Currículo

Sociologia da Vida Quotidiana L5130

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Sociologia > Optativas em Sociologias Especializadas - 3º Ano, 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos centram-se num desafio de aprendizagem que incentive uma lógica de descoberta científica, quer na problematização do social, quer no desenvolvimento de hipóteses, conceitos, teorias e metodologias de investigação. As competências a adquirir convergem para a prática de uma sociologia criativa, centrada numa lógica de descoberta. Os alunos são convidados a envolverem-se numa aventura de pesquisa que designaríamos de "trilhos do quotidiano". Não foi por acaso que se escolheu o termo trilho, uma vez que ele designa uma trajetória de exploração (caminho, vereda, direção, carril); uma ética de que se pode fazer uso metodológico (norma, regra, procedimento); e um instrumento de trabalho (métodos e técnicas de arroteamento do social). Todas estas significações dão sentido à Sociologia da Vida Quotidiana. Ela explora caminhos do quotidiano; mediante opções metodológicas distintivas; tomando-se o quotidiano como instrumento ou alavanca de conhecimento.

Programa

1. Sociologia da vida quotidiana: uma introdução. 2. Paradigmas teóricos da sociologia da vida quotidiana. 2.1. Interacionismo simbólico. 2.2. Etnometodologia. 2.3. Fenomenologia. 2.4. Formalismo. 2.5. Dialética lefebvriana. 3. Metodologias e estratégias analíticas. 3.1. Grounded theories. 3.2. Observação participante. 3.3. Conceitos sensibilizantes. 3.4. Análises de conteúdo. 3.5. Análises regressivo-progressivas. 4. Objetos de estudo. 4.1. Magias do quotidiano (sonhos, memórias, cultos e imaginários). 4.2. Ritualidades e cronotopias do quotidiano (religiosidades, identidades, rumores e mexeriquices). 4.3. Éticas e estéticas do quotidiano (valores, afetos, sentimentos, sociabilidades, cenários e imagens). 4.4. Sonoridades e visualidades do quotidiano (expressividades que apelam a modos de ver e ouvir; de questionar e interpretar).

Método de Avaliação

A avaliação de conhecimentos compreende duas formas alternativas: a) Avaliação contínua e periódica, compreendendo: a1) Exposição em aula prática dos registos obtidos em cada trilho escolhido (20%) a2) Trabalho escrito individual (80%). b) Avaliação por exame final (100%), para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua e periódica ou que tenham desde logo optado por esta modalidade de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • SCHUTZ, A. (1977), Las Estructuras del Mundo de la Vida, Buenos Aires, Amorrotu. PAIS, J. M. (2010), Lufa-lufa quotidiana. Ensaios sobre Cidade, Cultura e Vida Urbana, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. PAIS, J. M. (2003), Sociologia da Vida Quotidiana. Teorias, Métodos e Estudos de Caso, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. MARTINS, J. S. (2008), A Aparição do Demónio na Fábrica, Rio de Janeiro, Editora 34. MARTINS, J. S. (2000), A Sociabilidade do Homem Simples, S. Paulo, Hucitec. JAVEAU, C. (2003), Sociologie de la Vie Quotidienne, Paris, PUF. GLASSNER, B. e HERTZ, R. (Ed.) (1999), Qualitative Sociology as Everyday Life, London, Sage. GLASER, B.G. (1992), Emergence vs. Forcing: Basics of Grounded Theory, Mill Valley (Cal.), Sociology Press. GOFFMAN E. (1998), A Apresentação do Eu na Vida de Todos os Dias, Lisboa, Relógio d'Água. COULON, A. (1987), L'Ethnométhodologie, Paris, PUF. CERTEAU, M. (1980), L'Invention du Quotidien, Arts de Faire (2 vol.), Paris, U.G.E. :

Secundária

  • WOLCOTT, H. F. (1999), Ethnography: A way of seeing. Walnut Creek, CA, AltaMira Press. REVISTA TRAJECTOS, REVISTA DE COMUNICAÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO, nº 3, Outubro de 2003 (nº temático sobre o quotidiano). PAIS, José Machado (2013). "O cotidiano e a prática artesanal de pesquisa", Revista Brasileira de Sociologia, Sociedade Brasileira de Sociologia, vol. 01, Janeiro-Julho de 2013, pp. 107-128. PAIS, J. M. et al. (Coord.) (2008), O Visual e o Quotidiano, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. MILLS, C. Wright (1965) [1959]. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar. MERRILL, B. & L. West (2009), Using Biographical Methods in Social Research, Londres, Sage. MARTINS, J. S. (2008), Sociologia da Fotografia e da Imagem, São Paulo, Editora Contexto. LEFEBVRE, Henri (1974). La Production de l'Espace. Paris: Anthropos. LAHIRE, Bernard (2002). Portraits sociologiques: Dispositions et variations individuelles. Paris: Nathan. DENZIN, N. e Lincoln, Y. S. (1998), The Landscape of Qualitative Research. Theories and Issues, London, Sage. DEMAZIERE, Didier e Claude Dubar, Analyser les Entretiens Biographiques. L'Exemple des Récits d'Insertion, Nathan, Paris, 1997. :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre