Currículo

Avaliação de Desempenho L5054

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, os estudantes deverão ser capaz de: OA1. Caracterizar os sistemas de gestão de desempenho mais comuns e a sua validação; OA2. Identificar os diferentes objetivos que possam existir para um sistema de gestão de desempenho; OA3. Descrever as principais características da entrevista da avaliação de desempenho OA4. Caracterizar as principais componentes que devem ser abordadas na formação em gestão de desempenho.

Programa

1. Enquadramento da gestão de desempenho na política e nos sistemas de gestão de recursos humanos 2. Objetivos da gestão de desempenho 3. Instrumentos da avaliação de desempenho 4. Princípios psicométricos 5. Fontes da avaliação de desempenho 6. A comunicação na gestão de desempenho 7. Formação em gestão de desempenho

Método de Avaliação

A avaliação desta unidade curricular considera as duas modalidades previstas no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC): 1. Avaliação ao longo do semestre: - Trabalho de grupo, com a ponderação de 30%. Os estudantes deverão identificar uma organização para a realização de um trabalho de campo, que implica o contacto e análise de uma situação real de um sistema de gestão de desempenho e a apresentação de uma proposta de intervenção adequada. O trabalho de grupo deverá ser apresentado por escrito. - Trabalho individual, com a ponderação de 20%. Os estudantes deverão efetuar uma revisão de literatura sintética (4 a 5 páginas) sobre um dos blocos do conteúdo programático e recolha de aplicações práticas, cujo contributo individual será partilhado pelos restantes elementos do grupo de trabalho e integrado no trabalho de grupo, constituindo-se como uma estratégia de trabalho colaborativo. - Prova individual, representa os restantes 50% da nota final. Este teste pretende avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais e a aplicação da gestão de desempenho. O teste terá a duração de 1 hora e 15 minutos e cobrirá as diferentes componentes do programa. A avaliação ao longo do semestre exige uma assiduidade mínima de 2/3 da aulas e a nota mínima de 9,0/20 valores em cada componente para a avaliação. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar às provas, sempre se justifique a confirmação de uma classificação. 2. Avaliação por exame: - Exame final - representa 100% da nota final para os estudantes que optarem por esta modalidade ou que não atingiremos critérios mínimos na avaliação ao longo do semestre. O exame final terá a duração de 1 hora e 45 minutos e cobrirá todos os conteúdos programáticos da unidade curricular. Dependendo dos instrumentos de avaliação em consideração e do momento do semestre, o feedback pode ser formal ou informal, formativo ou sumativo, de acordo com o previsto no modelo pedagógico do Iscte.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Aguinis, H. (2019). Performance management for dummies. New Jersey: John Wiley Sons, Inc. - Armstrong, M. e Taylor, S. (2020). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice: Building Sustainable Organizational Performance Improvement (15th ed), Londres: Kogan. - Bauwens, R., Audenaert, M., & Decramer, A. (2024). Performance management systems, innovative work behaviour and the role of transformational leadership: an experimental approach. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 11(1), 178-195. - Duarte, A., Nascimento, G. e Almeida, F. (2019). Gestão de Pessoas 4.0 - Entre a continuidade e a reinvenção, in Machado, C. e Davim, J.P. (Eds) Organização e Políticas Empresariais. Lisboa: Conjuntura Actual Editora. - Nascimento, G., Pereira, A. (2015). GRH para gestores in Ferreira, A., Martinez, L., Nunes, F. e Duarte, H. (org.). Lisboa: RH Editora.:

Secundária

  • - Aguinis, H. (2013). Performance Management. Harlow: Pearson. - Arvey, R. and Murphy, K. (1998). Performance evaluation in work settings. Annual Review of Psychology. Vol. 49, pp. 141-168. - Fletcher, C., Williams, R. (2016). Appraisal improving performance and developing the individual. London: Routledge. - Deblieux, M. (2003). Performance Appraisal: Source Book. Virginia: Society for Human Resource Management. - Kaplan, S. e Norton, D. (1996). “Using the balanced scorecard as a strategic management system” in Harvard Business Review, Jan-Fev. - Murphy K. and Cleveland, J. (1995). Understanding performance appraisal. Sage Publication - Rynes, S., Gerhart, B. e Parks, L. (2005). Personnel Psychology: Performance Evaluation and Pay for Performance. Annual Review of Psychology. Vol. 56, pp. 571-600. - Sandberg, J. (2000). Understanding Human Competence at work: an interpretative approach. Academy of Management Journal. Vol. 43, p. 9-25. - Spencer, L. and Spencer, S. (1993). Competence at work – models for superior performance. USA: John Wiley & Sons, Inc. - Weber, A. (1995). Making performance appraisals consistent with a quality environment, Quality Progress, Vol. 28, p.65-70.:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre