Currículo

Introdução à Ciência Política L5402

Contextos

Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Optativas > Livres - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Optativas > Introdução A Outras Ciências Sociais

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: OA1 – Definir o âmbito de actuação da Ciência Política; OA2 – Identificar e aplicar correctamente conceitos fundamentais da Ciência Política; OA3 – Analisar fenómenos políticos recorrendo a métodos e conceitos da Ciência Política; OA4 – Explicar as principais funções do Estado e a lógica de separação de poderes; OA5– Compreender o papel de actores estatais e não estatais, instituições e ideologias na composição de campos políticos; OA6 – Caracterizar e diferenciar sistemas democráticos e autocráticos; OA7 – Definir diferentes âmbitos de participação e de representação política; OA8 – Compreender fenómenos diversos de violência política; OA9 – Compreender o funcionamento do sistema internacional; OA10– Desenvolver capacidades de trabalho em grupo. OA11 – Elaborar um argumento oral e escrito e ancorado em literatura académica.

Programa

1. Estudar política: métodos, conceitos fundamentais, âmbito e relevância da Ciência Política 2. Construção do Estado e separação de poderes 3. Cidadania e direitos 4. Ideologias políticas 5. Democracia e autoritarismo 6. Partidos e eleições 7. Instituições políticas 8. Participação e representação política 9. Simulação de campanha eleitoral, eleições e funções representativas 10. Atores políticos não estatais 11. Violência política 12. O sistema internacional

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre (mínimo de 70% assistência a aulas) a) Assiduidade e participação activa nas aulas – 20% A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos, análise de excertos de textos e de imagens ou outros materiais, com um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula, em grupo ou individual. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Apresentação do trabalho em grupo em aula (Simulação de campanha eleitoral, eleições e funções representativas) - 20% Nesta componente, avalia-se o trabalho de grupo apresentado em aula (na 9ª aula), em que se simula uma campanha eleitoral, o momento das eleições e as funções representativas dos eleitos. Na aula 3, a turma é dividida em grupos de 3 a 4 estudantes, cabendo aos grupos um papel nos três âmbitos referidos. Na apresentação, valoriza-se divisão do trabalho, a profundidade do tratamento do tema, os materiais apresentados e a construção de um discurso oral com base em fontes fornecidas pela equipa docente, a que se juntam fontes materiais resultado de procura autónoma pelos grupos. A detecção de plágio ou de outras modalidades de fraude académica implicam a anulação deste item de avaliação. c) Versão escrita do trabalho de grupo referido no ponto anterior (2000 a 2500 palavras) – 20% Na versão escrita do trabalho de grupo, considera-se a organização do texto e correção gramatical, a organização coerente do trabalho, o rigor na aplicação dos principais conceitos relacionados com campanhas políticas, eleições e representação. O trabalho deve ser entregue na mesma aula da apresentação. A detecção de plágio ou de outras modalidades de fraude académica implicam a anulação deste item de avaliação. d) Teste final na data do exame de 1ª época (40%) 2. Avaliação por exame Os estudantes que optem por não serem avaliados ao longo do semestre podem fazer o exame na 1ª época e, em caso de reprovação ou inscrição para melhoria têm, ainda, a possibilidade de realizar o exame final (2ª época). O exame final é também uma alternativa para os estudantes que tenham insucesso na avaliação ao longo do semestre ou pretendam tentar melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Altman, D., Angiolillo, F., Fernandes, T., Good God, A., & Lindberg, S. I. (2025). Democracy report 2025: 25 years of autocratization – Democracy trumped? V-Dem Institute, University of Gothenburg Della Porta, D. (2003). Introdução à ciência política. Estampa Garnett, H. A., James, T. S., & Caal-Lam, S. (2024). Year in elections global report 2024. The Electoral Integrity Project Geddes, B., Wright, J., & Frantz, E. (2018). How dictatorships work: Power, personalization, and collapse. Cambridge University Press Heywood, A. (2013). Politics (4th ed.). Palgrave Macmillan Jalali, C. (2017). Partidos e sistemas partidários. Fundação Francisco Manuel dos Santos Lowndes, V., Marsh, D., & Stoker, G. (Eds.). (2017). Theory and methods in political science (4th ed.). Red Globe Press:

Secundária

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Disciplinas de Execução