Currículo
Gestão de Conflitos e Negociação L5058
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Optativas > Livres - 3º Ano, 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Explicar a inevitabilidade do conflito nas organizações; OA2. Caracterizar a negociação enquanto forma de gestão de conflitos e de alocação de recursos escassos; OA3. Diagnosticar as fontes e a natureza dos conflitos nas organizações; OA4. Planear uma negociação; OA5. Conceber e colocar em prática estratégias de negociação em função dos resultados pretendidos; OA6. Lidar com as especificidades da negociação em grupo; OA7. Organizar intervenções de arbitragem e mediação. Nota. OA = objetivo de aprendizagem
Programa
CP1. Negociação: uma resposta às consequências da diversidade e complexidade nas organizações; Tipologia dos conflitos nas organizações; O processo de negociação como meio eficaz de resolução de conflitos organizacionais; O gestor de recursos humanos enquanto negociador; CP2. Negociação integrativa e negociação distributiva: estratégias e tácticas; Heurísticas e enviesamentos nos processos de negociação; Poder na negociação; Relações interpessoais e emoções na negociação; CP3. Preparação da negociação; CP4. Estilos de gestão de conflitos e estratégias de negociação; CP5. Negociação entre equipas e em grupos: processos específicos das negociações multilaterais; Etapas na preparação e abordagem de uma negociação entre equipas; CP6. Arbitragem e Mediação. Nota. CP = conteúdos programáticos
Método de Avaliação
1 – Avaliação ao longo do semestre O acesso a este modo de avaliação exige que o/a estudante assegure um grau de assiduidade igual ou superior a 70% e inclui: a) Teste escrito (50% da classificação final) b) Trabalho de grupo de acordo com guião estruturado (35% da classificação final) c) Apresentação oral do trabalho de grupo (10% da classificação final) d) Controlo de aprendizagem – apresentação oral em grupo dos conteúdos programático da UC após lecionado pelo docente (5% da classificação final) O acesso ao teste escrito exige média igual ou superior a 9,5 valores no conjunto dos instrumentos de avaliação realizados em grupo e a aprovação na UC exige uma classificação igual ou superior a 7,5 valores no teste escrito. 2 - Avaliação por exame Os/As estudantes que optem por esta modalidade de avaliação, bem como aqueles/as que não tenham obtido aprovação na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, realizarão um exame que integra uma prova escrita que incidirá sobre todos os conteúdos lecionados na UC (100% da classificação final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Thompson, L. (2020). The Mind and heart of the negotiator, 7th Edition. Pearson. (tradução portuguesa) Thompson, L. (2008). A razão e o coração do negociador, 3.ª Edição. Edições Monitor. Simões, E. (2020). Conflito e negociação. In A. Caetano, J. Neves & J.M. Carvalho Ferreira (Orgs.), Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações (pp251-272). Editora Sílabo Simões, E. (2012). Negociação e gestão de recursos humanos. In A.L. Neves & R.F. Costa (Coord.) Gestão de recursos humanos de A a Z ( pp 457-460). Editora RH. Mahony, D. M. & Klaas, B. S. (2014). HRM and conflict management. In W. K. Roche, P. Teague, & A. Colvin (Eds.) The Oxford handbook of conflict management in organizations (pp.79-104). Oxford University Press. Kolb D. M, & Porter, J. L. (2015). Negotiating at work: Turn small wins into big gains. Jossey-Bass. De Dreu, C. K. W. & Gelfand, M. (2013). The psychology of conflict and conflict management in organizations. Psychology Press.:
Secundária
- Thompson L. (2020) Win-Win negotiation in a global economy. In Pfeffermann, N. (Eds), New Leadership in Strategy and Communication. Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-030-19681-3_3 Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior & Human Decision Processes, 136, 68-79. https://doi.org/10.1016/j.obhdp.2016.06.003 Caputo, A., Kargina, M. & Pellegrini, M. M. (2022). Conflict in virtual teams: a bibliometric analysis, systematic review, and research agenda. International Journal of Conflict Management. https://doi.org/10.1108/ijcma-07-2021-0117 Deutsch, M., Coleman, P. T. & Marcus, E. C. (2014). The handbook of conflict resolution: theory and practice. Jossey-Bass. Jang, D., Choi, H. & Loewenstein, J. (2021). Integration Through Redefinition: Revisiting the Role of Negotiators? Goals. Group Decision and Negotiation, 30(5), 1113–1131. https://doi.org/10.1007/s10726-021-09749-8 Pruitt, D. G., & Carnevale, P. J. (1993). Negotiation in social conflict. Open University Press. Robinson, R. J. (1995). The conflict-competent organization. A research agenda for emerging organizational challenges. In R. M. Kramer &. D. M. Messick (Eds.), Negotiation as a social process (pp. 186-204). Sage. Simões, E. (2015). Negociar. In J. Neves, M. Garrido & E. Simões, Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - teoria e prática. Editora Sílabo. Simões, E. (2015). Gestão de conflitos. In A. Ferreira, L. Martinez, F. Nunes & H. Duarte (Coord.) Gestão de recursos humanos para gestores (pp.371-39). Editora RH. Stone, D., Patton, B., & Heen, S. (1999). Difficult conversations. Penguin.: