Currículo

Recrutamento e Selecção L0539

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências para: OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA2. Identificar os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia; OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.

Programa

P1 - Introdução P1.1. Contextos de Recrutamento e Seleção P1.2. Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de Recursos Humanos P2.1. R.S. e planeamento estratégico. P2.2. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato P3 - Atração e Recrutamento P3.1. Fontes e tipos de recrutamento. P3.2. Novas tecnologias e RS. P4 - Seleção Baseada em Competências P4.1. Fases de um processo de seleção. P4.2. Métodos e preditores de desempenho (Dados biográficos, entrevistas, testes e provas) P4.3. Assessment centres. P5 - Decisão e Orientação P5.1. Tomada de decisão - critérios. P5.2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos). P6 - Follow-up, avaliação, controlo e auditoria do processo

Método de Avaliação

Nesta UC, a avaliação é realizada apenas em avaliação ao longo do semestre, não se prevendo a avaliação por exame. A estrutura avaliativa comporta: a) Teste (25%)+ Participação e atividades de PF individual (25%); b) Assessment centre (Conceção e implementação) (35%)+relatório e discussão (15%); Assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 66%. Os alunos com menos de 9.0 valores em qualquer dos instrumentos de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão reprovados.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Breaugh, J. A. (2020). Recruitment and selection: Strategies for workforce planning and management (2nd ed.). Routledge. - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment: theory, practice, and current challenges. Springer - Phillips, J. M., & Gully, S. M. (2021). Strategic staffing (4th ed.). Pearson - Schlebusch, S., & Roodt, G. (2019). Assessment Centres: Unlocking People Potential for Growth - 2nd edition. KR Publishing. - Stephen, T. (2021). Resourcing and talent management: The Theory and Practice of Recruiting and Developing a Workforce. Cipd - Kogan Page.:

Secundária

  • - Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment: theory, practice, and current challenges. Springer - Nikolaou, I. e Oostrom, J. (2015). Employee, recruitment, selection. And assessment - Contemporary issues for theory and practice. East Sessex: Psychology Press. - Schmitt N. (2012). The Oxford handbook of Personnel Assessment and Selection. Oxford - Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods: Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. - Taylor, I (2008). The assessment and selection handbook: Tools techniques and exercises for effective recruitment and development. London: Kogan Page.:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre