Currículo

Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia 00830

Contextos

Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição, através da realização de atividades práticas, de: a) informação sobre a pluralidade das atividades profissionais dos sociólogos, em Portugal e internacionalmente; b) análise aprofundada do portfólio de conhecimentos e competências previstos no plano de estudos; c) contacto com problemas e soluções encontrados pelos sociólogos a exercer atividade profissional em contextos de profissionalização variados na transposição da formação sociológica para as atividades profissionais; d) conhecimento das questões éticas enfrentadas pelos sociólogos nas suas atividades profissionais e do código deontológico dos sociólogos; e) competências de análise dos perfis profissionais dos sociólogos, segundo as suas principais dimensões caracterizadoras; f) capacidade de contextualização desses perfis nas sociedades contemporâneas; g) competências gerais de pesquisa, trabalho em equipa, aplicação de teorias e métodos, reconhecimento das implicações éticas e cívicas do trabalho sociológico.

Programa

1. A sociologia e a profissionalização dos sociólogos 1.1 Ciência, ensino e profissão 1.2 Relações formação-profissão na sociedade atual 1.3 Comparações com outras profissões 2. O grupo científico-profissional dos sociólogos 2.1 História e indicadores estatísticos 2.2 Institucionalização e associações 2.3 Pluralidade de áreas de atividade e de papéis profissionais 2.4 Comparações com outros países 3. Atividades e experiências profissionais dos sociólogos 3.1 Áreas de atividade e contextos organizacionais 3.2 Papéis profissionais, competências profissionais, trabalho em equipas 3.3 Culturas profissionais e código deontológico 3.4 Trajetórias de profissionalização e atualização profissional 3.5 Problemas e soluções nas atividades profissionais dos sociólogos

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre visa aferir em que grau o/a estudante atingiu os objetivos de aprendizagem previstos (conhecimentos e competências). Os elementos em que se baseia incluem componentes de trabalho individual e em equipa, envolvendo os seguintes itens: 1) a assiduidade às aulas e a participação do/a estudante nas atividades de trabalho autónomo propostas pela docente (20%); 2) Dossiê de grupo (conjunto dos trabalhos de grupo realizados segundo um guião disponibilizado pela docente) (50%); 3) Trabalho final individual com uma reflexão aprofundada sobre as questões de ética e profissão colocadas no exercício da sociologia fora da academia (30%). O trabalho final individual segue um tema geral proposto pela equipa docente e é realizado com recurso a ferramentas de inteligência artificial. As interações que o/a estudante realiza em diferentes plataformas de IA devem ser disponibilizadas. A avaliação incide sobre a competência do/a estudante para o exercício informado de pensamento crítico face aos output produzidos por IA. Esta componente de avaliação pode implicar para além da submissão do exercício escrito uma prova oral. Para poder concluir a avaliação ao longo do semestre os/as estudantes têm de obter no mínimo 8 valores em cada componente de avaliação e devem realizar pelo menos uma entrevista a um/a sociólogo/a com atividade profissional fora da academia há pelo menos cinco anos. Ainda que não seja recomendado, os/as estudantes podem optar pela avaliação final por exame escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Abrantes, Pedro et al. (2022), “Inserções, identidades e competências dos sociólogos em Portugal”, Sociologia Problemas e Práticas, 100, pp. 65-85. AAVV (2014 a, b), O que é ser sociólogo hoje? IS Working-Papers, 9/11. APS, Código Deontológico. Costa, A.F. (2004), “Será a sociologia profissionalizável?”, em Carlos Gonçalves et al. (orgs), Sociologia no Ensino Superior, FLUP, pp- 35-58. Costa, A.F. (1988), “Cultura profissional dos sociólogos”, Sociologia Problemas e Práticas, 5. Mauritti, R., S.F., Silva, S.P. Saleiro (2025), "A sociologia na democracia: continuidades e reconfigurações do campo de atuação profissional". Sociologia, Problemas e Práticas, 109. Ramos, M, Capucha, L & Tavares, I (orgs.) (2018), Quem são e o que fazem os sociólogos em Portugal?, Editora Mundos Sociais. Silva, S. F. (2020), “Práticas éticas e cognitivas de adesão à Sociologia fora da academia”, CIES e-Working Paper N.º 228/2020.:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre