Currículo

Sociologia dos Média L5126

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 1º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Evidenciar e perceber a importância da mediação na construção social da realidade 2. Elencar várias propostas de definição de media 3. Perceber as dinâmicas da relação Media/Sociedade 4. Formular o percurso histórico e principais argumentos das várias escolas de pensamento dos media e sociedade 5. Entender os processos de newsmaking, agenda setting, gatekeeping e framing dos media 6. Ter uma noção empírica do atual panorama dos media em Portugal 7. Participar de forma crítica nos debates sobre novos media; nomeadamente assimetrias sociais e fraturas digitais, cultura participativa em rede.

Programa

A mediação e a construção social da realidade Media e Sociedade Como definir media? Teorias de Media - Teoria Hipodérmica - Teoria empírico-experimental: Persuasão - Teoria dos Efeitos Limitados - Teoria dos Usos e Gratificações - Teoria Crítica - Escola Canadiana e o Determinismo Tecnológico - Cultural Studies - Newsmaking, agenda setting, gatekeeping e framing dos media - Teorias da Domesticação das TIC Um olhar empírico sobre os media e os portugueses: do aceso ao uso ? dietas/repertórios de media Novos media e novos debates: do digital divide à cultura participativa nos media, nomeadamente influenciadores digitais.

Método de Avaliação

A avaliação periódica consiste em 2 momentos: 1) uma apresentação oral do tema do trabalho final e sua problematização em sala de aula (com um peso de 10%) e 2) um trabalho individual escrito com peso de 90%, com uma componente teórica/conceptual, complementada com um caso de estudo prático/empírico. A possibilidade de avaliação periódica implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame será administrada por via de um trabalho global escrito com peso de 100%. Não existe possibilidade de prova oral.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wolf, Mauro (2006) Teorias da Comunicação, Barcarena, Editorial Presença Silverstone, Roger (2005) 'The Sociology of Mediation and Communication' in Calhoun, Craig et al. (orgs.) The Sage Handbook of Sociology, Londres, Sage McQuail, Denis & Mark Deuze (2020) McQuail's Media and Mass Communication Theory, Londres, Sage. Lindgren, Simon (2012) "The Sociology of Media and Information Technologies". in Aakvaag, G.C., Hviid Jacobsen, M, & Johansson, T. Introduction to Sociology: Scandinavian Sensibilities. Londres, Pearson Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone (2006) 'Introduction to the updated student edition', em Lievrouw, Leah A & Sonia Livingstone, Handbook of New Media. Social Shaping and Consequences of ICTs, Londres, Sage Hodkinson, Paul (2016) Media, Culture and Society: An Introduction (2ª edição), Londres, Sage Croteau, David & William Hoynes (2018) Media/Society: Industries, Images and Audiences (6ª edição), Londres, Sage:

Secundária

  • Witte, James C & Susan E. Mannon (2010) The Internet and Social Inequalities, New York & Londres, Routledge. Waisbord, Silvio (Ed.) (2014) Media Sociology: A reappraisal, Cambridge, Polity. Silverstone, Roger (1999) Why study the media?, Londres, Sage. Siapera, Eugenia (2017) Understanding New Media, (2ª ed.) Londres, Sage. McDougall, Julian (2012) Media Studies: The Basics, Londres, Routledge. Lindgren, Simon (2021) Digital Media and Society, 2ª edição, Londres, Sage Jackson, John D. Greg M. Nielsen e Yon Hsu (2011) Mediated society: a critical sociology of media, Oxford, Oxford University Press Hinton, Sam e Hjorth, Larissa (2013) Understanding Social Media, Londres, Sage. Helsper, Ellen (2021) The Digital Disconnect: The Social Causes and Consequences of Digital Inequalities, London, Sage Hartley, John (2020) Communication, Cultural and Media Studies: The Key Concepts (5ª. ed), London: Routledge Dijk, Jan van (2020) The digital divide, Cambridge, Polity Press Curran, James (2019) Media and Society (6ª edição) , Londres, Bloomsbury Couldry, Nick (2012) Media, Society, World: Social theory and digital media practice, Cambridge, Polity. Carah, Nicholas & Eric Louw (2015) Media and Society: Production, Content and Participation, Londres, Sage. Breton, Philippe & Serge Proulx (1997) A explosão da comunicação, Lisboa, Editorial Bizâncio Bourdieu, Pierre (1997) Sobre a televisão, Oeiras, Celta. Berker, Thomas et al. (2006) Domestication of Media and Technology, Berkshire, Open University Press. Baym, Nancy K. (2015) Personal Connections in the Digital Age (2ª edição), Cambridge, Polity. Barreiros, José Jorge (2012) Democracia, Comunicação e Media, Lisboa, Mundos Sociais. Balnaves, Mark, Stephanie Hemelryk Donald & Brian Shoesmith (2009) Media Theories and Approaches. A Global Perspective, Hampshire, Palgrave Macmillan:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre