Currículo
Modernidade e Questão Social L6121
Contextos
Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver ou reforçar a capacidade de leitura crítica quer de textos científicos, quer de textos de opinião publicados na imprensa. A leitura crítica de textos deve observar a seguinte grelha: a) percurso do autor; b) circunstâncias históricas da sua produção; c) objecto e finalidade do texto; d) identificação dos principais conceitos; e) relação com outros textos ou debates. A leitura crítica tem como finalidade qualificar os estudantes para a intervenção nos debates sociais contemporâneos, treinando capacidades de formular argumentos e de propor soluções inovadoras no âmbito das suas práticas profissionais ou de investigação.
Programa
Parte I Introdução Geral - Origens: Revolução Industrial, Revolução Francesa, Estado Liberal e Cidadania, Iluminismo - Etapas: modernidade, pós-modernidade, modernidade reflexiva, modernidade líquida Parte II Apresentação de autores relevantes para o debate sobre a modernidade - I.Kant - T.H.Marshall - J.Habermas - M.Foucault - U.Beck - Z.Bauman - A. Appadurai - S. Zuboff Parte III Aplicação dos conhecimentos adquiridos à análise do debate público sobre problemas sociais contemporâneos, através de exposições dos estudantes sobre artigos de opinião recentemente publicados nos media.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: 1) Teste/trabalho individual escrito sobre os conteúdos do programa, com consulta, cujo enunciado será disponibilizado na plataforma moodle 36h antes da data de entrega (70%), a entregar na mesma plataforma. 2) Trabalho de grupo apresentado e discutido em aula sobre artigo de opinião recentemente publicado nos media (30%). Alternativa: Exame final, com consulta, a distância (100% - 2ª época e época especial) Melhoria de nota: Os estudantes podem optar por uma de duas modalidades de avaliação. Podem realizar o exame final de 2ª época ou em época especial, ou, em alternativa, realizar um ensaio individual, de 8-10 páginas, a partir do teste/trabalho individual elaborado no âmbito da avaliação ao longo do semestre. As características específicas do ensaio deverão ser articuladas com o docente. Apenas podem realizar avaliação em época especial os estudantes finalistas ou que tenham algum tipo de Estatuto Especial, nomedamente, estatuto de trabalhador/estudante
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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