Currículo

Sociologia da Informação e das Redes 01292

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A relação entre sociedade e transformações tecnológicas será abordada tendo presente os seguintes objectivos de aprendizagem (OA): OA1. Apreender distinções conceptuais referentes a tradições teóricas em torno das teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. OA2. Contextualizar e comparar as sociedades informacionais numa perspetiva global e transcultural. OA3. Compreender os impactos sociais das Tecnologias da Informação e Comunicação. OA4. Compreender a evolução da Internet e os seus efeitos nas sociabilidades, na formação comunitária e nas culturas de pertença em Rede. OA5. Identificar e analisar a matriz cultural da Comunicação em Rede, nomeadamente, a cultura participativa e de convergência OA6. Reconhecer as modalidades de poder e contrapoder na Sociedade em Rede. OA7. Identificar e discutir tendências de mudança nas sociedades informacionais nas várias esferas sociais: no quotidiano, no trabalho e lazer, na economia, na geografia e espaços urbanos.

Programa

A Unidade Curricular engloba debates teóricos e a apresentação de evidências empíricas necessárias para a avaliação crítica das diferentes perspetivas em torno dos impactos sociais das tecnologias da Informação e da Comunicação. Deste modo, a UC irá passar através dos seguintes conteúdos programáticos (CP): CP1. Teorias da Sociedade da Informação e da Sociedade em Rede. CP2. A Sociedade em Rede numa perspectiva comparada. CP3. “Plataformização”, dados e a economia política da Sociedade em Rede. CP4. A Geografia da Sociedade em Rede: Espaço de Fluxos, Espaço de Lugares, Territórios em Rede e Vigilância. CP5. Redes de Comunicação Multimédia Globais: Da Comunicação de Massa à Auto-Comunicação de Massa e Comunicação em Rede. CP6. Das comunidades e redes sociais online: identidade, autonomia, poder e cultura em rede. CP7. Comunicação Móvel e Sociedade. CP8. Poder e Contrapoder na Sociedade em Rede. CP9. Cultura(s) e Identidade(s) na Sociedade em Rede.

Método de Avaliação

A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem ativa e participada assente na orientação e apoio docente e no trabalho próprio de cada estudante. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas bibliográficas e documentais, pistas de pesquisa para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. Cada aluno é responsável pelo seguinte: 1) Realizar as leituras necessárias 2) Desenvolver dois trabalhos A avaliação ao longo do semestre consistirá em dois momentos diferentes, autónomos ou interligados. As notas finais serão calculadas com base em: Trabalho interino individual baseado numa recensão crítica (50%); Trabalho final em grupo (40%); participação em aula e assiduidade (10%) Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre ou reprovarem neste regime de avaliação poderão recorrer à avaliação por exame (100% da nota) nos períodos previstos para esse fim.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre