [2005]), Como Fazer Pesquisa Qualitativa, Petrópolis, RJ, Editora Vozes (3ª ed). Quivy, Raymond; Campenhoudt, Luc Van (2019 [1995]), Manual de Investigacão em Ciências Sociais, Lisboa: Gradiva.:

Secundária

  • Almeida, João Ferreira e José Madureira Pinto (1990), A Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Editorial Presença (4ª ed.) Bryman, Alan (2017), Social Research Methods, Oxford, Oxford University Press Ghiglione, Rodolphe e Benjamin Matalon (1997), O Inquérito: Teoria e Pratica, Oeiras, Celta. Flick, Uwe (2018). An Introduction to Qualitative Research (6th edition). Sage Foddy, William, Campos, Luís (1996), Como Perguntar. Teoria e Pra?tica da Construc?a?o de Perguntas para Entrevistas e Questiona?rios, Oeiras: Celta. Lessard-Hérbert, Michelle; Gabriel Goyette; Gérard Boutin (2012 [1994]), Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas, Lisboa, Piaget. Moreira, Joa?o Manuel (2004), Questiona?rios: Teoria e Pra?tica, Coimbra: Almedina. Poupart, Jean, Jean-Pierre Deslauriers et. al (2012 [2008]), A Pesquisa Qualitativa: Enfoques Epistemológicos e Metodológicos, Petrópolis, RJ, Editora Vozes (3ª ed). Poirier, Jean, Simone Chapier-Valadon Paul Raybaut. (1995) Histórias de Vida: Teoria e Prática, Oeiras, Celta. Silva, Augusto Santos e José Madureira Pinto (orgs.) (1987) Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Afrontamento. (Capítulo I e Capítulo II).:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre