Currículo
Sociologia da Informação e das Redes 01292
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A relação entre sociedade e transformações tecnológicas será abordada tendo presente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Apreender distinções conceptuais referentes a tradições teóricas em torno das teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. OA2. Contextualizar e comparar as sociedades informacionais numa perspetiva global e transcultural. OA3. Compreender os impactos sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. OA4. Compreender a evolução da Internet e os seus efeitos nas sociabilidades, na formação comunitária e nas culturas de pertença em Rede. OA5. Identificar e analisar a matriz cultural da Comunicação em Rede, nomeadamente, a cultura participativa e de convergência OA6. Reconhecer as modalidades de poder e contrapoder na Sociedade em Rede. OA7. Identificar e discutir tendências de mudança nas sociedades informacionais nas várias esferas sociais: no quotidiano, no trabalho e lazer, na economia, na geografia e espaços urbanos.
Programa
A Unidade Curricular engloba debates teóricos e a apresentação de evidências empíricas necessárias para a avaliação crítica das diferentes perspetivas em torno dos impactos sociais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Deste modo, a UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP): CP1. Teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. CP2. A Sociedade em Rede numa perspectiva comparada. CP3. “Plataformização”, dados e a economia política da Sociedade em Rede. CP4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, Territórios em Rede e Vigilância. CP5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa e Comunicação em Rede. CP6. Das comunidades e redes sociais online: identidade, autonomia, poder e cultura em rede. CP7. Comunicação Móvel e Sociedade. CP8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede. CP9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede.
Método de Avaliação
A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem ativa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas bibliográficas e documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. Cada aluno é responsável pelo seguinte: 1) Realizar as leituras necessárias 2) Desenvolver dois trabalhos A avaliação ao longo do semestre consistirá em dois momentos diferentes, autónomos ou interligados. As notas finais serão calculadas com base em: Trabalho interino individual baseado numa recensão crítica (50%); Trabalho final em grupo (40%); participação em aula e assiduidade (10%) Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre ou reprovarem neste regime de avaliação poderão recorrer à avaliação por exame (100% da nota) nos períodos previstos para esse fim.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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