Currículo
Abordagens à Psicopatologia 02852
Contextos
Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular deverá ser capaz de: OA1. Saber definir psicopatologia de várias perspetivas e enquadrar o conceito num contexto histórico e cultural. OA2. Caracterizar e distinguir diferentes modelos etiológicos e abordagens teóricas em psicopatologia. OA3. Identificar diferentes sistemas de classificação em psicopatologia. OA4. Identificar as principais psicopatologias em adultos e em crianças e adolescentes.
Programa
1. Introdução à psicopatologia 1.1. Evolução do conceito de psicopatologia 1.2. Dimensão sociocultural na compreensão da psicopatologia 1.3. Fatores de vulnerabilidade, fatores de stress; fatores protetores e resiliência 2. Teorias e modelos etiológicos em psicopatologia 2.1. Abordagem biomédica 2.2. Abordagem psicodinâmica 2.3. Abordagem fenomenológico existencial 2.3. Abordagem comportamental-cognitiva 2.4. Abordagem ecológica ou sistémica 3. Sistemas de classificação e diagnóstico 3.1. Objetivos, vantagens e limitações 3.2. Sistema de classificação da APA (DSM-5) e WHO (ICD-11) 4. Reconhecer e distinguir psicopatologias em crianças, adolescentes e adultos 4.1. Perturbação de externalização na infância e adolescência 4.2. Perturbação de internalização na infância e adolescência 4.3. Perturbações do humor 4.4. Perturbações da ansiedade 4.5. Perturbações psicóticas 4.6. Demências 4.7. Outras perturbações do adulto
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: (1) dois testes individuais escritos (70%); (2) um trabalho de grupo escrito (30%). Ficam aprovados os alunos que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 7.5 valores, e média final igual ou superior a 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%). Ficam aprovados os estudantes obtenham uma classificação final de pelo menos 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- American Psychiatric Association (2022). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, DSM-5-TR (5th ed, Text Revision). American Psychiatric Association Publishing. Andrasik, F. (Ed.) (2005). Comprehensive handbook of personality and psychopathology, Adult psychopathology (Vol. 2). Wiley. Blackwell., Maddux, J.E. & Winstead, B. (2019). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding. Routledge. Beidel, D.C. & Frueh, B.C. (2018). Adult Psychopathology and diagnosis (8th ed.) Wiley Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia (2ª ed.). Lidel. Davey, G (2021). Psychopathology: Research, Assessment and treatment in clinical psychology. BPS. Mash, E., & Barkley, R., (Ed.) (2014). Child psychopathology (3rd ed). Guildford Press. Maddux, J.E. & Winstead, B. (2012). Psychopathology: Foundations for a contemporary understanding (3ª ed.). Routledge.:
Secundária
- Adams, H., & Sutker, P. (Ed.) (2001). Comprehensive handbook of psychopathology (3rd ed). Springer. Correia, D. T. (2013). Manual de Psicopatologia. Lidel. Craighead, W. E., Miklowitz, D. J., Craighead, L. W. (2017). Psychopathology: History, diagnosis, and empirical foundations (3 rd ed.). John Wiley & Sons. Dilys, D. & Bhugra, D. (2004). Models of Psychopathology. Open University Press. Figueira, M.L., Sampaio, D., & Afonso, P. (Eds.) (2014). Manual de psiquiatria clínica. Lidel. Kendall, P. C. & Cormer, J.S. (2010). Childhood Disorders (2nd ed). Psychology Press. Monteiro, P. (2014). Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência. Lidel. Pio Abreu, J.L. (2001). Como tornar-se doente mental. Editora Quarteto. Pio Abreu, J.L. (2015). Introdução à Psicopatologia Compreensiva. FCG. Pires, C.M.L. (2003). Manual de Psicopatologia: uma abordagem biopsicossocial. Editorial Diferença.: