Currículo
Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia 00831
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Através da participação activa, reponsabilização e partilha na construção de um projecto de investigação, pretende-se que os alunos desenvolvam as competências práticas exigidas pela construção de um projecto de investigação com foco empírico, dando relevância à consistência entre teoria, metodologia e planeamento da análise. Assim, as principais competências a desenvolver nesta unidade curricular são: a) a formulação e identificação empírica de questões sociologicamente informadas; b) a utilização de conceitos, métodos e técnicas da sociologia na sua aplicação a questões concretas; c) a prática de recolha e processamento de informação empírica primária e secundária; d) a utilização de fontes bibliográficas, documentais e estatísticas em suportes papel e electrónico; e) a elaboração de um projecto sociológico e a sua apresentação oral e escrita.
Programa
1. Organização do trabalho (grupo ou individual) e definição dos temas de pesquisa. 2. Pesquisa bibliográfica e produção de fichas de leitura dos materiais consultados. 3. Consulta e discussão de estudos de referência. 4. Acesso e utilização de bases de dados disponíveis. 5. Definição da problemática; construção de hipóteses e modelo analítico; metodologia e técnicas de pesquisa 6. Apresentação e discussão do modelo analítico, metodologia e técnicas. 7. Elaboração dos instrumentos de recolha de informação. 8. Planeamento da pesquisa e cronograma. 9. Organização formal dos projectos de investigação para apresentação escrita e oral. 10. Apresentação e discussão final dos projectos de pesquisa.
Método de Avaliação
A avaliação desta u. c. incide nas competências práticas formuladas nos objetivos e segue o modelo e as regras da Avaliação ao longo do semestre. Assim, exige a participação em pelo menos 2/3 das aulas. Em concreto, a avaliação incide sobre: 1) Assiduidade e participação (10%); 2) Três apresentações orais e três fichas de leitura (20%). As apresentações são de grupo, mas com avaliações individualizadas. As fichas de leitura são individuais; 3) Dois materiais de pesquisa elaborados e avaliados em grupo (20%); 4) Apresentação oral final do projeto de pesquisa (10%). A apresentação é de grupo, mas as avaliações são individualizadas; 5) Relatório escrito do projeto de pesquisa (40%). O relatório é um documento único com uma parte comum e partes individualizadas (uma por cada elemento do grupo) devidamente identificadas. A classificação do relatório é individual, tendo em conta a parte comum e as partes individualizadas Pela sua natureza, esta UC não prevê avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Bell, J., (1997), Como realizar um projeto de investigação, Gradiva, - Burton, D. (ed.), (2002), Research Training for Social Scientists, Sage Publications, - Campenhoudt, L.V.; Quivy, R. & Marquet. J. (2019), Manual de Investigação em Ciências Sociais., Gradiva, - Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design (5th ed.). SAGE Publications. - Foddy, W., (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários, Celta Editora, - Machado, F. L., (2022), Investigação Sociológica em Portugal. Um guia histórico e analítico, Edições Afrontamento,:
Secundária
- - Almeida, J. F. de & J. M. Pinto, (1990), A Investigação nas Ciências Sociais, Editorial Presença, - Gilbert, N. (ed.), (2008), Researching Social Life., Sage Publications., - Nogueira, L. C., M, Ángel., J. M. Navarro & E. Lizcano, (2005), La observación científica: aproximación metodológica. Em L. C. Nogueira; M. Á. C. Nogueira & J. M. Navarro. Metodología de las Ciencias Sociales. Una Introducción Crítica (pp. 108-118).,Tecnos, - Scott, John, A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, 1990, Polity Press, - Velho, G.,(1981), Observando o Familiar. Em Gilberto Velho. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea, Zahar, - Silva, A. S. & J. M. Pinto (orgs.), (1999), Metodologia das Ciências Sociais, Edições Afrontamento,: