Currículo
Cultura e Sociedade L5408
Contextos
Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade curricular proporciona um primeiro contacto dos estudantes com a ciência sociológica e os seus conceitos e temas centrais. Constituem-se como principais objectivos, proporcionar as seguintes aprendizagens: a) Conhecer os conceitos centrais da análise sociológica e as principais perspectivas teóricas da sua abordagem: cultura, socialização, interacção social, desvio social, controlo social, estrutura e acção. b) Desenvolver a capacidade de relacionar os conceitos estudados com investigações empíricas; c) Construir uma reflexão sociológica crítica, desenvolvendo a imaginação sociológica (C.W. Mills) no estudo da realidade social; d) Contribuir para o desenvolvimento de competências gerais, tais como: estudar e pesquisar individualmente, trabalhar em equipa, interpretar textos e relacionar a teoria com a realidade empírica.
Programa
1. Cultura e Sociedade: uma introdução à sociologia 1.1. Questões prévias e obstáculos ao conhecimento sociológico 1.2. Definições possíveis de sociologia. O que é e o que faz a sociologia 1.3. As condições históricas do surgimento da sociologia. 2. Cultura e Sociedade: temas e conceitos centrais 2.1. O conceito sociológico de cultura 2.2. Os processos de socialização: transmissão cultural e estruturação social do indivíduo 2.3. A interacção social 2.4. O desvio e o controlo social 2.5. Formas de estruturação das sociedades: grupos e organizações 2.6. A centralidade dos conceitos de estrutura e acção na sociologia.
Método de Avaliação
A Avaliação ao longo do semestre exige a frequência de pelo menos 2/3 das aulas e consiste no seguinte: a) Participação nas aulas (20%); b) Uma ficha analítica, realizada em aula, sobre texto a fornecer previamente pelo docente (30%); c) Um exercício escrito (teste) realizado na data da primeira época de exames (50%). Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação ao longo do semestre, um exame final que incide sobre todas as matérias do programa. O exame de 1ª época destina-se aos estudantes que não optaram pela avaliação ao longo de semestre. Os estudantes que optem pela avaliação ao longo do semestre e que nela não tenham obtido aprovação (reprovaram ou desistiram), apenas podem procurar obter aprovação na 2ª época de exames, também designada por época de recurso. A participação nas aulas consiste na implicação dos estudantes na realização, em equipa, dos exercícios práticos, bem como nas suas intervenções orais exigidas pelas apresentações desses exercícios e na sua interacção com o docente. A ficha de leitura sobre texto(s) seleccionado(s) pela equipa docente, traduzirá a capacidade de os estudantes saberem distinguir o que é a problemática do texto, os seus principais conceitos, as suas principais proposições. Já o exercício escrito final, pretende que os estudantes sejam capazes de articular os temas e conceitos do programa, e a diversidade teórica da sua abordagem, de uma forma adequada, abrangente e desenvolvida.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Campenhoudt, Luc Van (2012), Introdução à Análise dos Fenómenos Sociais, 2ª ed., Lisboa, Gradiva. - Costa, António Firmino da (2009), Sociologia, Lisboa, Quimera, 6ª. edição. - Demartis, Lucia (2012), Compêndio de Sociologia, Lisboa, Edições70. - Giddens, Anthony (2014), Sociologia, Lisboa, Gulbenkian, 9ª edição. - Wieviorka, Michel (2010), Nove Lições de Sociologia, Lisboa, Editora Teorema.:
Secundária
- - Berger, Peter e Luckmann, Thomas (2010), A Construção Social da Realidade, Lisboa, Dinalivro. - Javeau, Claude (1998), Lições de Sociologia, Oeiras, Celta Editora. - Elias, Norbert (2011), Introdução à Sociologia, Lisboa, Edições 70. - Costa, António Firmino da (2008), Sociedade de Bairro, 2ª ed., Lisboa, Celta Editora. - Turner, Jonathan (2000), Sociologia: conceitos e aplicações, São Paulo, Makron Books.: