Currículo
Laboratório de Relatório de Projecto em Sociologia 00832
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
As principais competências a desenvolver são: a) identificação empírica e formulação de questões sociológicas; b) utilização de teorias, conceitos, métodos e técnicas de análise sociológica aplicadas a questões concretas; c) prática de recolha e processamento de dados empíricos; d) utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas; e) análise quantitativa e qualitativa de dados e treino de aplicações informáticas; f) aprendizagem da elaboração de relatórios de pesquisa e de apresentação de resultados de acordo com normas técnicas e regras de deontologia aplicáveis, bem como o reforço das competências de formulação e escrita que lhe são inerentes.
Programa
1. Apresentação sucinta dos projectos de pesquisa e revisão dos instrumentos de recolha de informação. 2. Recolha de dados a partir dos instrumentos previamente construídos e das fontes identificadas. 3. Construção e validação dos dados recolhidos. 4. Selecção de técnicas e tratamento e análise dos dados recolhidos. 5. Interpretação analítica e apresentação formal dos dados (grelhas de análise, tabelas, gráficos, etc.). 6. Sistematização de resultados e explanação dos argumentos técnicos e científicos. 7. Planeamento e organização formal do relatório de pesquisa de acordo com normas técnicas, científicas e deontológicas aplicáveis. 8. Redacção do relatório de pesquisa para apresentação escrita e oral. 9. Apresentação oral e discussão final dos relatórios de investigação.
Método de Avaliação
Para atingir os seu objectivos, esta u.c. integra aulas laboratoriais, trabalho de campo, seminário, orientação tutorial e trabalho pessoal dos estudantes (individual e em grupo), participando num conjunto de exercícios que cobrem as principais etapas da realização de um relatório de pesquisa em Sociologia, incluindo o manuseamento e análise de informação secundária, com destaque para a recolha, construção, tratamento e interpretação de dados originais e sua apresentação oral e escrita. Dada a natureza essencialmente prática das aprendizagens, a Avaliação obedece ao modelo e regras da Avaliação ao longo do semestre, não há avaliação por exame, nem possibilidade de melhoria de classificação. Assim, a Avaliação exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas programadas e compreende: a assiduidade e participação nas aulas (10%); os materiais de tratamento e análise de dados (20%); trabalho final escrito - relatório final - (60%) e a sua apresentação oral e debate em seminário (10%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2021). Bryman's social research methods (6th ed.). Oxford University Press. - Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach (6th ed.). SAGE Publications. - Kvale, S., & Brinkmann, S. (2014). Doing interviews (2nd ed.). SAGE Publications. - Marôco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). Sintra: ReportNumber. - Neuendorf, K. A. (2016). The Content Analysis Guidebook (2nd ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE Publications.:
Secundária
- -Babbie, E. (2020). The practice of social research (15th ed.). Cengage Learning. - Bardin, L. (2009), Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. - Campenhoudt, L. V., Quivy, R., & Marquet, J. (2019). Manual de investigação em ciências sociais (Edição reformulada). Lisboa: Gradiva. - Dochartaigh, Nial Ó (2002), The Internet Research Handbook: A Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences. Londres: Sage Publications. - Field, A. (2018). Discovering statistics using IBM SPSS statistics (5th ed.). SAGE Publications. - Guerra, I. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, S. João do Estoril: Principia. - Kaplan, D. (ed.) (2004), The Sage handbook of quantitative methodology for the social sciences. Thousand Oaks: Sage Publications. - Machado, F. L., (2022), Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico, Edições Afrontamento. - Foddy, William (1996), Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Oeiras: Celta Editora. - Krippendorff, K. (2004). Content analysis: An introduction to its methodology (2nd ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. - Kuckartz, U. and Rädiker, S. (2019), Analysing Qualitative Data with MAXQDA: Text, Audio, and Video, Springer. - Neuman, W. L. (2023). Social research methods: Qualitative and quantitative approaches (8th ed.). Pearson. - Pallant, J. (2020). SPSS survival manual: A step-by-step guide to data analysis using IBM SPSS (7th ed.). McGraw-Hill Education. - Saldaña, J. (2021). The Coding Manual for Qualitative Researchers (4th ed.). Sage Publications.: