Currículo
Sociologia da Vida Quotidiana L5130
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Optativas > Livres - 3º Ano, 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objetivos centram-se num desafio de aprendizagem que incentive uma lógica de descoberta científica, quer na problematização do social, quer no desenvolvimento de hipóteses, conceitos, teorias e metodologias de investigação. As competências a adquirir convergem para a prática de uma sociologia criativa, centrada numa lógica de descoberta. Os alunos são convidados a envolverem-se numa aventura de pesquisa que designaríamos de "trilhos do quotidiano". Não foi por acaso que se escolheu o termo trilho, uma vez que ele designa uma trajetória de exploração (caminho, vereda, direção, carril); uma ética de que se pode fazer uso metodológico (norma, regra, procedimento); e um instrumento de trabalho (métodos e técnicas de arroteamento do social). Todas estas significações dão sentido à Sociologia da Vida Quotidiana. Ela explora caminhos do quotidiano; mediante opções metodológicas distintivas; tomando-se o quotidiano como instrumento ou alavanca de conhecimento.
Programa
1. Sociologia da vida quotidiana: uma introdução. 2. Paradigmas teóricos da sociologia da vida quotidiana. 2.1. Interacionismo simbólico. 2.2. Etnometodologia. 2.3. Fenomenologia. 2.4. Formalismo. 2.5. Dialética lefebvriana. 3. Metodologias e estratégias analíticas. 3.1. Grounded theories. 3.2. Observação participante. 3.3. Conceitos sensibilizantes. 3.4. Análises de conteúdo. 3.5. Análises regressivo-progressivas. 4. Objetos de estudo. 4.1. Magias do quotidiano (sonhos, memórias, cultos e imaginários). 4.2. Ritualidades e cronotopias do quotidiano (religiosidades, identidades, rumores e mexeriquices). 4.3. Éticas e estéticas do quotidiano (valores, afetos, sentimentos, sociabilidades, cenários e imagens). 4.4. Sonoridades e visualidades do quotidiano (expressividades que apelam a modos de ver e ouvir; de questionar e interpretar).
Método de Avaliação
A avaliação de conhecimentos compreende duas formas alternativas: a) Avaliação contínua e periódica, compreendendo: a1) Exposição em aula prática dos registos obtidos em cada trilho escolhido (20%) a2) Trabalho escrito individual (80%). b) Avaliação por exame final (100%), para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua e periódica ou que tenham desde logo optado por esta modalidade de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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