Currículo

Aprendizagem, Motivação e Emoção L5216

Contextos

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 2.º Semestre

Groupo: SOC - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livre - 3.º Ano, 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Após terminar esta Unidade Curricular com sucesso, o estudante será capaz de: OA1. Descrever os principais conceitos e abordagens teóricas no estudo das emoções, aprendizagem e motivações, enquadrando-as a nível histórico. OA2. Explicar e descrever como se caracterizam e avaliam as emoções, explicar as suas principais funções e identificá-las em situações diárias. OA3. Explicar os principais princípios do condicionamento clássico, condicionamento operante e de aprendizagem cognitivo-social. OA4. Demonstrar como os processos de condicionamento e a aprendizagem cognitivo-social são aplicados em diversas áreas da Psicologia e no quotidiano. OA5. Explicar a relevância de fatores motivacionais na aprendizagem, emoções e comportamento humano em diversas situações.

Programa

Introdução ao estudo das emoções: CP1. Definição de emoção e avaliação das suas componentes. CP2. Enquadramento histórico do estudo das emoções. CP3. Funções das emoções e importância do contexto. CP4. Estudo das emoções na Psicologia e relevância para situações da vida diária. Fundamentos de processos básicos de aprendizagem. CP5. Definição de aprendizagem e enquadramento histórico da escola de pensamento comportamentalista CP6. Princípios gerais de Condicionamento Clássico. CP7. Princípios gerais de Condicionamento Operante. CP8. Abordagens cognitivas e sociais na aprendizagem. CP9. Aplicação dos princípios da aprendizagem em Psicologia e situações quotidianas. Motivação CP10. Definição de motivação e sua relação com necessidades humanas. CP11. Diferenciação entre motivação intrínseca e extrínseca. CP12. Autodeterminação: teorias de necessidades psicológicas básicas e avaliação cognitiva. CP13. Estudo da motivação na Psicologia e em situações quotidianas.

Método de Avaliação

O/As estudantes podem realizar a presente UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação final: A. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos obrigatórios: (1) Elaboração de um trabalho em grupo com apresentação oral em aula (15%); (2) realização de exercícios individuais ao longo do semestre propostos pelo/a docente (10%); e (3) teste individual escrito (75%). Os estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9 valores em cada um destes elementos de avaliação e a nota mínima de 9.5 valores na média final. B. A avaliação final realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. O/as estudantes serão aprovados se obtiverem uma nota mínima de 9.5 valores. Não estão previstos critérios mínimos de assiduidade para a realização da presente UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Scarantino, A. (2024). Emotion Theory: The Routledge Comprehensive Guide Shiota, M. N., & Kalat, J. W. (2012). Emotion (2nd Ed). Belmont: Wadsworth. Klein, S. B. (2012). Learning: Principles and applications (6th Ed.). Sage. Ryan & Deci (2017). Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Press. A complementar estes livros e handbooks, são partilhados online (no moodle) artigos clássicos e referências atuais (incluindo publicações da docente) de teorias e investigação no domínio dos conteúdos da UC.:

Secundária

  • - Barlett, C. P., & Anderson, C. A. (2013). Examining media effects: The General Aggression and General Learning Models. In E. Scharrer (Ed.), Media Effects/Media Psychology (pp. 1-20e). Blackwell-Wiley. - Coles, N. A., et al. (2023). A Multi-Lab Test of the Facial Feedback Hypothesis by The Many Smiles Collaboration. Nature Human Behavior. https://doi.org/10.31234/osf.io/cvpuw - Deci, E. L., Koestner, R., & Ryan, R. M. (1999). A meta-analytic review of experiments examining the effects of extrinsic rewards on intrinsic motivation. Psychological Bulletin, 125(6), 627-668. - Ekman, P. (1992). An argument for basic emotions. Cognition & Emotion, 6(3/4), 169-200. - Olsson, A., Nearing, K.I., Phelps, E.A. (2007). Learning fears by observing others. Social Cognitive and Affective Neuroscience, 2, 3-11. https://doi.org/10.1093/scan/nsm005 - Zickfeld, D. H., (...) Arriaga, P., et al. (2019). Kama Muta: Conceptualizing and measuring the experience of being moved across 19 nations and 15 languages. Emotion, 19 (3), 402-424.:

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre