Currículo

Sociologia da Educação L1412

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que os estudantes revelem ser capazes de: a) relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais e globais; b) analisar a relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares; c) equacionar os principais desafios que se colocam atualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada; d) refletir criticamente, e de modo informado, sobre a educação nos seus múltiplos contextos.

Programa

1.A Escola da modernidade: sociedade e economia: Educação, escola e socialização; Modalidades de educação; Aparecimento da forma escolar de educação; A Escola na edificação dos Estados. Igualdade de oportunidades e equidade; Desafios atuais da sociedade do conhecimento; As escolas do futuro; A Educação em Portugal: da fundação à massificação escolar. 2.A Sociologia da Educação: objetos e perspetivas de análise: O debate em torno dos papéis sociais da Escola; A perspetiva funcionalista clássica; As Teorias da Reprodução; As Teorias da Resistência e as insuficiências das Teorias da Reprodução. 3.Desigualdades escolares e desigualdades sociais: Diferença e desigualdade; Desigualdades escolares (classe social, escolaridade familiar, região, etnicidade e género); O poder da escola na (des)igualdade de oportunidades. 4. A educação em contextos não escolares: estudo da educação familiar; as estratégias educativas das famílias; o uso da internet em diferentes contextos sociais.

Método de Avaliação

A avaliação periódica da UC tem como suporte a prestação das seguintes provas: a) Exercícios escritos (3), a realizar individualmente – 40% b) Trabalho temático, apresentado oralmente em sala de aula (em grupo) - 30% c) Realização de duas entrevistas (um/a educador/a e a um/a educando/a) e análise crítica das mesmas (em grupo) – 30% Em nenhuma destas componentes, o/a estudante pode ter classificação negativa. Caso aconteça deverá ir a exame final. Os alunos que não realizem avaliação periódica ou que nesta não obtenham aprovação podem realizar exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Grácio, S, Dinâmicas da Escolarização e das Oportunidades Individuais,, 1997, Educa, pp. 49-66., Seabra, Teresa, “Estratégias familiares de educação das crianças”, 1997, Sociologia - problemas e práticas, nº 23, pp. 49-70, Almeida, Ana N. e outros, “Crianças e a internet: a ordem geracional revisitada”, 2013, Análise Social, nº 207, pp. 340-365., Gomes, Carlos A., "A interacção selectiva na escola de massas", 1987, Sociologia-Problemas e Práticas, nº 3, pp. 35-49., Seabra, Teresa e Maria Manuel Vieira, Leonor Castro e Inês Baptista, "Como pode a escola mitigar a desigualdade de oportunidades? – estudos de caso em escolas do ensino básico da Área Metropolitana de Lisboa”, em Organização da Rede escolar, 2016, Lisboa, FFMS., Torres, Jurgo S., O curriculum oculto, (1995,1993), Porto, Porto Editora, (cap. IV: teorias da reprodução e cap. V: teorias da resistência)., Bourdieu, P. E Jean-Claude Passeron, "A dependência pela independência", A Reprodução -elementos para uma teoria do sistema de ensino, 1970, Lisboa, Vega, pp. 231- 283., Bernstein, Basil, “Entrevista com Basil Bernstein” (dada a Elisabete Oliveira), 1980, O Professor, nº 25 (nova série), pp. 19-23., Ávila, Patrícia, A Literacia dos Adultos: competências-chave na Sociedade do Conhecimento, 2008, Lisboa, Celta Editora, pp. 9-41., Seabra, Teresa, ”Desigualdades escolares e desigualdades sociais”, 2009, Sociologia- Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75-106, :

Secundária

  • Albuquerque, A.; T. Seabra, S.C.Martins, Seletividade social na escola básica portuguesa,, 2022, Análise Social, LVII (244)., Abrantes, Pedro, Os Sentidos da Escola. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade, 2003, Oeiras, Celta., Abrantes, P., Têm os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária mitigado as desigualdades educativas e sociais?, 2022, CIDADES, Comunidades e Territórios. 45, Alves, N. e R. Canário, Escola e exclusão social: das promessas às incertezas?,, 2004, Análise Social, vol. XXXVIII (169), pp. 981-1010., Benavente, Ana; Jean Campiche; Teresa Seabra e João Sebastião, Renunciar à escola - o abandono escolar no ensino básico, 1994, Lisboa, Fim de Século, Benavente, Ana, A. F. Costa, F.L. Machado e M. C. 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Costa, “A escola dos ciganos”: contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso, 2016, Configurações, 18, Ciganos e Educação, pp. 47-66., Albuquerque, Adriana, Sandra Mateus, Teresa Seabra e Cristina Roldão, “Educação, integração e equidade: Trajetos de jovens afrodescendentes no ensino superior”, 2016, Associação Portuguesa de Sociologia (org.), Atas do IX Congresso Português de Sociologia-Portugal, território de territórios, ISBN: 978-989-97981-3-7., Veloso, Luisa e P. Abrantes (org.), Sucesso escolar: da compreensão do fenómeno às estratégias para o alcançar, 2013, Lisboa, Mundos Sociais., Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), A Excelência académica na escola pública portuguesa,, 2017, Vila Nova de Gaia, Fundação Manuel Leão., Torres, Leonor L. e J. A. Palhares (org.), Entre Mais e Melhor Escola em Democracia: inclusão e Excelência no Sistema Educativo Português, 2014, Lisboa, Mundos Sociais, Seabra, Teresa, Educação nas famílias - etnicidade e classes sociais, 1999, Lisboa, IIE, Seabra, Teresa e outros, “Alunos descendentes de imigrantes no final do ensino básico: orientações escolares e condicionalismos sociais” em Renato Miguel do Carmo (org.), Desigualdades Sociais 2010: Estudos comparativos, 2010, Lisboa, Mundos Sociais, p. 165-172., Mateus, Sandra, Futuros desiguais? Sonhos e projetos de filhos de imigrantes em Portugal, 2021, Lisboa, Mundos Sociais., Mónica, Mª Filomena (org.), Escola e classes sociais, 1981, Lisboa, GIS/Ed. Presença, pp. 11-21., Seabra, Teresa, “Desigualdades de desempenho escolar: etnicidade, género e condição social em escolas básicas da AML”, 2012, Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Número temático: Imigração, Diversidade e Convivência Cultural, pp. 185-210., Perrenoud, Philippe, Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar, 1995, Porto, Porto Editora., Seabra, Teresa, “Alunos estrangeiros e descendentes de imigrantes no sistema de ensino português: elementos de diagnóstico e de reflexão”, Seminário do Conselho Nacional da Educação, Educação para todos: os invisíveis, os discriminados e os outros, 2018, Lisboa, CNE http://www.cnedu.pt/content/edicoes/seminarios_e_coloquios/Educacao_para_Todos.pd, Seabra, T., H. Carvalho e P. Ávila, “The effect of school´s ethnic composition on Mathematics results of students with immigrant origin in primary school”, 2019, Portuguese Journal of Social Science, vol. 18 (1), 9-24., :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre