Currículo

Gestão de Conflitos 00668

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender a inevitabilidade do conflito e saber geri-lo adequadamente. OA2. Reconhecer os vários tipos de conflito e saber transformar os conflitos disfuncionais em conflitos funcionais. OA3. Utilizar a comunicação de forma eficaz para prevenir a escalada de conflito. OA4. Reconhecer as diferentes estratégias de resolução de conflitos, saber utilizá-las e adequá-las a diferentes situações. OA5.Compreender a interdependência e como integrar os contributos individuais de forma coordenada como algumas das características essenciais das equipas OA6. Utilizar esses conhecimentos e reconhecer os fatores que aumentam e estimulam a eficácia do trabalho em equipa.

Programa

CP1. É inevitável haver conflito? CP1.1. Factores que conduzem ao conflito. CP1.2. Elementos de divergência nas situações de conflito. CP2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação. CP3. A escalada de conflito CP3.1. Situações que levam à escalada de conflito. CP3.2. Utilização da Comunicação para prevenir ou estancar a escalada de conflito. CP4. Competências de gestão de conflitos CP4.1. Conhecer as competências de resolução de conflitos. CP4.2. Estratégias individuais na gestão de conflitos e adequação à situação CP5. Vantagens do trabalho em equipa CP5.1. Formas de reforço da interdependência, papéis relacionais e estilos de participação CP6. Tomada de Decisão em Equipa CP6.1. Particularidades das equipas virtuais; como utilizar as ferramentas de interação online

Método de Avaliação

Exposição, exercícios em sala de aula (ou online), discussões em sala de aula (ou online), leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), dinâmicas de grupo, questionários de auto-diagnóstico. Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem O processo de avaliação ao longo do semestre é realizado ao longo do período de aulas e por uma avaliação final. 1.Ao longo das aulas, serão objeto de avaliação: - Assiduidade (5%): este ponto pressupõe a frequência de 80% das aulas - Participação nos exercícios das aulas (10%) - Trabalho autónomo - Trabalhos individuais (5) - 5%/cada (25%) 2. Trabalho final individual: - Análise de caso prático com passagem obrigatória por pontos-chave a indicar (60%) Avaliação por exame 1ª e 2ª época - 100% – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final contemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Neves, J., Carvalho Ferreira, J. M. (2001). Poder, Conflito e Negociação. In J. M. Carvalho Ferreira, J. Neves, & A. Caetano, Manual de Psicossociologia das Organizações (pp. 509 ? 529). Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática (pp. 179 ? 232). Lisboa: Edições Sílabo. 3ª edção. Gallo, A. et al. (2020). Lidar com o Conflito ? Guia HBR. Atual Editora. ISBN 9789896943196 Robbins, S. P., & Hunsaker, P. L. (1996). Training in interpersonal skills: TIPS for managing people at work (2nd ed.) (pp. 217 ? 246). Upper Saddle River, N J: Prentice Hall. Thompson, L. (2004). Making the team ? a guide for managers. (pp. 156 ? 176). Saddle River, NJ: Prentice Hall.:

Secundária

  • 1. É inevitável haver conflito?/ Conflict is unavoidable... Deutsch, M., & Coleman, P. T. (2000). The Handbook of conflict resolution ? theory and practice. S. Francisco, CA: Jossey-Bass 2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação / The different types of team conflict: task, process and relationship. De Dreu, C. K. W., & Weingart, L. R. (2003). Task versus relationship conflict, team performance, and team member satisfaction: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, 88, 741-749. Jehn, K. A. (1995). A multimethod examination of the benefits and detriments of intragroup conflict. Administrative Science Quarterly, 40, 256-282. 3. Escalada do Conflito/ Escalating conflict Kramer, R. M., & Morsella, E. (2000). Communication and Conflict. In M. Deutsch & P.T. Coleman (Eds.), The handbook of conflict resolution ? theory and practice (pp. 131 ? 144). S. Francisco, CA: Jossey-Bass. Rubin, J. Z., Pruitt, D. G., & Kim, S. H. (1994). Social conflict, stalement, and settlement (2nd ed.). N. York: McGraw-Hill. 4. Competências de Gestão de Conflitos/ Skills for conflict management Rahim, M. A. (2002). Towards a theory of managing organizational conflict. International Journal of Conflict Management, 13, 205 ? 235. Thomas, K. W. (1992). Conflict and negotiation processes in organizations. In M. D. Dunnette, & L. M. Hough (Eds.), Handbook of industrial and organizational psychology (Vol.3, pp. 651-717). Palo Alto: Consulting Psychologists Press. 5. A Negociação como uma estratégia essencial de resolução de conflitos / Negotiation as an essential strategy of conflict solution Thompson (2001). The mind and heart of the negotiator (2nd Ed.). Upper Saddle River, N. J.: Prentice Hall.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre