Currículo
Teorias Sociológicas Contemporâneas L6103
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
(a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorias, correntes e autores da sociologia contemporânea; (b) aquisição de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados construídos no âmbito daquelas teorias; (c) aquisição de competências básicas de discussão comparada daqueles conceitos e enunciados.
Programa
Controvérsias e correntes na teoria sociológica contemporânea I Teorias sistémicas contemporâneas Perspectivas sistémicas contemporâneas. A teoria neofuncionalista da diferenciação social. A análise de redes sociais II Teorias interacionistas contemporâneas Perspectivas interacionistas contemporâneas. A teoria dos rituais de interação. Ordem simbólica e interação: contributos da etnometodologia. III Teorias da ação racional contemporâneas Razão, troca e escolha. Princípios gerais da teoria da troca. Teorias da escolha racional: a questão das normas. O individualismo metodológico. A sociologia analítica. IV Articulação ação-estrutura na teoria sociológica contemporânea Modos de articulação entre ação e estrutura. Internalização da estrutura. Internalização e pluralidade das disposições. Dualidade da estrutura. Dualismo ação-estrutura. Dilemas e desafios da pluralidade teórica em sociologia
Método de Avaliação
A avaliação durante o período lectivo consta de três testes individuais realizados em aula, com igual ponderação: o primeiro sobre as teorias sistémicas e interacionistas contemporâneas (partes I e II do programa), o segundo sobre as teorias da ação racional (parte III) e o terceiro sobre as teorias da articulação ação-estrutura (parte IV). Os testes realizam-se depois de concluídas as aulas sobre as partes do programa em avaliação. A classificação final é a média simples da classificação dos três testes. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação durante o período lectivo, o aluno ou aluna realiza um exame final de duas horas, correspondente ao mesmo nível de conhecimentos e competências em causa na avaliação durante o período lectivo.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill. Turner, Jonathan H. (2013), Theoretical Sociology: 1830 to the Present, Londres, Sage. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology: A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage.:
Secundária
- Amândio, Sofia Lai (2014), “O fio constitutivo da sociologia empírica de Bernard Lahire”, Sociologia, Problemas e Práticas, 76, pp. 33-49. Baert, Patrick, e Filipe Carreira da Silva (2014), Teoria Social Contemporânea, Lisboa, Mundos Sociais: cap. 2, “A metáfora biológica: funcionalismo e neo-funcionalismo”, pp. 47-80; cap. 3, “O enigma da vida quotidiana: o interacionismo simbólico, a abordagem dramatúrgica e a etnometodologia”, pp. 81-112; cap. 4, “A invasão do homem económico”, pp. 113-140. Berthelot, Jean-Michel (2001), “Programmes, paradigmes, disciplines: pluralité et unité des sciences sociales”, em Jean-Michel Berthelot (org.) (2001), Épistémologie des Sciences Sociales, Paris PUF, pp. 457-519. Bonnewitz, Patrice (2002), Premières Leçons sur la Sociologie de Pierre Bourdieu, Paris, PUF: cap. 3, “Une vision spatiale de la société: espace et champs”, pp. 41-60; cap. 4, “L’homo sociologicus bourdieusien: un agent social”, pp. 61-74. Carvalho, Bruno Sciberras de (2010), “Individualismo metodológico, racionalidade e ação instrumental: a proposta cognitiva de Raymond Boudon”, Revista de Sociologia e Política, 18 (37), pp. 303-309. Casanova, José Luís (1995), “Uma avaliação conceptual do habitus”, Sociologia, Problemas e Práticas, 18, pp. 45-68. Collins, Randall (2004), Interaction Ritual Chains, Princeton, Princeton University Press: cap. 2, “The mutual-focus/emotional-entrainment model”, pp. 47-101. Dubois, Michel (2000), Premières Leçons sur la Sociologie de Raymond Boudon, Paris, PUF: cap. 2, “L’individualisme méthodologique: principes de la sociologie de l’action”, pp. 21-42. Hedström, Peter, e Lars Udehn (2009), “Analytical theory and theories of the middle range”, em Peter Hedström e Peter Bearman (orgs.) (2009), The Oxford Handbook of Analytical Sociology, Oxford, Oxford University Press, pp. 25-47. Oliveira, Nuno (2011), “Entre Cila e Caríbdis: o realismo social de Margaret Archer”, Sociologia, Problemas e Práticas, 65, pp. 119-139. Parker, John (2000), Structuration, Buckingham, Open University Press: cap. 6, “Archer: ‘structuration’ and the defence of ‘analytical dualism’”, pp. 69-85. Pires, Rui Pena (1999), “Uma teoria dos processos de integração”, Sociologia, Problemas e Práticas, 30, pp. 9-54. Pires, Rui Pena (2007), “Árvores conceptuais: uma reconstrução multidimensional dos conceitos de ação e de estrutura”, Sociologia, Problemas e Práticas, 53, pp. 11-50. Ritzer, George, e Jeffrey Stepnisky (2018), Sociological Theory, 10.ª ed., Nova Iorque, McGraw-Hill: cap. 6, “A historical sketch of sociological theory: The later years”, pp. 261-311; cap. 13, “Micro-macro and agency-structure integration”, pp. 592-647. Turner, Jonathan H. (2003), The Structure of Sociological Theory, 7.ª ed., Belmont, CA, Wadsworth-Thomson: cap. 3, “Systems funcionalism: Niklas Luhmann”, pp. 54-72; cap. 17, “Behavoristic exchange theory: George C. Homans”, pp. 285-293; cap. 20, “Rational choice theory”, pp. 325-340; cap. 25, “Ethnomethodological theory”, pp. 419-431; cap. 28, “Structuration theory: Anthony Giddens”, pp. 476-490; cap. 30, “Network theory”, pp. 503-514. Turner, Jonathan H. (2014), Theoretical Sociology. A Concise Introduction to Twelve Sociological Theories, Londres, Sage: cap. 2, “Functional theorizing”, pp. 7-31; cap. 5, “Exchange theorizing”, pp. 73-95; cap. 6, “Symbolic interactionist theorizing”, pp. 96-116; cap. 7, “Dramaturgical theorizing”, pp. 117-135.: