Currículo
Sociologia da Comunicação L5127
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Perceber a importância da comunicação e da mediação na construção social da realidade. OA2. Elencar propostas de definição de comunicação e media. OA3. Perceber as dinâmicas da relação Comunicacação/Media/Sociedade e deter um olhar sociológico sobre a comunicação. OA4. Entender o percurso histórico e principais argumentos teóricos e metodológicos das várias escolas de pensamento da comunicação mediada. Perceber os contributos e limitações de cada escola. OA5. Desconstruir visões de determinismo tecnológico. OA6. Entender os processos de newsmaking. OA7. Ter uma noção empírica do atual panorama dos media em Portugal. OA8. Participar de forma crítica nos debates e desafios emergentes sobre novos media; nomeadamente assimetrias sociais e fraturas digitais, cultura participativa em rede, algoritmos, plataformização, inteligência artificial, etc. OA9. Desenvolver pesquisa social sobre processos sociais de comunicação.
Programa
Introdução aos estudos de Sociologia, Comunicação e Media Enquadramentos para uma abordagem sociológica da comunicação. As principais correntes clássicas e abordagens teóricas da sociologia da comunicação. Um olhar empírico sobre a comunicação, media e os portugueses. Novos media e novos debates: do digital divide à cultura participativa nos media. Estudos de caso.
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre consiste em 2 momentos de apresentação individual em sala (30%) e 1 de trabalho individual escrito (70%): 1) apresentação oral do tema do trabalho individual final (10%), 2) apresentação oral e problematização do trabalho individual final (20%) e 3) um trabalho individual escrito com peso de 70% de acordo com enunciado facultado pelo docente em aula. A possibilidade de avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame será por via de trabalho escrito com peso de 100% complementado com uma discussão oral, caso o docente considere necessário. A avaliação desta UC não contempla a possibilidade de avaliação única exclusivamente por prova oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Esteves, João Pissarra (2016) Sociologia da Comunicação - 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian Cardoso, Gustavo (2023) A Comunicação da Comunicação, Mundos Sociais Oliveira, José Manuel Paquete (2017) "A comunicação numa perspectiva sociológica" in Comunicação e Quotidiano, Tinta da China Hodkinson, Paul (2024) Media, Culture and Society: An Introduction (3ª edição), Sage Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença:
Secundária
- Croteau, David & William Hoynes (2018) Media/Society: Industries, Images and Audiences (6ª edição), Sage Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Palgrave Macmillan Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Mundos Sociais. Baym, Nancy K. (2015) Personal Connections in the Digital Age (2ª edição), Polity. Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Celta. Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Editorial Bizâncio Briggs, Asa; Burke, P., & Ytreberg, Espen (2020) A Social History of the Media. From Gutenberg to the Internet (4ª edição). Polity Press. Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Sage. Carey, James (1992), A Cultural Approach to Communication, in Communication as Culture, Routledge, pp. 13-36. Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Polity. Curran, James (2019) Media and Society (6ª edição), Bloomsbury. Dijk, Jan van (2020) The digital divide, Polity Press. Fuchs, Christian (2021) Social media. A critical introduction (3ª ed.), Sage. Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5ª. ed), Routledge. Helsper, Ellen (2021) The Digital Disconnect: The Social Causes and Consequences of Digital Inequalities, Sage Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Sage. Lindgren, Simon (2021) Digital Media and Society, 2ª edição, Sage Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Sage. McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Routledge. McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail's Media and Mass Communication Theory, Sage. Siapera, Eugenia (2017) Understanding New Media, (2ª ed.) Sage. Waisbord, Silvio (Ed.) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Polity. * Indicações bibliográficas e documentais específicas para as diferentes temáticas serão apresentadas nas aulas.: