Currículo

Técnicas de Apresentação 00682

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas

ECTS

1.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1- Expor, perante uma audiência, ideias de um modo claro e estruturado. OA2- Conduzir apresentações de modo correcto e com aparência profissional. OA3- Saber sumariar ideias e conclusões de forma eficaz. OA4- Utilizar os suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz. OA5- Saber comentar as próprias apresentações e dar feedback a terceiros de um modo claro e estruturado. OA6- Saber identificar as necessidades de melhoria pessoal e criar planos de desenvolvimento eficazes.

Programa

1- Compreender a relevância do planeamento e estruturação de apresentações orais. Aplicar diferentes metodologias de planeamento de apresentações orais. Compreender a relevância da utilização de diferentes métodos de transmissão de informação e quais as suas vantagens e desvantagens. Compreender as regras de elaboração e formatação de suportes audiovisuais como o power point. 2- A Comunicação em sala A importância da comunicação no decorrer da apresentação. O impacto das competências verbais de comunicação no sucesso da apresentação. O impacto das competências não-verbais de comunicação no sucesso da apresentação. Os erros mais frequentes associados à comunicação verbal e não verbal. 3- Conduzir e concluir a apresentação A importância da monitorização da audiência. Técnicas de captação da atenção. Compreender os efeitos que diferentes finalizações da apresentação poderão ter na audiência.

Método de Avaliação

Os alunos serão avaliados em avaliação contínua. Para a nota final, serão contabilizados os seguintes aspectos: 1- Participação (20%). Inclui uma apresentação formativa individual. 2- Realização de uma apresentação individual em sala (80%): Estrutura, planeamento e suporte audiovisual (30%), Comunicação e envolvimento (45%) e Gestão do tempo (5%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 7.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Rodrigues, M., & Ferrão, L. (2006). Formação Pedagógica de Formadores (9ª ed.). Lisboa: Lidel. Reynolds, G. (2011). The naked presenter - Delivering Powerful Presentations With or Without Slides. Berkeley, CA: New Riders. Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel. Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill. Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media. :

Secundária

  • Salas, E., & Cannon-Bowers, J. (2001). The Science of Training: A Decade of Progress. Annual Review of Psychology, 52, 471-479. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo. GestãoPlus. Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, James O'Rourke,. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192. Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645. Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153. :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre