Currículo

Recrutamento e Selecção L0539

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA2. Conhecer os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia; OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.

Programa

P1 - Introdução P1.1. Contextos de Recrutamento e Seleção P1.2. Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de Recursos Humanos P2.1. R.S. e planeamento estratégico. P2.2. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato P3 - Atração e Recrutamento P3.1. Fontes e tipos de recrutamento. P3.2. Novas tecnologias e RS. P4 - Seleção Baseada em Competências P4.1. Fases de um processo de seleção. P4.2. Métodos e preditores de desempenho (Dados biográficos, entrevistas, testes e provas) P4.3. Assessment centres. P5 - Decisão e Orientação P5.1. Tomada de decisão - critérios. P5.2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos). P6 - Follow-up, avaliação e controlo do processo

Método de Avaliação

1. A avaliação é realizada apenas em avaliação contínua (ao longo do período letivo) não existindo 2ª avaliação em exame: a) Teste (25%)+ Participação e atividades de PF individual (25%); b) Assessment centre (Conceção e implementação ) (35%)+relatório e discussão (15%); Assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 66%. 2. Os alunos com menos de 9.0 valores em qualquer dos instrumentos de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão reprovados.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • -Taylor, S. (2014). Resourcing and Talent Management. London: Chartered Institute of Personnel and Development. - Taylor, I (2008). The assesment and selection handbook: Tools techniques and exercises for effective recruitment and development. London: Kogan Page. - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment : theory, practice, and current challenges. Switzerland : Springer - Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son. :

Secundária

  • - Woodruffe, C. (1995). Assessment Centres - Identifying and developing competence. London: Institute of Personnel and Development.. - Wood, R. e Payne, T (1998). Competency based recruitment and selection - A practical guide.Chichester: John Wiley & Sons - Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods: Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. - Schmitt N. (2012). The Oxford handbook of Personnel Assesment and Selection. Oxford - Sackett, P. e Lievens, F. (2008). Personnel Selection. Annual Review of Psychology, 59, 419-450. - Roberts, G. (2004). Recruitment and Selection. London: CIPD - Chartered Institute of Personnel Development. - Nikolaou, I. e Oostrom, J. (2015).Employee, recruitment, selection. And assessment - Contemporary issues for theory and practice. East Sessex: Psychology Press. - Neves, J., Garrido, M. e Simões, E. (2015). Manual de ccmpetências pessoais, interpessoais e instrumentais. Lisboa, Sílabo. - Hough, L. e Oswald, F. (2000). Personnel Selection: Looking Toward the Future--Remembering the Past. Annual Review of Psychology, 51: 631-664. - Heneman III, H., Judge, T. e Kammeyer-Mueller, J. (2012) Staffing organizations. Middleton: McGraw-Hill International Edition. - Edenborough, R. (2005). Assessment Methods in Recruitment, Selection and Performance. London: Kogan Page Limited. - Breaugh, J. (2013). Employee Recruitment. Annual Review Psychology, 64; 389-416 :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre