Currículo
Introdução ao Excel 01800
Contextos
Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: Serviço Social > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Condicionadas
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1: Identificar e utilizar conceitos básicos de folhas de cálculo; OA2: Realizar operações matemáticas, aplicando referências absolutas e relativas; OA3: Analisar dados quantitativos, utilizando funções simples ou condicionadas apropriadas; OA4: Manipular e resumir dados através de técnicas de contagem, ordenação e arredondamento; OA5: Organizar e analisar dados utilizando tabelas, filtragem e ordenação; OA6:Criar e interpretar gráficos para a apresentação eficaz de dados. Estes objetivos asseguram que os estudantes adquirem competências práticas e aplicáveis, alinhadas com os conteúdos programáticos e os objetivos gerais da unidade curricular.
Programa
CP1. Conceitos básicos de folha de cálculo; Inserção e edição de dados. CP2. Formatação de células e folhas; Gerir a folha de cálculo; Impressão CP3. Processo de cálculo: dados; operações matemáticas; referências absolutas e relativas CP4. As funções de SOMA simples e condicionada CP5. As funções de MÉDIA simples, ponderada e condicionada CP6. As funções de contagem, ordem e arredondamento CP7. Analisar e organizar dados: noção de tabela; filtragem; ordenação e subtotal CP8. Representação e análise gráfica
Método de Avaliação
O processo de avaliação na unidade curricular de Introdução ao Excel segue as orientações do Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). As modalidades de avaliação previstas no RGACC são a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame: 1. Avaliação ao Longo do Semestre: Esta modalidade é regular durante o período curricular, utilizando diferentes instrumentos de avaliação contínua e formativa: 1.1. Participação e Assiduidade (20%): 1.1.1 Assiduidade (30%): A assiduidade mínima é de 80% (5 aulas). É da responsabilidade do aluno efetuar o registo automático da sua presença com o seu cartão de estudante, no início de cada aula. 1.1.2. Participação (70%): - Exercícios práticos individuais a realizar em aula (50%), tais como, quizzes online no Moodle e/ou exercícios com recurso ao Excel; - Exercícios práticos individuais a realizar em casa (50%), e com recurso ao Excel. 1.2. Curso Online (10%): Conclusão do curso online de Introdução ao Excel, incluindo quizzes após cada módulo. O aluno deve completar o curso online até às 23h59 do dia que antecede a 6ª aula do turno em que o aluno está inscrito, incluindo a resposta ao inquérito, disponível após a conclusão do curso online. 1.3. Teste de Avaliação Individual (70%): Realizado na 6ª aula, com questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o teste seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. 2. Avaliação por Exame: A avaliação por exame ocorre durante o período de avaliações, incidindo sobre toda a matéria lecionada na UC. O aluno pode optar pela 1ª ou 2ª época de exames, ou a época de exame especial para alunos elegíveis. Esta modalidade pressupõe apenas o seguinte elemento de avaliação: 2.1. Prova Escrita (100%): Exame final escrito, abrangendo todos os conteúdos programáticos, composto por questões de escolha múltipla e/ou exercícios com recurso ao Excel. Caso o exame seja disponibilizado via Moodle, este deverá ser realizado nos computadores disponíveis em sala de aula. Requisitos para a Realização do Exame: - Conclusão do curso online, conforme descrito no ponto 1.b., até às 23h59 do dia anterior ao exame. A conclusão do curso online é obrigatória, mas não tem ponderação na nota final, na modalidade de avaliação por exame; - Inscrição prévia para o exame até 48h antes da data , junto dos SGE ou plataformas disponíveis. Observações Gerais: - Na modalidade de avaliação ao longo do semestre, o aluno não pode ter uma classificação inferior a 7,0 valores em qualquer um dos elementos de avaliação ou terá de passar para a modalidade de avaliação por exame; - O docente reserva-se no direito de requerer a realização de uma prova oral a qualquer aluno, independentemente da modalidade de avaliação, sempre que se considere necessário adicionar como complemento dos restantes elementos de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Alexander, A., and Kusleika, R. (2022). Excel 365 Bible - The Comprehensive Tutorial Resource. Indiana: John Wiley & Sons, Inc. Curto, J., and Gameiro, F. (2023). Excel para Economia e Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo:
Secundária
- Martins, A., e Alturas, B. (2022). Aprenda Excel com Casos Práticos, 2ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo Martins, A. (2020). Excel Aplicado à Gestão, 5ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo McFedries, P., and Harvey, G. (2022). Excel All-in-One For Dummies. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc.: