Currículo

Sociologia da Saúde L5138

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1.Localizar a saúde, a doença e a medicina no contexto da sociologia e consolidar a abordagem sociológica das diferentes realidades que compõem os mundos da saúde e da doença. OA2.Demonstrar a importância do cruzamento da sociologia da saúde com aspetos do âmbito da sociologia do corpo. OA3.Compreender o sistema de saúde português, as suas políticas, as suas formas de regulação, bem como a posição e o papel que assumem o estado, o mercado, as comunidades e as famílias nos cuidados de saúde OA4.Conhecer as principais características das organizações de saúde, mostrando as suas especificidades e as dinâmicas profissionais que as atravessam. OA5.Compreender as profissões de saúde, em termos das posições objetivas que detêm na divisão do trabalho, dos tipos e da natureza das competências e saberes associadas ao seu desempenho profissional. OA6.Planear e desenvolver projetos de pesquisa empírica no domínio da sociologia da saúde.

Programa

CP1. Sociologia da saúde e da doença: objeto e campo 1. Questões preliminares de saúde, doença e medicina: a descoberta do posicionamento sociológico 2. O desenvolvimento da sociologia da saúde e da doença 3. Controlo social médico e medicalização 4. Crenças, saberes leigos e experiências de saúde e de doença 5. A sociologia da saúde e o corpo: mudanças sociais e culturais, transformações corporais e identidades 6. Desigualdades sociais na saúde CP2. Os sistemas e as políticas de saúde 1. As conceções políticas do sistema de saúde 2. A periodização das principais medidas políticas 3. Os modelos de financiamento da saúde CP3. Organizações e profissionais de saúde 1. A especificidade sociológica do hospital 2. Estado, profissões e ocupações de saúde 3. Novos profissionais de saúde? As Medicinas Complementares e Alternativas

Método de Avaliação

Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação previstas na UC: 1) avaliação ao longo do semestre; 2) avaliação por exame. - A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) Componente individual - realização de um teste escrito, em aula; 2) Componente de grupo - elaboração de um trabalho de grupo, correspondente a um projeto de investigação (podendo incluir ou não pesquisa empírica). A nota final resulta de uma média ponderada dos dois momentos de avaliação: projeto de investigação de grupo (60%); teste escrito individual (40%), desde que igual ou superior a 7 valores. Os/as estudantes que não obtiverem no teste a nota mínima de 7 valores reprovarão à UC e ficarão admitidos/as à avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 50% das aulas. Existe a possibilidade, caso os/as docentes considerem necessário, de realização de prova oral, em complemento das componentes escritas de avaliação, como elemento adicional para a avaliação (p.e., nas situações em que há necessidade de esclarecimento adicional nas classificações). - A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular. Consiste numa prova escrita individual. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Carapinheiro, G (1986), “A saúde no contexto da sociologia”, Sociologia, Problemas e Práticas, 1: 9-22. Carapinheiro, G & T Correia (orgs.) (2015), Novos Temas de Saúde, Novas Questões Sociais, Lisboa, Mundos Sociais. Conrad, P (1979) “Types of medical social control”. Sociology of Health & Illness, 1(1): 1-11. Correia, T, Carapinheiro, G & Raposo, H (2018), “Desigualdades sociais na saúde: um olhar comparativo e compreensivo”, em Carmo, R et al., Desigualdades Sociais. Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais, pp. 23-39. Freidson, E (1998). “Os futuros da profissionalização”. In Renascimento do Profissionalismo. S. Paulo, Edusp, pp. 145-167. Petersen, A & Bunton R (eds) (1997), Foucault, Health and Medicine, London, Routledge. Stacey M (1988), The Sociology of health and healing, London, Routledge. Timmermans S & Haas, S (2008) "Towards a Sociology of Disease", Sociology of Health and Illness, Vol. 30 (5), pp. 659-676. Turner, B (1992), Regulating Bodies, London, Routledge.:

Secundária

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Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre