Currículo
Métodos e Técnicas de Investigação: Extensivos L5113
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da Unidade Curricular, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1. Definir os principais conceitos associados aos processos de pesquisa empírica (objeto de estudo, teoria, conceitos, método, técnica, hipóteses, indicadores, universo, amostra, etc.); OA2. Identificar as etapas de um processo de pesquisa empírica OA3. Conceber o desenho de um projeto de pesquisa com recurso ao inquérito por questionário OA4. Construir planos de amostragem OA5. Criar instrumentos de recolha de informação (inquérito por questionário) OA6. Analisar, interpretar e apresentar dados estatísticos resultantes de inquérito por questionário.
Programa
CP1. Investigação, métodos e operacionalização das unidades conceptuais 1. A pesquisa sociológica e sociopolítica: métodos extensivos 2. Modelo de análise e operacionalização de conceitos CP2. Delimitação do campo empírico: universo e construção de amostras 1. Representatividade estatística 2. Principais técnicas de amostragem CP3. Inquérito por questionário 1. Construção do questionário 2. Aplicação do inquérito 3. Inquéritos online 4. Planeamento do tratamento dos dados CP4. Análise de dados produzidos por questionário 1. Análise dos resultados 2. Apresentação dos resultados
Método de Avaliação
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame. - A avaliação ao longo do semestre consiste na realização de: um trabalho de grupo escrito (em dois relatórios, um de progresso e um final) e um teste escrito individual. A nota final resulta de uma média ponderada dos três momentos de avaliação: relatório de progresso de grupo (20%); relatório final de grupo (40%); e teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. Existe a possibilidade, caso os/as docentes considerem necessário, de realização de prova oral, em complemento das componentes escritas de avaliação, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações). - A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bryman, A (2012), Social Research Methods (4ªed), New York, Oxford UP Campenhoudt, LV et al. (2023), Manual de Investigação em Ciências Sociais (2ªed), Lisboa, Gradiva Frade, S (2024). “Estudos online: Questionários”, in Prada M. (Coord.). Caderno de laboratório, LAPSO, Iscte Foddy, W (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Oeiras, Celta Ghiglione, R & Matalon, B (2001), O Inquérito-Teoria e Prática (4ªed), Oeiras, Celta Giddens, A (2013), “Métodos de Investigação em Sociologia”, in Sociologia (9ªed), Lisboa, FCG Lima, L & Correia, I (2017), “Atitudes: medida, estrutura e funções”, in Vala, J. & Monteiro, M.B., Psicologia Social (10ªed), Lisboa, FCG Osuna, JR (2005), Métodos de Muestreo. Casos Prácticos (2ªed), Madrid, CIS Pestana, MH & Gageiro, JN (2014), Análise de Dados para Ciências Sociais (6ªed), Lisboa, Sílabo Sierra-Bravo, R (2003), Técnicas de Investigación Social: Teoria y Ejercicios (14ªed), Madrid, Thomson:
Secundária
- Blaikie, N. & Priest, J. (2019), Designing Social Research: the logic of anticipation (3ª ed.), Cambridge, Polity Press. Boudon, R. (1990), Os Métodos em Sociologia, Lisboa, Rolim. Bourdieu, P., Chamboredon, JC. & Passeron, JC. (1999). A profissão de Socíólogo: preliminares epistemológicas, Petropolis, Vozes. Bryman, A. & Cramer, D. (1993), Análise de Dados em Ciências Sociais - introdução às técnicas utilizando o SPSS (2ª ed.), Oeiras, Celta. Cea D’Ancona, M.A. (1996), Metodología Quantitativa. Estrategias y técnicas de investigación social, Madrid, Síntesis, Cresswell, J.W. & Cresswell, J.D., (2018), Research Design. Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5ª ed.), Thousand Oaks/London/New Delhi, Sage. Dillmand, D.A., Smyth, J.D. & Christian, L.M. (2009), Internet, Mail and Mixed-Mode Surveys: the tailored design method (3ª ed.), New Jersey, John Wiley. Ferreira, V. “O inquérito por questionário na construção de dados sociológicos”, in Silva, A.S. e Pinto, J.M. (coord.) (2014), Metodologia das Ciências Sociais (16ª ed.), Porto, Afrontamento. Frankfort-Nachmias, C. & Nachmias, D. (2000). Research Methods in the Social Sciences (6ª ed.). New York, Worth Publishers. García Ferrando, M. et al. (2015), El Análisis de la Realidad Social; métodos y técnicas de investigación (4ª ed), Madrid, Alianza Editorial. Laureano, R. & Botelho, M.C. (2017), IBM SPSS Statistics: o meu manual de consulta rápida (3ª ed.), Lisboa, Sílabo. Silva, A.S. & Pinto, J.M. (coord.) (2014), Metodologia das Ciências Sociais (16ª ed.), Porto, Afrontamento. Moreira, J. M. (2004), Questionários: Teoria e Prática, Coimbra, Almedina. Oliveira, A. et al. (2021), O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas, Lisboa, Universidade Aberta. Sue, V. & Ritter, L.A. (2012), Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage. Vicente, P, Reis, E. & Ferrão, F. (2001), Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo. Podem ser recomendadas outras referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Other complementary bibliographical references with a thematic focus can be recommended to support the students' work.: