Currículo
Diagnóstico, Planeamento e Avaliação em Serviço Social 00448
Contextos
Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Identificar conceitos e princípios básicos de diagnóstico organizacional, planeamento e avaliação promotores de eficácia e eficiência em Serviço Social; - Analisar as potencialidades, capacidades e disposições nas organizações sociais para introduzir inovação social; - Treinar fluxos de comunicação enquanto ferramenta pró ativa do Serviço Social; - Estudar processos de avaliação em organizações sociais no âmbito do Serviço Social.
Programa
I) Diagnóstico organizacional - Conceito. - Fases, problemas críticos do processo, critérios e abordagem de sistemas abertos. - Especificidades e significado para o Serviço Social; II) Planeamento em Serviço Social - Abordagens integradas no Serviço Social; - Planeamento estratégico. III) Liderança e participação para a inovação e a mudança -Liderança - Estilos e níveis de liderança (organizacional, colaborativa, transformacional, etc.) e os seus pressupostos teórico-metodológicos (mudança, as suas características e necessidades, teoria da mudança, complexidade e criatividade, etc.) - Princípios de colaboração. A colaboração como um conceito. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; - Etapas de um processo colaborativo. IV) Avaliação - Tipos e critérios de Avaliação; - Indicadores de avaliação - Perspetivas de avaliação de qualidade.
Método de Avaliação
Existem duas modalidades de avaliação que os estudantes podem escolher: I. AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE I.i Instrumentos I.i.i 1 Teste individual (50%) I.i.ii 1Trabalho de grupo (50%) I.ii. Assiduidade mínima Esta avaliação tem uma assiduidade mínima do 60%, estando diretamente relacionada com o instrumento "Trabalho de grupo", em que os estudantes deverão desenvolver atividades associadas ao instrumento. Das 12 sessões/24 aulas (36 horas), cada estudante deverá estar presente em: 2 sessões para o tema do Diagnóstico 2 Sessões para o tema de Planeamento 2 sessões para o tema de avaliação 1 sessão de apresentação final do trabalho de grupo As datas destas sessões obrigatórias serão definidas pelo/a professor/a conjuntamente com os estudantes no início do semestre. I.iii Ponderações I.iii.i Teste individual (50% da nota final) – pode incluir todos os conteúdos lecionados, sendo a sua avaliação aferida com base no momento de aplicação deste instrumento. I.iii.ii Trabalho de grupo (50% da nota final) – inclui vários momentos de avaliação ao longo das sessões, conforme referidas nos pontos anteriores, dividindo-se esta ponderação da seguinte forma: Sessões práticas sobre Diagnóstico (12,5%); Sessões práticas sobre Planeamento (12,5%); Sessões práticas sobre Avaliação (12,5%); Sessão de apresentação final do trabalho de grupo (12,5%) I.iv Idiomas Os estudantes podem completar os dois elementos da avaliação ao longo do semestre em espanhol ou inglês mediante solicitação prévia ao professor responsável. II. AVALIAÇÃO POR EXAME A realização de exame tem a ponderação da totalidade da nota a atribuir: 100% da nota final. Os estudantes podem fazer o exame em espanhol ou inglês, mediante solicitação prévia ao professor responsável.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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