Currículo
Sociologia da Arte L1414
Contextos
Groupo: Sociologia - PL > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a) Aprofundamento e actualização das discussões sobre a sociologia da arte, o funcionamento global do sistema da arte contemporânea e a situação artística portuguesa b) Aquisição de capacidades de pensar criticamente, discutir e escrever sobre os tópicos do programa, mobilizando para tal informação sociologicamente fundamentada. c) Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos à investigação em sociologia e à intervenção profissional.
Programa
1. Sociologia da Arte, Arte e Arte Contemporânea 1.1 Questões epistemológicas : princípios, recursos e métodos de investigação 1.2 Arte e Arte Contemporânea : perspetivas e definições estéticas, históricas e sociológicas 2. Sistema da Arte Contemporânea : um sistema social multidimensional 2.1 Dimensão Económica : mercado, valores e cotações 2.2 Dimensão Institucional : políticas e poderes públicos e privados 2.3 Dimensão Cultural : discursos , públicos e audiências 3. Agentes, Eventos e Lugares 3.1 Atores Económicos 3.2 Criação, Mediação e Legitimação 3.3 Fatores Institucionais 4. Análise concreta da situação atual 4.1 Escalas local, nacional e global 4.2 Situação Portuguesa 4.3 Perspetivas, Contradições e Controvérsias
Método de Avaliação
A classificação final resulta da avaliação do ensaio escrito individual e da assiduidade e participação dos alunos. Em caso de insucesso ou de não cumprimento dos requisitos de trabalho pessoal referidos os alunos podem recorrer ao exame final
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- CONDE, Idalina, Duplo écran na condição artística, in Narrativas da modernidade : a construção do outro, Lisboa, Edições Colibri/Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2001. FREELAND, Cynthia, But Is It Art?, An introduction to art theory, Nova Iorque, Oxford University Press, 2001.HEINICH, Nathalie, La Sociologie de l'art, Paris, La Découverte, 2001.MELO, Alexandre (2012), Sistema da Arte Contemporânea, DocumentaMELO, Alexandre (2016), Arte e Poder na Era Global, DocumentaROBERTSON, Iain, Understanding Art markets - Inside the World of Art and Business, Routledge, 2016 BOURDIEU, Pierre, Les régles de l'art: génèse et structure du champ littéraire, Paris, Seuil, 1992.CHATEAU, Dominique, La question de la question de l'art, Presses Universitaires de Vincennes, 1994. BECKER, Howard, Art worlds, Berkeley, University of California Press, 1982 :
Secundária
- WOLFF, Janet, The Social Production of Art, London, Mac Millan,1981. SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos, Sociologia da Cultura - perfil de uma Carreira, ICS, 2012 ROUGET, Bernard et al., Le marché de l'art contemporain en France : prix et stratégies, Paris, La Documentation Française, 1991. REITLINGER, Gerald, The Economics of Taste, vol.I, The Rise and Fall of Picture Prices 1760-1960, Londres, Barrie and Rockliff, 1961; vol II, The Rise and Fall of Objects d'art Prices since 1950, Londres, Barrie and Jenkins, 1963; vol III, The Art Market in the 1960's, Londres, Barrie and Jenkins,1970. QUEMIN, Alain, L'art contemporain international: entre les institutions et le marché (Le rapport disparu), Nîmes, Éditions Jacqueline Chambon/Artprice, 2002. POMIAN, Krzysztof, Collectionneurs, amateurs et curieux: Paris-Venise, XVI - XVIII siécles, Paris, Gallimard, 1987. MUREAU, Nathalie, SAGOT-DUVAUROUX, Dominique, Le marché de l'art contemporain, Paris, La Découverte, 2006. MOULIN, Raymonde, Le Marché de l'Art, Mondialisation et Nouvelles Technologies, Paris, Flammarion, 2003. MOULIN, Raymonde, De la valeur de l'art, Paris, Flammarion,1995. MOULIN, Raymonde, L'artiste, l'institution et le marché, Paris, Flammarion, 1992. MOULIN, Raymonde, Le marché de la peinture en France, Paris, Minuit, 1967. MICHAUD, Yves, La crise de l'art contemporain, Paris, PUF, 1997. MELO, Alexandre, Arte e Artistas em Portugal (português/inglês), Lisboa, Instituto Camões/ Bertrand/ Círculo de Leitores, 2007 ( on-line site Instituto Camões ) MELO, Alexandre, Aventuras no Mundo da Arte, Lisboa, Assírio & Alvim, 2003. MELO, Alexandre, Globalização Cultural, Quimera, 2002. MELO, Alexandre, Galerias de Arte em Lisboa (com Maria de Lourdes Lima dos Santos e Teresa Duarte Martinho), Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2001. MELO, Alexandre, Arte e mercado em Portugal - Inquérito às galerias e uma carreira de artista, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 1999. McEVILLEY, Thomas, Art and otherness: crisis in cultural identity, Nova Iorque, McPherson and Company, 1992. McEVILLEY, Thomas, Art and discontent: theory at the millenium, Nova Iorque, McPherson and Company, 1991. MARGOLIS, Joseph, What, after all, is a work of art?, The Pennsylvania State University Press, 1999. KRIS, Ernest, KURZ, Otto, Legend, myth and magic in the image of the artist, New Haven, Yale University Press, 1979. HEINICH, Nathalie, Le Paradigme de l'Art Contemporain - Structures d'une Révolution Artistique, Gallimard, 2014 HEINICH, Nathalie, La Sociologie à l'épreuve de l'art (premiere partie), Entretiens, La Courneuve, Aux lieux d'être, 2006. HEINICH, Nathalie, L'élite artiste, Excellence et singularité em régime démocratique, Gallimard, 2005. HEINICH, Nathalie, Le triple jeu de l'art contemporain: sociologie des arts plastiques, Paris, Minuit, 1998. HEINICH, Nathalie, Ce que l'art fait à la sociologie, Paris, Minuit, 1998. HEINICH, Nathalie, Du peintre à l'artiste: artisans et académiciens à l'âge classique, Paris, Minuit, 1993. HEINICH, Nathalie, La gloire de Van Gogh: pour une anthropologie de l'admiration, Paris, Minuit, 1991. GUILBAUT, Serge, How New York stole the idea of modern art: abstract expressionism, freedom and the cold war, University of Chicago Press, 1983. GRAW, Isabelle, High Price, Art Between the Market and Celebrity Culture, Berlim, Sternberg Press, 2010. GRAMPP, William, Pricing the priceless: art, artists, and economics, New York, Basic Books, 1989. GOODMAN, Nelson, Ways of worldmaking, Indianapolis, Hackett Publishing Company, 1988. FREY, Bruno, POMMEREHNE, Werner, Muses and Markets : Explorations in the Economics of Arts, Oxford, Basil Blackwell, 1989. DUVE, Thierry de, Faire école, Paris, Les Presses du Réel, 1992. DUVE, Thierry de, Résonances du ready-made : Duchamp entre avant-garde et tradition, Nîmes, Éditions Jacqueline Chambon, 1989. DUPUIS, Xavier, ROUET, François, (ed.), Économie et culture, vol.I : Les Outils de L'économiste á l'epreuve, Paris, La Documentation Française, 1987. DICKIE, George, Art and Value, Massachusetts e Oxford, Blackwell, 2001. DANTO, Arthur, What Art Is, Yale University Press, 2013 DANTO, Arthur, After the end of art: contemporary art and the pale of history, Princeton University Press, New Jersey, 1997. DANTO, Arthur, Beyond the brillo box: the visual arts in post-historical perspective, New York, Farrar, Straus and Giroux, 1992. DANTO, Arthur, The transfiguration of the commonplace, Cambridge, Harvard University Press, 1981. CONDE, Idalina (2014), Reconhecimento em Arte : Passagens de um Percurso (Tese de Doutoramento, ISCTE-IUL) CONDE, Idalina, Obra e valor: a questão da relevância, in Arte e dinheiro (Melo,1994) CONDE, Idalina, Artistas, profissão e dom, in Vértice, Maio/Jun. 1994. CHATEAU, Dominique, Qu'est-ce que l'art ? , L'Harmattan, 2000. CHATEAU, Dominique, L'art comme fait social total, L'Harmattan, 1998. BOWNESS, Alan, The Conditions of Sucess, How the Modern Artist Rise to Fame, Londres, Thames and Hudson, Wisbech, Balding and Mansell Ltd, 1989. BOURDIEU, Pierre, e HAACKE, Hans, Libre-échange, Paris, Seuil, 1994. BOURDIEU, Pierre, La Distinction: critique sociale du jugement, Paris, Minuit, 1979. BAUMANN, Margret, ROHR-BONGARD, Linde, SCHMIED, Wieland, Kunst=Kapital, Der Capital Kunstkompass von 1970 bis heute, Colónia, Salon Verlag, 2001. BAUDRILLARD, Jean, Pour une critique de l'économie politique du signe, Paris, Gallimard,1972. :